terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Randomicidades do mês: janeiro/2019

Em janeiro, vi bem mais animes e séries que de costume, então vou escrever sobre eles em um post separado porque senão este aqui vai ficar gigantesco.

Leituras


Pride and Prejudice – Jane Austen
Não sou muito fã da Jane Austen. Li Persuasão para a faculdade e achei mais ou menos. Li Razão e sensibilidade para um desafio literário e achei mais ou menos. Li Lady Susan e achei divertidinho, mas não muito mais que isso. Portanto, acabei enrolando bastante para ler Orgulho e preconceito, porque a chance de eu achar meio chato era grande. Mas no final não achei tão chato e consegui ver na obra as qualidades que em geral lhe são atribuídas. Meu envolvimento com a história oscilou um pouco, mas gostei dos personagens e do humor presente no livro.
Lido para o desafio Leia Mulheres.
Nota: 3,5


Dash and Lily’s Book of Dares – Rachel Cohn e David Levithan
A história começa de maneira divertida, com Dash encontrando um caderno deixado por Lily em uma livraria com pistas para uma mensagem secreta. Eles começam a se comunicar desse jeito, sem se encontrar pessoalmente, e assim vão se aproximando e criando expectativas a respeito do outro. Eu queria ter gostado desse livro, mas os personagens me irritaram. Dash é um adolescente pretensioso que gosta de falar de maneira pedante e Lily é uma menina positiva e infantil que adora o Natal. A ideia do caderno é interessante, mas logo me cansou.
Nota: 2,75


Primavera – Oskar Luts
Clássico da literatura estoniana, o livro narra o cotidiano de Arno Tali e de seus colegas em uma pequena escola no interior. Eles passam os dias entre brincadeiras, travessuras, broncas do sacristão rabugento e paixonites infantis. Achei o livro bonitinho e divertido, mas um pouco arrastado em alguns momentos, talvez por focar em acontecimentos independentes e não em uma trama contínua.
Nota: 3,25


Por que o mundo existe?: um mistério existencial – Jim Holt
O livro mostra de maneira bem acessível como diferentes pensadores, sejam eles físicos, filósofos ou teólogos, encaram o mistério existencial. Achei que seria uma leitura maçante, mas a escrita do autor é agradável e as explicações são bastante didáticas. Fiquei meio perdida em alguns momentos (achei que minha dificuldade seria nas explicações de física, mas no final o que me confunde a cabeça é a lógica), mas não foi nada grave.
Nota: 3


Bola de sebo – Guy de Maupassant 
O livro reúne alguns dos contos mais importantes de Maupassant. As histórias mostram a sociedade francesa do século 19 de maneira satírica. Achei que os contos seriam meio chatos, mas eles acabaram sendo divertidos e fáceis de ler. Meus preferidos provavelmente foram “Bola de sebo” e “O colar de diamantes”.
Nota: 3,5


O homem sem doença – Arnon Grunberg
Samarendra Ambani é um jovem e idealista arquiteto suíço de ascendência indiana que participa de um concurso para construir um teatro em Bagdá e é convidado para conhecer a cidade. Lá, ele acaba se envolvendo em uma situação absurda que vai deixar muitas marcas. O livro é puro humor negro, mas, em mim, ele gerou mais incômodo do que risadas. Ainda assim (ou por isso mesmo), eu não conseguia parar de ler, o que é raro nesses dias.
Nota: 3,5

Quadrinho


Filament – Yuki Urushibara
O volume reúne várias histórias curtas de diferentes fases da autora, conhecida pelo mangá Mushishi. Gostei bastante da primeira história, sobre uma lojinha que fica em uma península onde muita gente vai para se suicidar, e de algumas outras, principalmente as duas que são meio que um protótipo de Mushishi, mas com personagens e ambientação diferentes. No entanto, há algumas histórias curtas  não tão interessantes que são meio confusas ou parecem incompletas, como se fossem experimentos da autora.
Nota: 3

Filmes


O clube dos cinco
Cinco alunos bem diferentes entre si passam a manhã de sábado de castigo na escola. No início há alguns atritos, mas logo eles passam a se entender e a se divertir juntos. Esse é um clássico do John Hughes e eu já tinha visto uns trechos quando a minha irmã assistiu. É um filme divertidinho.
Nota: 3,5


Usagi Drop
Gosto muito do anime de mesmo nome (comentei sobre ele aqui), então resolvi dar uma chance ao filme. Nele, um homem descobre que seu avô que acabou de morrer tinha uma filha pequena. Sem ninguém para cuidar da menina, ele assume a responsabilidade, descobrindo na marra as dificuldades e felicidades de ser pai. A atuação exagerada, puxando para o cômico, me incomodou em alguns momentos, mas o filme é bem fofo e conseguiu transmitir o mesmo clima que o anime.
Nota: 3,25


A chegada
Naves alienígenas pousam em diferentes pontos da Terra. Uma linguista é convocada para tentar decifrar a linguagem dos extraterrestres para compreender o que eles querem em nosso planeta. Achei o enfoque no processo de comunicação interessante e inusitado para um filme de alienígenas.
Nota: 4


Taxidermia
Filme estranho que contra três histórias conectadas entre si, abusando de cenas nojentas e grotescas. A primeira eu achei um tanto chata, mas a segunda e a terceira foram mais interessantes. Ainda assim, eu esperava mais do filme.
Nota: 2,75


Zootopia
Animação da Disney sobre uma coelha que deseja se tornar policial, profissão normalmente seguida apenas por animais de grande porte. Ambiciosa e dedicada, mas subestimada por colegas e chefe, ela vê na investigação de um desaparecimento a chance de provar que merece seu cargo, aliando-se a uma raposa malandra para resolver o caso. Gostei do mundo criado e achei o filme mais interessante do que esperava.
Nota: 3,5


Yoru wa mijikashi arukeyo otome
Uma jovem sai à noite, conhece um pessoal excêntrico e se envolve em competições de bebedeira, festas e peças escolares clandestinas. Atrás dela vai um jovem apaixonado em busca da oportunidade perfeita para conquistá-la. Eu tinha altas expectativas em relação a esse filme porque é dirigido pelo Masaaki Yuasa, um diretor bastante respeitado nos círculos animísticos. Visualmente, o filme correspondeu às expectativas, com o traço estilizado e as cores exuberantes, mas o ritmo frenético me cansou depois de um tempo e a história em si não é tão interessante.
Nota: 3


A favorita
Sou muito fã dos filmes do Yorgos Lanthimos, então minhas expectativas eram bem altas para essa obra. A favorita é uma história de época pouco usual que mostra uma disputa de poder entre duas mulheres que desejam se tornar o braço direito da rainha Anne e assim ganhar privilégios e influenciar a corte e o país. Eu gostei bastante dos diálogos afiados e da dinâmica entre o trio de protagonistas, porém achei o final meio arrastado. 
Nota: 4

---

Por enquanto é isso! Até o fim do mês devo vir com a segunda parte do post.

2 comentários:

  1. Já li dois livros da Jane Austen, sendo um deles Orgulho e Preconceito, mas não acho que eles sejam o tipo certo de livro para mim...

    Tenho o Dash & Lily para ler faz um tempão. Devia ter lido quando consegui, porque eu já não estava muito animada em ler ele e lendo o que você achou sobre o livro perdi o pouco de vontade que me restava hahaha

    Adoro filmes de época, quero ver A Favorita!

    P.S.: comecei a assistir O Lagosta e desisti na metade. Vou tentar assistir de novo outro dia, talvez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que Jane Austen não é muito minha praia. Como agora já li as principais obras dele, posso me dar por satisfeita e parar aqui. :P

      Dê uma chance para Dash & Lily! Eu não gostei, mas quam sabe você gosta. Ele é bem tranquilinho de ler e tem momentos divertidos/fofos.

      A Favorita é um filme de época meio atípico, não sei se você vai gostar... Poxa, desistiu de O Lagosta. :(

      Excluir