sábado, 11 de janeiro de 2014

Os pequenos homens livres

Título: Os pequenos homens livres
Autor: Terry Pratchett
Editora: Conrad

Primeiro livro do ano, válido para o Desafio Literário do Tigre (tema: na estante).

Gosto muito do Pratchett, apesar de ainda ter lido relativamente pouca coisa. Os livros da série Discworld me confundem, pois são muitos e eu gostaria de ler todos, mas acho difícil comprar (vários estão esgotados, eu acho) e a distribuição deles nas bibliotecas daqui não me favorece.

Comprei Os pequenos homens livres na feira de livros da USP há mais de um ano e esqueci ele no cantinho sombrio da estante. Graças ao Desafio do Tigre finalmente chegou a vez dele de ser lido.

O livro conta a história de Tiffany Dolorida, uma garota de nove anos que deseja ser bruxa. Apesar de pouco saber sobre esse ofício, ela precisa pôr seus talentos à prova quando seu irmãozinho chato e grudento é roubado pela Rainha. Junto aos Nac Mac Feegle, os pequenos homens livres do título, ela parte em uma jornada no mundo de sonhos da Rainha para trazer seu irmão de volta.

Minhas expectativas em relação ao livro eram bem altas, porque eu adoro O fabuloso Maurício e seus roedores letrados, outro livro do autor que, assim como esse, é voltado a um público mais novo e tem uma ligação tênue com a série Discworld. No entanto, não gostei tanto quanto esperava. O começo me agradou bastante, a parte de Tiffany na fazenda, buscando conhecimento com os professores, descobrindo sobre os Nac Mac Feegle. Mas na parte da aventura, que me pareceu uma mistura de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa com Alice no País das Maravilhas, a leitura não fluiu e me vi verificando quantas páginas faltavam para acabar o tempo todo.

Não é o livro que eu recomendaria para quem nunca leu nada do autor, mas ele é simpático e me redespertou a vontade de ler o resto da série Discworld.

Nota: 3,5/5

3 comentários:

  1. Eu tenho curiosidade para ler algo do autor, mas tenho certa resistência a livros de fantasia. Alguma sugestão?
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Michelle, como a maioria dos livros dele é meio que uma paródia do gênero fantasia, não sei se você iria gostar muito...
    Eu gosto bastante dos livros que envolvem o personagem Morte (O aprendiz de Morte, por exemplo), são bem engraçados. Outro que eu acho legal, mas não tem em português e é menos "fantasia" e mais infantil, é The Bromeliad Trilogy, sobre pessoas pequenas que vivem em uma loja e acham que o mundo todo se resume àquilo. Também recomendo O fabuloso Maurício e seus roedores letrados (esse também é mais infantil).

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de Terry Pratchet, mas concordo com você, ele tem mesmo alguma coisa que não prende a pessoa na história. Como se estivesse ansioso demais por colocar todas as loucuras que ele cria dentro da história, sem pensar muito se é necessário ou mesmo se faz parte da história. A leitura fica um pouco cansativa, mas não deixa de ser interessante, pelo tanto de criatividade e humor que você acaba tirando de tudo.

    Não deixo de recomendar a ninguém, vale muito a pena. Inclusive, a melhor coisa que já li dele é da parceria com Gaiman, o 'Belas Maldições'. É genial. Você conhece?

    Beijos.

    ResponderExcluir