sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DL do Tigre: Meus 15 anos


Título: Meus 15 anos
Autora: Luiza Trigo
Editora: Rocco

Bia está prestes a dar uma grande festa de 15 anos, a melhor que os seus colegas já viram. Além de realizar esse sonho, ela também deseja que Thiago, o garoto popular do colégio, finalmente a enxergue e dance com ela, para a infelicidade de Bruno, melhor amigo de Bia, que tem uma quedinha por ela. Enquanto as amigas de Bia farão de tudo para ajudá-la, Jéssica, a riquinha esnobe, fará de tudo para estragar a festa.


Fiquei com vontade de ler esse livro após ler o e-book As Valentinas, disponível para baixar gratuitamente, uma história curtinha anterior ao que se passa no romance. O teaser não foi o suficiente para me fazer comprar o livro, mas foi o suficiente para me fazer participar de um sorteio no blog Psychobooks, e acabei ganhando, yay! (Na mesma semana, ganhei outro livro em sorteio desse mesmo blog e me achei a mais sortuda das pessoas, hehe.)

Não tinha muitas expectativas em relação ao livro porque definitivamente não sou o público alvo. Já passei dos quinze anos faz tempo, não tenho saudades da minha adolescência e não dou a mínima para grandes festas e celebrações do tipo. Já tinha achado As Valentinas bem bobinho, então era isso o que eu esperava de Meus 15 anos: um bobinho divertido e gostoso de ler. E foi isso o que tive.

Acompanhamos cinco diferentes focos narrativos no livro: Bia, Amanda (a melhor amiga), Bruno, Thiago e Jéssica. Isso é muito legal por nos possibilitar ver os mesmos acontecimentos de diferentes perspectivas. No entanto, achei que isso seria mais bem aproveitado se alguns dos personagens não fossem tão planos. Senti falta de profundidade principalmente nos antagonistas, que ficam naquela de popular pegador e rival metida e malvada.

O livro tem uma história meio manjada, mas é legal poder ler livros adolescentes sobre a nossa realidade brasileira, em vez dos americanos de (quase) sempre. Provavelmente quem teve uma adolescência mais marcante e mais parecida com a do livro (e quem ainda está nessa fase) vai aproveitar melhor a leitura.


Minha irmã também leu e resenhou o livro, deem uma olhada na resenha dela se quiserem uma segunda opinião (que é bem parecida com a minha, mas tudo bem, isso que dá ter uma irmã com gostos parecidos).

Um comentário:

  1. Hahahahahaha
    Tem hr que fico confusa com o seu blog e da Marília! Tinha certeza que tinha lido sua resenha e comentado, mas tinha sido na dela! hehehehe

    ResponderExcluir