sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

[Sochi] Breves comentários sobre patinação - dia 1

Não pretendia escrever mais sobre patinação artística aqui, para não ficar chato para quem por acaso lê esse blog (alguém?) e não tem nenhum interesse no assunto, mas fui tomada pelo entusiasmo olímpico e preciso registrar minhas observações para poder ler daqui a uns anos e rir da minha própria cara.

Ontem começaram as provas por equipes. No começo eu não estava dando muita bola para essa competição, mas ao assistir mudei de ideia porque é muito interessante ficar fazendo conjecturas de quais atletas serão escolhidos para cada país e ficar pensando nas estratégias de cada um. Além disso, tira um pouco da pressão dos atletas top, porque um erro nessa competição não tem o mesmo peso enorme que erros no individual, já que há mais gente influenciando a pontuação final da equipe.

Os protocolos, para quem interessar: 

No masculino:

Plushenko realmente mandou bem nos saltos. Mas só nos saltos (tá bom, teve umas partes interessantes aqui e ali, ele realmente é confiante e domina o gelo, e consegue projetar e conquistar o público). O programa dele é bem vazio e, comparando com o dos outros tops, acho até que colocaria um Patrick com falhas na frente dele. 

O engraçado é que ao se examinar os protocolos, um(a) juiz(a) deu tudo nota média/baixa nos componentes do programa. E eu acho merecido. Ele recebeu inclusive um 4.5 de transições (e outro juiz deu 9.25!!!). Não sei se eu daria uma nota tão baixa assim, mas, de fato, o programa dele não tem quase nenhuma transição, e gostei da atitude do juiz de avaliar cada componente separadamente e não considerar que vem tudo num mesmo pacote, como outros parecem fazer. Não é porque um patinador apresenta algumas boas qualidades ali que ele necessariamente será bom nas outras coisas.

Jeremy caiu, errou e acabou com minhas esperanças de que ele fosse brilhar nessa Olimpíada. Amo o programa curto dele e, para mim, ele tem o artístico comparável ao do Daisuke e do Patrick e sempre apresenta coreografias interessantes, mas ele sempre erra em competições importantes. E ainda deu declarações infelizes sobre como errar nesse evento é ok, porque o ajuda a se preparar para o individual, ignorando completamente a equipe. :(

Patrick Chan errou algumas coisas, fez um duplo em vez de triplo, umas aterrissagens ruins, mas não deu uma de zamboni. E admito, eu gosto desse programa.

Yuzuru mandou muito bem. Muito seguro, mereceu a primeira posição. (Estou começando a repensar nas minhas apostas, tô achando que o Yuzuru leva o ouro agora...)

Nos pares:

Não assisto a uma competição de pares há anos, então foi tudo novo para mim. Me acostumei demais com ice dance, que tem elementos mais diversificados, então achei algumas apresentações bem soníferas.

Os chineses (Peng/Zhang) foram bem nos elementos técnicos, bem seguros. Mas não empolgou.

Gostei dos canadenses (Duhamel/Radford). Para começar, ele que compôs a música que eles patinarem. Já me ganhou nessa. E eles apresentaram elementos diferentes dos dos outros times (um levantamento que mais parecia de dança, alguns toques coreográficos bacanas). Aprovados!

Os italianos (Berton/Hotarek) foram divertidos. Vou ficar de olho neles no individual.

Já os russos (Volosozhar/Trankov) são ótimos tecnicamente, mas tããão sem graça. Eles me parecem antiquados, sei lá. E fico meio indignada com o monte de notão que eles receberam de Coreografia/Composição e Interpretação. 10? É sério isso? Só eu que não vi nada de brilhante neles??? Socorro!


Que fique claro que não entendo muito de patinação, principalmente da parte técnica. As observações aqui são subjetivas e provavelmente falei bastante besteira. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário