segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O homem da lua


O homem da lua
Título original: Der Mondmann
Diretor: Stephan Schesch, Sarah Clara Weber
País: Alemanha/França/Irlanda
Ano: 2012

Está rolando aqui em São Paulo o 12º Festival Internacional de Cinema Infantil, com filmes variados para as crianças e para os não-tão-crianças-assim. Ao dar uma olhada na programação, descobri essa animação, da qual não tinha ouvido falar, mas que parecia ter um traço agradável, e fiquei com vontade de ver. Foi só quando a minha irmã disse que esse é um filme com o qual vivemos nos deparando ao jogar What The Movie é que decidi que precisava assisti-lo, porque se o filme tem cenas deslumbrantes assim, mesmo se for um lixo de história, ele ainda será minimamente bom.

Felizmente o filme é bem mais do que uma carinha bonita, embora a carinha bonita seja o seu ponto mais forte.


Ele conta a história do Homem da Lua que, entediado e solitário, pega carona em um cometa e vem parar na Terra. Aqui, ele é perseguido por um vilão megalomaníaco que, após conquistar todos os países do nosso planeta, quer expandir seus poderes até a Lua. Apesar do perigo que corre, ele faz amizade com um inventor que promete ajudá-lo.

A história em si é simples e bem infantil, mas o filme não se limita apenas a esse público (e aos fãs de animações bonitas). Há uma série de detalhes nas cenas, um humor mais sutil e algumas referências que agradarão especialmente os adultos.

É um filme um tanto quanto lento, e embora eu tenha gostado dos momentos mais parados e contemplativos, ele me pareceu ter bem mais que os 95 minutos que realmente tem. Por esse motivo, acho que não é um filme muito recomendado para crianças elétricas que não conseguem parar quietas.

A trilha sonora merece ser mencionada aqui. A trilha instrumental é muito agradável e as canções foram bem selecionadas e usadas nos momentos certos. Sei que o silêncio não conta como trilha sonora, mas achei que ele também foi um recurso bem explorado nesse filme.


E agora vamos falar da arte! O traço dos personagens é bem "cartunizado" e simples, mas há bastante variação entre eles (as crianças são mais uniformizadas e "redondas", mas os adultos têm traços bem marcantes). Há muitas criações visualmente interessantes, como a casa do inventor e a floresta por onde os personagens passam diversas vezes.

As paisagens são de encher os olhos. Mesmo quando é apenas um campo amarelado ou um céu estrelado com a lua, o uso de cores fortes e contrastantes torna tudo uma delícia de ser ver. Dava para criar pôsteres lindos com muitas das cenas do filme.


O ponto alto, na minha opinião, foi a sequência em que o Homem da Lua, ainda explorando o desconhecido, cai na água e flutua riacho abaixo ao som de Moon River. Os tons vivos sobre fundo preto, as plantas exuberantes, a música em sintonia com o que estava acontecendo, foi tudo lindo demais, uma das coisas mais bonitas que já vi no cinema. Gostaria de ter encontrado o vídeo dessa parte para compartilhar aqui, mas não achei, então fiquem com esse vídeo (em alemão) com o trailer e algumas das cenas iniciais:


3 comentários:

  1. Não conhecia o filme, mas estou apaixonada pelo visual. Estou torcendo para encontrar na net e conseguir assistir :)

    ResponderExcluir
  2. Michelle, não deve ser muito fácil de achar, parece que o filme não foi exibido em muitos países, mas vale a pena ver :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que fofo! Que pena que deve ser difícil achar, tbm me interessei! Vou procurar! Suas indicações de animações são ótimas! :D

    ResponderExcluir