domingo, 9 de fevereiro de 2014

[Sochi] Competição por equipes

Mais dois dias de patinação e me sinto meio frustrada com as pontuações.

Rússia ganhou a competição por equipes, já esperado e merecido, pois é o único país bem equilibrado em todas as categorias. Canadá ficou com a prata e os Estados Unidos com o bronze.

O que me preocupa é a pontuação gigantesca de certos atletas. Espero que na competição individual as coisas mudem um pouco, porque senão meus favoritos não terão a mínima chance. :(

Achei tudo meio tedioso. Rússia e Canadá mandaram os times B, o time russo tinha programa da Família Addams e foi isso.

Masculino - [Protocolos (FS)]
Também meio tedioso. Sem Chan nem Yuzuru, Plushenko dominou.
O que dizer desse programa "Best of Plushenko"? É um Frankenstein, uma colagem de programas passados sem muita conexão entre si. É horrível, mas é Plushenko, então meio que funciona, hehe. Continuo achando ele meio overscored nos PCS (coreografia? interpretação?), mas ok.
Apesar da roupa horrível, gostei razoavelmente da apresentação do Machida. Reynolds é bom na técnica mas tem o artístico quase nulo. E o Jason Brown é muito carismático e patina com alegria, gosto da step sequence dele, bem contagiante.

Short Program:
Achei que a Wagner mandou bem e gostei do programa ao som de Pink Floyd, mas ela não recebeu as notas que esperava...
Mao caiu e teve o triple axel underrotated :(. Não sou a maior fã da Mao, mas gostaria muito que ela tivesse um bom desempenho nessa olimpíada. Depois de tantos anos acompanhando a trajetória dela, seria muito bom que ela fosse recompensada. :)
Carolina foi bem. Gosto da elegância dela no gelo. Acho esse programa meio sonífero, culpa da música, talvez, mas no LP ela vai de Bolero. *-*
Yulia tem uma flexibilidade incrível e é consistente, mas não vejo nada de especial nela. As apresentações dela não me tocam nem um pouco, então fico meio perdida quando vejo as pessoas dizendo que ficaram emocionadas ou sei lá o que com isso. Para mim ela está quase sempre com a mesma cara de cachorrinho perdido e não tem projeção (isso faz algum sentido?).

Free Skate:
Akiko teve um monte de saltos under-rotated ;-;. Acho que ela estava bem nervosa, mas continua com a elegância e graciosidade de sempre. Quero tanto que ela vá bem no individual...
Nunca dei muita bola para a Valentina Marchei, mas gostei dela aqui. Bem segura. (acho que nessa olimpíada estou torcendo pelas veteranas...)
Yulia repetiu o desempenho quase impecável do SP. Estou ficando de saco cheio dela, a ponto de preferir que a Yuna ganhe dela :O.

Short Dance:
Assistir a short dance pode ser bem tedioso devido ao caráter repetitivo dos padrões de dança e do ritmo escolhido. E, de fato, várias duplas foram esquecíveis.
Zhiganshina/Gazsi foram divertidos como sempre, incorporando bem seus personagens.
Pechalat/Bourzat são meus preferidos e foram razoavelmente bem, mas ficaram um ponto atrás dos russos. Como sou leiga, não sei avaliar o que fizeram de errado e o que precisam melhorar, mas espero que no individual eles possam melhorar e/ou superar qualquer desvantagem mais tarde, na FD. Como a França não passou para a segunda fase, não teve FD deles aqui. ;-;
Virtue/Moir foram elegantes e refinados como sempre, mas Tessa errou feio em um twizzle. Assistindo à SD deles você percebe que a escolha musical faz uma diferença enorme em como você aprecia uma apresentação. Ella Fitzgerald e Louis Armstrong são bem mais agradáveis que as músicas de My Fair Lady com um vocal agudo irritante.
Não gosto desse programa de Davis/White. Talvez eles capturem melhor a essência do finnstep como já vi dizerem por aí, mas para mim às vezes a dupla beira o frenético, e esse é um desses casos. Além de a música ser irritante e do vestido novo da Meryl ser feio. O que houve com seu gosto quase impecável para vestidos, Meryl?

Esse é um vestido feio, Meryl.

Free Dance:
Engraçado como às vezes você gosta de um patinador/dupla e depois passa a não gostar (e vice-versa)... Em Vancouver, eu fiquei encantada com o programa de Bollywood de D/W e aos meus olhos ele era bem melhor que o flamenco de V/M. Além disso, achava a FD de V/M puro sonífero. Os anos passaram e nenhum outro programa de D/W me conquistou de fato, mas eu ainda achava V/M chatos (e o Scott arrogante), então preferia torcer pelos americanos, já que as duas duplas eram imbatíveis e os franceses não tinham nem chance.
Até que na temporada passada V/M vieram com Carmen e eu gostei da ousadia deles, mas ainda não dei o braço a torcer.
Nesta temporada, os canadenses apostaram no seu forte, com um programa lírico e delicado. Não gostei e ainda não gosto muito, mas comecei a apreciar mais coisas que antes me passavam batidas, como as linhas, a fluidez e a elegância do casal.
D/W por sua vez, me impressionaram de primeira com um Scherazade vistoso e atlético. No entanto, depois de vê-lo várias vezes, não sei mais se gosto tanto do programa.
Acho que fui influenciada pelos comentários que leio na internet e comecei a reparar mais no estilo de D/W, cheio de pulinhos e voltinhas, sempre meio apressado, e comecei a preferir V/M, que me parecem mais naturais no gelo.
Escrevi tudo isso para dizer que fiquei abismada com a diferença de 7 pontos entre as duas duplas na FD. V/M tiveram sim pequenas dificuldades, mas D/W não foram perfeitos e tiveram um twizzle sem sincronia. Eu esperava que D/W ficassem na frente, mas não tão na frente. Sei que essa competição é por equipes e depois tudo começa do zero, mas deve ser desmoralizante ficar tão atrás quando antes se estava cabeça a cabeça.
Mudando de assunto: Ilinykh/Katsalapov foram muito bem e, apesar de às vezes eu gostar deles e às vezes querer que caíam de bunda no gelo, fiquei feliz. Esse programa apresenta alguns elementos muito fortes e tem todo o fator 'uau' quando bem executado (pena que isso é raro, cof cof).
Só espero que I/K não sejam tão bons na competição individual a ponto de superarem P/B, senão fico de mal.

Lift lindo de I/K


Um comentário:

  1. Oi, não encontrei no blog algum e-mail ou outro tipo de contato p/ poder conversar contigo, então resolvi deixar um comentário aqui...
    vi em um blog que você já leu a coleção O único e eterno rei do T. H. White e queria saber se vc tem os livros da série. Se sim, n estaria interessada em negociar ela? Sou um grande fã do rei arthur e de livros de cavalaria... qualquer coisa me escreve um e-mail, por favor, vinicius.dc@live.com, ou responde esse comentário :D:D
    Aguardo retorno e desde já obrigado pela atenção.
    tenha uma ótima semana!

    P.S.: Não foi competição em par, mas a apresentação da Yulia Lipnitskaya foi bonita :D

    ResponderExcluir