terça-feira, 1 de março de 2016

Randomicidades do mês: fevereiro/2016 (parte 1)

Fevereiro não foi um mês tão rico em leituras, em compensação foi repleto de filmes (que comentarei na segunda parte das randomicidades) e rendeu um bom número de posts aqui no blog.

Livros lidos


Ilusões pesadas - Sacha Sperling
Livro sobre um adolescente francês de catorze anos que não sabe o que fazer da vida, se apaixona pelo melhor amigo e fica bebendo, se drogando, indo a festas etc. É legalzinho, porém nada muito especial, e não gostei muito dos personagens e seu estilo de vida.
Nota: 3,25


Declínio de um homem - Osamu Dazai
Nota: 3,5

Irmãos - Yu Hua
Nota: 4


Terra e cinzas - Atiq Rahimi
Nota: 3,25


O marinheiro que perdeu as graças do mar - Yukio Mishima
Depois de ler Naufrágios do Akira Yoshimura no começo do ano passado, descobri que gosto de narrativas sobre vidas que dependem do mar e fui ler esse livro esperando algo de estilo parecido. Errei completamente. O livro se passa em um Japão mais recente, na cidade, e conta sobre um relacionamento amoroso entre uma viúva e um marinheiro. A mulher tem um filho, que no início admira o marinheiro como um herói, mas aos poucos percebe que ele é apenas humano. Apesar do estilo poético da escrita, o livro tem alguns momentos mais crus e bastante surpreendentes. Recomendo! 
Nota: 4


Brooklyn - Colm Tóibín
Minha irmã viu o filme e resolveu pegar o livro na biblioteca, então acabei lendo também. O livro narra a jornada de uma jovem irlandesa que deixa sua terra natal e vai para o Broklyn em busca de melhores oportunidades de trabalho. A história em si não é das mais interessantes, mas adorei a escrita do Tóibín.
Nota: 4


The Secret Garden - Frances Hodgson Burnett
Releitura de um queridinho da infância. Acho que todos conhecem, pelo livro ou pelo filme, a história da menina mimada e chata que perde os pais e vai morar na mansão do tio, onde descobre um jardim secreto e se torna uma pessoa melhor. Em geral, não gosto de personagens chatos, mas neste caso eu adoro a Mary-chata e o Colin-chato e desgosto um pouco dos dois à medida que vão se transformando. Apesar de achar as descrições do jardim um pouco maçantes, o livro transmite uma sensação de encantamento e é uma graça.
Nota: 3,5

Quadrinhos


Lidos:
A Drifting Life - Yoshihiro Tatsumi
Li para o mês das biografias do Desafio Skoob (agosto). Comecei a ler agora porque pretendia ler aos pouquinhos, mas o começo me conquistou e me fez decidir ler tudo de uma vez. Vou resenhar em algum momento.
Nota: 3,5


Penadinho: Vida - Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Não sou muito fã da turma do Penadinho, mas essa HQ é muito amor. O forte dela é a arte, que é lindíssima, mas a história é boa também. Eu só queria que o final fosse um pouco menos corrido; não sei por que as graphic MSP têm que ser tão curtas.
Nota: 4


Lendo:
Hourou Musuko - Takako Shimura (vols. 1-5)
Fiquei com vontade de ler o mangá depois de assistir ao anime (resenha), pois este último é um recorte da história original e aborda um período relativamente curto da vida dos personagens. É a primeira vez em tempos recentes que leio um mangá depois de ver o anime, e está sendo uma experiência interessante ver as diferenças entre as duas mídias. O mangá tem um ritmo muito gostoso, o traço da autora é uma graça e os personagens são adoráveis. 

Animes e séries


Continuo assistindo as mesmas coisas do mês anterior. A única diferença é que fiz uma minimaratona da segunda temporada de Mozart in the Jungle. Achei essa temporada mais fraca que a primeira, mas a série continua uma delicinha de assistir.

Aquisições


Continuo econômica e só comprei o volume 4 de Orange. O livro foi ganhado pela minha irmã em um sorteio.

4 comentários:

  1. Gente, eu não sabia que O Jardim Secreto era de um livro!!! <3 Esse era um dos meus filmes favoritos quando criança, que lindo saber disso.
    Agora quero ler! hahaha

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa autora é bem famosa (é a mesma de "A princesinha", que também é mais famoso pelo filme), vale a pena ler o livro!

      Excluir
  2. Que capa linda a de "Ilusões Pesadas"! Mas não tenho mais paciência com personagens que ficam vagando, festejando, enchendo a cara... tô velha!
    E preciso, definitivamente, ler algo do Mishima!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto desse tipo de personagem, mas no meu caso, sempre fui velha :P
      Recomendo muito "O marinheiro...". Achei que o Mishima teria um estilo desses que discorre belamente sobre o nada, mas esse livro tem um enredo fascinante.

      Excluir