segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Patinação: Grand Prix

Nas últimas seis semanas tivemos as etapas do Grand Prix de patinação no gelo, sobre as quais não comentei aqui porque não consegui assistir a nenhuma competição na íntegra. Por outro lado, assisti bons pedaços de cada etapa (menos de pares), então aqui vão minha impressões e opiniões sobre esse início de temporada:

Masculino

Misha Ge é divo, mas essa roupa, não sei não...

- Estou muito contente com os bons resultados obtidos pelo Misha Ge. Ele sempre foi um patinador carismático e cheio de energia, muito querido pelo público, mas isso nunca se refletiu em suas pontuações. Agora ele veio com programa mais sérios, sem deixar o lado performático de lado, e muito mais consistência nos saltos. Estou ansiosa para vê-lo nas próximas competições!

- Depois da performance incrível do Tatsuki Machida no SP do mundial passado, estava com altas expectativas. Ele não decepcionou, embora os programas não sejam muito do meu agrado.

- Não fui muito com a cara do SP do Denis Ten de início, mas quando ele patinou lindamente no Trophée Eric Bompard foi mágico. O Denis Ten é desses patinadores pelos quais você se apaixona, mas em seguida só vem decepção. Aí eles surgem quando você não esperava mais nada deles e te arrebatam novamente. Ainda estou esperando ser arrebatada pelo FP dele, que tem um conceito muito legal, mas para isso ele precisa patinar sem erros.

- Infelizmente não sou fã de nenhum dos programas do Jeremy Abbott, um dos meus patinadores preferidos. O curto é meio genérico, e o longo tem uma música tediosa e meio para baixo.

- Gostei do programa curto (que é o mesmo do ano passado) do Chafik Besseghier. É divertido e tem uns movimentos de break (?).

- O que dizer dos russos Konstantin Menshov e Serguei Voronov? Os dois não são meus preferidos em questão de estilo, acho os programas deles focados demais nos saltos e com vazios coreográficos, mas eles certamente têm os salto e têm presença no gelo, e fico feliz em vê-los bem.

- E o Hanyu? Não assisti a Cup of China, onde ele colidiu com o Han Yan e se machucou, e não sei até que ponto seu mau desempenho até agora de deve a um machucado ou a algum tipo de bloqueio psicológico. Não sou a maior fã dele, mas dói um pouco ver ele mal.

Feminino

Elizaveta

- Não ando muito empolgada com essa categoria desde que a Sasha Cohen se aposentou, hehe. Por enquanto não assisti muita coisa, mas fiquei contente com a recuperação da Elizaveta Tuktamysheva, que surgiu com uma jovenzinha promissora há uns anos e foi engolida pela puberdade e superada por novas crianças prodígios russas. Ela está bem mais madura e gosto de vê-la patinar.

- Depois de apresentações consistentes no mundial do ano passado, todos estavam com altas expectativas em relação a So Youn Park. Eu gosto muito dela, tem uma boa técnica de salto e é elegante no gelo. Suas posições nos GPs foram um pouco decepcionantes. Veremos o que o futuro traz.

Ice dance

Papadakis / Cizeron

- Amei o programa longo da Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron, simplesmente lindo! Eu já tinha gostado deles no ano passado, então fico muito feliz que eles tenham vindo com tudo e que tenham ascendido tão rapidamente (ser o time n° 1 de sua federação faz diferença mesmo).

- Das danças curtas, gostei muito do programa da Sara Hurtado e Adria Diaz. Como espanhóis, eles devem ter investido bastante nesse paso doble para representar bem o país. Apesar de eu normalmente não gostar da dupla, também gostei do paso doble de Madison Chock e Evan Bates. Em geral acho a Madison dramática demais, mas nessa caso funcionou e achei que eles incorporaram bem o estilo "matador".

- Outro programa que amei: o de Penny Coomes e Nicholas Buckland. Nunca deu muita bola para eles, mas esse programa tem uns elementos incríveis, como aquele lift em que ela é levantada como se fosse em câmera lenta.

- Programas longos que me chamaram a atenção: Kaitlin Hawayek / Jean-Luc Baker (Romeu e Julieta) e Alexandra Stepanova / Ivan Bukin (Eleanor Rigby, minha música preferida).

- Sobre o drama Ilinykh/Katsalapov: sou team Ilinykh. Do que vi de Ilinykh/Zhiganshin até agora, gostei bastante da dança curta. De Sinitsina/Katsalapov, nada memorável até agora.

Comentários Gerais

- Ainda não sei se sou fã ou não da mudança de regras relativa a músicas vocais. Por um lado acho que isso abre as portas para escolhas mais modernas e ousadas, além de diminuir o número de versões "muzak" de bandas de rock e músicas pop, por outro, acho que músicas com letra são mais difíceis de ser editadas e a maioria dos técnicos/coreógrafos por enquanto não mostrou muito bom senso na elaboração dos medleys (ex: a mistureba do Voronov). Além disso, certas músicas distraem demais do programa.

- Tivemos alguns resultados bem inesperados. Hanyu indo mal, Kovtun ganhando seus dois GP, Daisuke Murakami vencendo, Rika Hongo vencendo e Papadakis/Cizeron ganhando os dois GP. Adoro ver os azarões vencendo, então estou muito contente com as coisas por enquanto. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário