quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

DL do Tigre - The Book of Lost Things

Título: The Book of Lost Things (O livro das coisas perdidas, em português)
Autor: John Connolly
Tema do mês: julgando pela capa

Coisas que geralmente me atraem em uma capa: tipografia caprichada e/ou divertida; ilustrações simples; uso de cores fortes/contrastantes, mas com moderação.
Coisas que geralmente não me atraem em uma capa: fotos (principalmente de pessoas).

Dito isso, a capa de The Book of Lost Things tem tudo para me agradar. É vermelha, com tipografia bonita e silhuetas em preto. Tem esses galhos se entrelaçando e pequenos detalhes na ilustração que remetem à história.

Esse é um livro que me atraiu primeiro pela capa. Depois li alguma resenha de alguém do Desafio Literário do qual eu participava, e ele me pareceu promissor.

No entanto, não gostei muito. Acho que se eu lesse quando era mais nova, gostaria mais, mas agora fantasia meio que saturou para mim. Não tenho mais muita paciência para jornadas por reinos desconhecidos, encontros com criaturas mágicas, feitiços e maldições, batalhas pelo reino etc. E esse livro tem tudo isso.

Ele conta a história de um menino, David, que perdeu a mãe recentemente e se ressente com a nova esposa e o novo filho de seu pai. No jardim de casa, ele encontra um portal para outro mundo e, ao ouvir a voz da mãe morta o chamando, atravessa. Do outro lado encontra um mundo perigoso, com criaturas lupinas agressivas que desejam tomar o trono. David parte em uma jornada para encontrar o rei, que possui o Livro das Coisas Perdidas e pode o ajudar a voltar para casa. 

O livro tem um tom de conto de fadas e o universo fantástico criado pelo autor tem algumas de suas criaturas originadas a partir de contos, o que achei bem interessante, mas mal explorado. No geral, minha leitura não fluiu, faltou conexão entre cada aventura/desventura de David e eu não enxerguei muito bem o propósito do livro. Acho que li de má vontade e o livro mereceria uma leitura mais "carinhosa". Além disso, ele me lembrou bastante História sem fim, um dos meus livros preferidos, mas não apresenta a profundidade dele. De qualquer forma, ainda tenho vontade de ler outros livros do autor e não descarto uma releitura deste em algum momento do futuro.

Nota: 3/5

Capas de outras edições (umas bonitas, outras bem feias):

















(essas últimas são bem feias)

2 comentários:

  1. Hahaha... Essa resenha poderia ter sido escrita por mim. Também sou louca pela capa, mas não tenho muito saco para fantasia. Ainda quero ler algo do autor, mas agora já vou preparada.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Uma pena que esse livro não seja tão legal... :(

    ResponderExcluir