quarta-feira, 1 de abril de 2015

Randomicidades do mês - março

Livros lidos

Março foi meu mês de ler mulheres. Foi bem fácil escolher os livros e eu gostaria de ter conseguido encaixar mais algumas leituras, principalmente da biblioteca, mas fica para a próxima. Como a proposta era não apenas ler os livros, mas também resenhar todos, esse foi um mês com muitos posts aqui no blog. Dos meus livros escolhidos no início do mês, faltou terminar Vida querida, da Alice Munro, que estou lendo aos poucos. Também faltou resenhar dois livros lidos no fim do mês, mas fica para abril.

A lista negra - Jennifer Brown
Nota: 3,75

A esperança - Suzanne Collins
Nota: 4

Morte no Nilo - Agatha Christie
Nota: 4

Culpados - Kate Chopin
Nota: 3

The Book of a Thousand Days - Shannon Hale
Nota: 4

Grande irmão - Lionel Shriver
Nota: 3,75

Love That Dog - Sharon Creech
Resenha em breve
Nota: 3,75

Sukiyaki de domingo - Bae Su-ah
Resenha em breve
Nota: 4

Animes

Artista: Heyenna

Março foi um mês de términos. Terminei Digimon Adventure, que começou bom, mas morno, e foi ficando cada vez mais viciante. Foi muito emocionante rever essa série e estou ansiosíssima para a nova temporada!

Também terminei os OVAs de Hakuoki, finalizando todos os animes da franquia (exceto os filmes, que recontam toda a história do anime original e eu dispenso). E terminei Shigatsu wa Kimi no Uso, que tem seus pontos positivos e foi agradável de acompanhar, mas tem lá seus defeitos que me incomodaram bastante. Vou resenhar tudo ao longo do mês.

O único anime iniciado em março foi Nihon Animator Mihonichi, que é um projeto de curtas do estúdio Khara. Tinha ouvido falar de dois dos curtas e fiquei curiosa. Como os desenhos são bem diferentes entre si e têm por volta de sete minutos, decidi ver tudo.

Filmes


Em fevereiro vi tantos filmes que precisei separar o post de randomicidades em duas partes. Em março voltei ao normal e vi apenas um único filme.

Até que a Sbórnia nos separe é uma animação nacional baseada no espetáculo Tangos & Tragédias. O filme conta a história de um pequeno país, a Sbórnia, que era separado do continente por um grande muro. Um dia o muro cai e a Sbórnia se vê aberta para o mundo. Estrangeiros começam a chegar e a cobiçar riquezas locais, sbornianos começam a conhecer o mundo exterior e a se encantar com hábitos estrangeiros, antigas tradições correm o risco de desaparecer.


O filme é muito divertido. Demorei um tempo para entrar na história, porque no começo a Sbórnia parece um lugar bem estranho e os personagens têm um jeitão exagerado e esquisito, mas assim que o muro cai e o conflito começa a se desenvolver o filme fica ótimo. O traço é simples e bem estilizado, eu gostei bastante. A trilha sonora também é muito boa. Infelizmente esse é o tipo de filme que não recebe uma boa distribuição como merece (aqui em São Paulo ficou só umas duas ou três semanas em cartaz), então pouca gente fica sabendo dele.

Compras

Minhas compras seriam bem modestas se não fosse pelos mangás e pelo bota-fora da Cosac Naify, hehe.

The Bell Jar; O pintor de letreiros; O crime do padre Amaro
Desses três, só O pintor de letreiros é meu, e os outros dois são da minha irmã, para a faculdade. Comprei o do Narayan porque já li um conto do autor, me interessei pela sinopse, achei a capa simpática e o preço estava bom. Não conhecia a editora Guarda-chuva, mas julgando só por essa edição já gostei dela.

The Bell Jar eu já li em português e pretendo reler um dia. O crime do padre Amaro eu provavelmente só lerei daqui a muito tempo por motivo de preguiça, mas até que eu gosto do Eça.


Finalmente comprei os volumes de Rurouni Kenshin que faltavam na minha coleção! Como só comecei a me interessar pelo mangá quando ele já tinha sido lançado na primeira edição faz tempo, comecei a comprar a partir da saga Jinchuu, que não foi adaptada para o anime. Desde então eu reli o mangá inteiro algumas vezes, emprestado do meu primo ou na internet, mas sentia falta de ter os mangás aqui para eu ler quando quisesse, então decidi comprar, apesar de sair super caro e de eu não ter onde guardar. Para aproveitar a compra, também comprei esse mangá do CLAMP de volume único, com histórias curtinhas sobre relacionamentos. 

Raul Taburin; História do dinheiro; Marcelino Pedregulho;
Cães heróis; Coração apertado; A brincadeira favorita;
A última névoa; Zazie no metrô
Teve bota-fora da Cosac Naify e lá fui eu pegar fila para comprar livros. Eu já sabia pelo que divulgaram na internet que boa parte dos títulos que eu queria mesmo não estava disponível, mas chegando lá acabei escolhendo livros que não foram planejados. Os únicos que eu queria mesmo eram os do Sempé, que eu já li e amei e quero ter para todo o sempre, o resto foi um misto de impulso e "tenho que fazer essa viagem valer a pena". Espero que sejam bons. :)

6 comentários:

  1. Ah, Zazie é muito bom, muito engraçado - a protagonista pode ser minha personagem criança predileta. Boa versão para filme, também. E essa edição é tão legal! Boa compra.

    Você leu em um mês a quantidade de livros que eu leio em um ano, hahahaha. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro livros com personagens crianças, então acho que vou gostar desse. :)
      Li bastante nesse mês, mas a maioria dos livros foi de leitura rápida.

      Excluir
  2. Mês recheado! Estou curiosíssima para ler Sukiyaki de Domingo. Vejo que você gostou bastante do livro. Espero sua resenha ^_^ Tinha começado a assistir Hakuouki quando começaram a legendar, mas não fui adiante pois estava achando o anime chatinho. Bem, eu tenho vontade de dar uma segunda chance. Rurouni Kenshin *_* Amo este mangá! Zazie no metrô é uma maluquice cômica muito bacana, rs. Espero que goste. Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante de Sukiyaki de domingo, mas os capítulos finais me decepcionaram um pouco. Pensei em abandonar Hakuoki várias vezes enquanto assistia e, apesar de a história melhorar, não sei se vale a pena prosseguir se você não gostou do começo. Rurouni Kenshin é meu mangá/anime preferido, estou louca para reler tudo ^^. Tá todo mundo falando bem da Zazie, quero ler logo! Bjo :)

      Excluir
  3. Você leu pra caramba em março!
    Eu até que estou mantendo as leituras e os filmes, mas não estou conseguindo escrever nada... :(
    Quero muito ler "O crime do Padre Amaro". Minha ideia é ler ainda este ano. Vamos ver se consigo.
    Hahaha... bota-fora da Cosac acabando com resoluções de maneirar nas compras, né? Também comprei esse do Alan Pauls. Tenho muita curiosidade para ler algo dele. O "Última Névoa" eu ganhei no natal, mas ainda não li. "Coração apertado" é bem estranho (de um jeito bom).
    Quero ler sua resenha do Cohen.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que no momento eu estou meio desocupada :P.
      Na verdade eu queria mesmo era o "História do cabelo" do Pauls, mas não tinha, então eu me contentei com o do dinheiro. Pretendo ler em breve "A última névoa" já que é curtinho. Adoro coisas estranhas de um jeito bom!

      Excluir