terça-feira, 29 de março de 2016

Livro: A raposa sombria

Título: A raposa sombria: uma lenda islandesa
Título original: Skugga-Baldur
Autor: Sjón
Tradutor: Luciano Dutra
Editora: Hedra

Descobri esse livro por acaso, fuçando o site da Hedra. Achei a sinopse bastante curiosa e cedi à tentação. Comprei, li e não me arrependi.

O livro conta duas histórias paralelas. Na primeira, um caçador persegue uma raposa-do-ártico sob a neve constante. O caçador é persistente, mas a raposa é esperta e conta com seu belo casaco de pele para se camuflar. Já na segunda, um naturalista se prepara para se despedir da jovem com síndrome de Down que ele resgatou e de quem cuidou nos últimos anos. Apesar de no início não aparentarem ter muito em comum, as histórias se conectam para criar uma mistura de conto tradicional e narrativa histórica, ao mesmo tempo realista e fantasiosa.

Sjón tem um estilo envolvente e poético que combina bastante com o ambiente isolado, misterioso e gélido sobre o qual ele escreve. As descrições detalhadas e a falta de ação, que em outro livro poderiam me incomodar, aqui foram bastante eficazes na construção do clima onírico da primeira e da terceira partes da história.

O livro é bem curtinho (cerca de cem páginas), mas, apesar de eu sentir falta de um pouco mais de desenvolvimento na história de alguns personagens, o autor conseguiu construir uma narrativa bastante impactante.

Livro lido para o Desafio Volta ao Mundo e para meu projeto Volta ao Mundo em 80 Livro, representando a Islândia.

Um comentário: