quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tag: os sete pecados literários

Depois de uma overdose de patinação no gelo, vou voltar às postagens normais (e mais escassas) sobre livros. Talvez eu volte a falar de patinação no mundial, já que não consigo tirar isso da cabeça e que, aparentemente, os posts sobre patinação foram mais acessados que meus posts usuais.

Essa tag dos sete pecados é velha e resolvi respondê-la depois de ver no blog Resumo da Ópera. Tem um monte de tags que quero fazer, mas a preguiça nunca deixa...

1. Ganância
Qual o livro mais caro da sua estante? E o mais barato?
Os mais baratos são Uma outra vida (John Updike), O caso da criada desaparecida (Tarquin Hall) e Unhas (Paulo Wainberg). Cada um custou dois reais no sebo para arrecadar dinheiro para a formatura da escola da minha irmã. Não só já li todos, como foram leituras válidas para o Desafio Literário. ;)


O mais caro pago com o meu dinheiro provavelmente foi minha edição de The Life and Opinions of Tristram Shandy, Gentleman de Laurence Sterne. Custou 70 reais, se não me engano. A edição é bem bonita e modernosa, e brinca com as inovações estilísticas do romance, mas não valeu muito a pena para mim, porque achei o livro difícil de ler em inglês e tive que recorrer à tradução brasileira (mas essa peguei na biblioteca mesmo, não ia comprar duas versões do mesmo livro).

2. Ira
Com qual autor você tem uma relação de amor e ódio?
Tive dificuldade em pensar em algum autor com quem me sinta assim. Em geral sou meio indiferente nas leituras, é raro eu sentir ódio e, quando amo, costumo ficar meio imparcial e incapaz de ver as coisas de forma negativa.
Pensei em dois autores que podem se encaixar nessa resposta, de maneiras bem diferentes.
O primeiro é o Roald Dahl, meu escritor preferido. Adoro os livros dele, mas quando fiz uma pesquisa sobre o autor, descobri todo tipo de história que não o deixou sob uma luz muito favorável. Muito disso é boato, mas mesmo assim ele não parece ter sido uma pessoa das mais agradáveis. E por mais que eu adore seus livros, às vezes ele exagera na dose dos adultos malvados e/ou idiotas.
O outro é o Eoin Colfer. Comecei a ler a série Artemis Fowl na adolescência e me tornei fã, mas ele deveria ter posto um ponto final lá no terceiro volume. Em vez disso, ele continua escrevendo e tornando a história mirabolante demais para o meu gosto. Volte a escrever livros como A lista dos desejos, por favor!

3. Gula
Que livro você devorou sem vergonha nenhuma?
Harry Potter e a Câmara Secreta. Minha mãe comprou para mim no dia do lançamento no Brasil e eu passei o resto do dia lendo. Fui na festa da minha prima à noite com a cabeça no livro. Voltei para casa e devorei o restante. E mal acabei, comecei a reler. Única vez que isso aconteceu. ;P

4. Preguiça
Que livro você negligencia há anos por pura preguiça?


Tem vários livros grandes e difíceis que vão sendo deixados para depois, mas tem um que nem é tão grande nem "cabeçudo", mas foi negligenciado por mim por bastante tempo, Cloud Atlas de David Mitchell. Minha mãe comprou para mim e eu nem sabia direito sobre o que era a história; quando o filme foi lançado, me pareceu meio estapafúrdio e perdi um pouco da vontade de ler. Como acho que tem chances de eu não gostar, ele ser meio grandinho, ter um enredo meio estranho e ser em inglês (ando com preguiça de ler em inglês), ele se encaixa aqui. Mas a capa é bonita. :)

5. Orgulho
Que livro você tem orgulho de ter lido?
Tristram Shandy! Tive muita dificuldade de ler em inglês e acabei desistindo após ler cerca de dois terços. Depois de alguns meses, peguei a tradução e li de cabo a rabo sem maiores problemas. E apesar dos trechos chatos, das digressões imensas e dos milhões de referências, consegui me divertir bastante com o livro. :D

6. Luxúria
Que atributos você considera mais atraentes nos personagens?
Não sei, mas em geral não gosto de personagens muito bonzinhos. E não costumo gostar dos protagonistas.

7. Inveja
Que livro você inveja nas prateleiras das livrarias?


Gosto muito da edição da Zahar para O corcunda de Notre Dame. A capa é bonita e meio turquesa/teal ♥. Nem sei se ele é caro, mas é o tipo de livro que não sei se vou gostar, então não me arrisco a comprar.


Claro que também invejo as edições lindas da Cosac Naify e tenho vontade de ler/ter Oblómov de Ivan Gontcharóv, entre outros.

Depois vou ver se respondo a versão dessa tag para esmaltes. ;)

3 comentários:

  1. Nossa, fiquei com vontade de fazer essa tag! Acho que de repente faço em vídeo haha E fiquei com vontade de ler Tristram Shandy só pela capa!

    ResponderExcluir
  2. Estou meio atrasada com os comentários, mas vamos lá.
    Acredita que nunca li nada do Roald Dahl? Separei um aqui para tentar ler este ano. Veremos. E você devorou mesmo Harry Potter! Nunca li nada assim tão desesperadamente. Deve ter sido legal. O Cloud Atlas me assusta até no filme (estou enrolando até hoje para assistir). Essa edição do corcunda é linda. Eu dei sorte de encontrar uma novinha no sebo. Ainda não li, mas é de encher os olhos :)
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Maria Fernanda, se você gosta de Memórias Póstumas de Brás Cubas, tem chance de gostar de Tristram Shandy também. Os dois tem esse caráter digressivo, mas em Tristram as digressões são bem mais extensas (e mais divertidas).

    Michelle, os livros do Roald Dahl são muito divertidos, espero que você goste. :)
    Cloud Atlas parece ser meio estranhão, mas vou tentar enfrentar a preguiça/medo e ler neste ano.

    ResponderExcluir