quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

[Sochi] Ice dance


A dança é minha categoria preferida da patinação artística e a única em que os atletas "piores" costumam me impressionar mais que alguns dos "melhores".

Não posso reclamar dessa competição na Olimpíada, porque todas as duplas tiveram bons desempenhos e houve poucos erros observáveis.

Das duplas que ficaram na rabeira, gostei bastante de Paul/Islam e achei que mereciam uma nota melhor na FD. Sei que eles parecem uma cópia de Virtue/Moir e fiquei magoada porque ele ficaram com a terceira vaga do Canadá, deixando Gilles/Poirier e o programa de Hitchcock para fora da Olimpíada, mas achei o programa bom e gostei da fluidez deles no gelo.

Amei o programa de Hurtado/Diaz, um dos meus preferidos desta temporada. E dessa vez eles não caíram como no Campeonato Europeu, acertaram tudo. Acho que mereciam notas melhores de coreografia... Mas o que importa é que muita gente que ainda não os conhecia ficou conhecendo, uhul!

Gosto bastante de Zlobina/Sitnikov, desde que vi a FD deles de 2012. Aqui eles usaram as músicas de "Pina" e apesar de interessante, poderia ter sido melhor e mais... estranho e louco.

A FD deles no Europeu de 2012:


Zhiganshina/Gazsi são muito divertidos e gostei da ideia de terem uma FD que continua a história da SD, mas acho que para quem vê sem saber fica confuso. Se eu não tivesse lido sobre isso, não entenderia a história e ficaria me perguntando porque eles estão usando as mesmas roupas.

Coomes/Buckland foram divertidos na FD.

Achei os Shibutanis bem elegantes na SD (e gostei do vestido da Maia), mas a FD foi meio chata (dois programas de Michael Jackson na mesma competição? Só eu que não acho MJ tão adequado assim para ice dance?).

A cantoria da música da FD de Chock/Bates me distraiu completamente do programa deles. Esse é o tipo de música cantada que não ajuda muito na performance, as pessoas vão prestar mais atenção na música (gostem dela ou não) do que no que acontece no gelo. Espero que a partir da próxima temporada, quando músicas cantadas passarão a ser permitidas, os patinadores tenham bem senso nas escolhas.

Gosto muito de Weaver/Poje, mas eles não foram tão bons na SD, ficando na sétima posição (mas a cor do vestido da Kaitlyn era linda). A FD foi muito forte e no geral as notas foram razoáveis, mas ficaram em sétimo no final mesmo. :/

Não gosto muito de Bobrova/Soloviev, mas admito que gosto da FD deles (que na verdade é da temporada passada). Tem uns movimentos coreográficos diferentes que me lembram zumbis, mas li em algum lugar que a história é: no começo ele é louco e ela tenta o salvar. No final, ela fica louca. Depois de saber, até dá para ver isso na dança, mas sem saber fica difícil (mesmo caso de Z/G). E eles usam roupas simples, ponto positivo para eles!

Pechalat/Bourzat são meus preferidos, sempre inventivos na criação dos programas. Essa é a última temporada deles e fiquei meio sentimental, porque queria tanto que eles terminassem bem com uma medalha... Não deu, mas eles fizeram apresentações fortes. Gosto da SD mais sensual e menos "efervescente" que as outras, mas aparentemente isso não é desejável para o finnstep... A FD deles foi muito boa, com um conceito fofo e boas seleções musicais, e eu adoro como eles sempre tem as roupas mais estranhas ;).

Achei eles um pouquinho lentos, mas não sei quais foram os outros problemas deles. Ao se examinar os GOEs, eles receberam muitos 1 dos juízes, enquanto I/K receberam quase tudo acima de 2. Mas aí não sei se foi falha de P/B ou simplesmente habilidade de I/K que brilharam na hora certa. 

Ilinykh/Katsalapov tiveram performances incríveis depois de toda a inconsistência deles nos últimos anos. Não sou particularmente fã de nenhum dos programas, mas a FD tem bons momentos de destaque, como o primeiro levantamento. No geral, achei a coreografia vazia e alguns levantamentos meio "trabalhosos", não digno da nota que recebeu, mas digno do terceiro lugar.

Gostei muito da SD de Virtue/Moir, muito elegante e refinada, com boas escolhas musicais. Se eles foram inconsistentes durante boa parte da temporada, aqui foram quase perfeitos.

A FD continua meio zzzzzzzz para mim, além de ter uns momentos açucarados ao excesso e aquela expressão de "olhando para o horizonte com expressão embevecida" que às vezes aparece nos programas de V/M. Para mim, não funcionou, mas achei um bom programa de despedida para os fãs deles e para eles. Até me emocionei um pouquinho.

Já escrevi aqui antes que não gosto da SD de Davis/White. A música faz meus ouvidos doerem e o vestido da Meryl faz meus olhos sangrarem. Exagerei um pouco, e são motivos idiotas para não gostar do programa, mas é que além disso não há nada obviamente bom ou ruim nele. 

A FD deles é bem vistosa, mas é do tipo que se gasta com o tempo. Da primeira vez é UAU, depois vai perdendo a graça. Eles tiraram 10 em interpretação e coreografia, o que eu não entendo muito bem... 

No geral, foi um evento bom, mas previsível. E a maior imprevisibilidade (I/K com bronze em vez de P/B) foi bem a mais triste. :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário