sábado, 27 de fevereiro de 2016

Livro: Terra e cinzas

Título: Terra e cinzas: um conto afegão
Título original: Khâkestar-o-khâk (dari) e Terre et cendres (francês)
Autor: Atiq Rahimi
Tradutora: Flávia Nascimento
Editora: Estação Liberdade

Nunca tinha ouvido falar desse livro ou do autor, mas o descobri fuçando a estante da biblioteca na parte dos autores do Oriente Médio, em busca de países ainda não lidos para o Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros, e a edição pequenina e simpática me chamou a atenção.

Esta foi a primeira obra de ficção do escritor e cineasta Atiq Rahimi. Escrito originalmente em dari, variação do persa usada no norte do Afeganistão, o livro narra a história de um velho que teve seu vilarejo completamente destruído em um bombardeio. Ele perdeu todos os seus parentes, com exceção do neto, que ficou surdo, e do filho, que trabalhava na mina e ainda não sabe do ocorrido. O velho então parte em direção à mina para contar ao filho o que aconteceu. Durante a espera por uma carona, acompanhando do neto na aridez do deserto, ele relembra o acontecimento e reflete sobre como dar uma notícia tão devastadora.

Uma das coisas que se destaca no livro é a narração na 2ª pessoa do singular. Já vi alguns poucos livros que utilizam esse recurso, provavelmente para criar uma identificação maior entre o leitor e o narrador, mas sempre acabo estranhando no início. Talvez o estranhamento também seja parte da intenção do autor.

O livro é bonito, sensível e doloroso, mas não me conquistou completamente. Não há nada que tenha me incomodado em específico e consigo ver as muitas qualidades da obra, acho que foi apenas falta de envolvimento da minha parte mesmo.

Livro lido para o Desafio Skoob (autores asiáticos) e o Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros (Afeganistão).

3 comentários:

  1. Que pena que não rolou química entre você e o livro! Li 'Pedra-de-paciência' desse autor em janeiro e achei incrível. Nem sabia que ele tinha outro livro traduzido para o português. Vou procurar.

    E sobre a exposição do Tim Burton: se você comprar antecipado pelo site, não tem fila. Dá para escolher o horário da visita e funciona direitinho. Fiz esse esquema na exposição do Castelo Rá-Tim-Bum e agora no do Tim Burton e foi tranquilo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além desse também tem pelo menos mais um publicado aqui, "Maldito seja Dostoiévski".

      Talvez seja uma boa saída comprar pela internet, mas minha pão-durice ainda hesita em pagar mais caro do que se comprasse pela bilheteria. :P

      Excluir
  2. Hahaha... a pão-durice também me afeta. Mas achei que valia a pena nesse caso.

    E ontem descobri que esse livro também virou filme pelas mãos do autor/diretor. Mais vontade ainda de ler/assistir! :)

    ResponderExcluir