segunda-feira, 20 de abril de 2015

Projeto Ghibli #1: Horus: o príncipe do sol

Artista: Kaiami

Foi assistindo A viagem de Chihiro que me tornei fã do estúdio Ghibli. Depois desse filme passei a assistir aos outros do estúdio sempre que surgia a oportunidade, mas sou uma pessoa lerda para filmes e ainda tenho muitas pendências nessa área, portanto decidi começar esse projeto, que consiste em assistir a todas as animações do estúdio Ghibli em ordem cronológica e comentá-las aqui. Eu já tinha a ideia de fazer algo do tipo faz tempo, mas fui procrastinando e procrastinando, porque é isso que eu faço bem. :P

Vou incluir também os filmes anteriores à origem do estúdio dirigidos pelo Isao Takahata e pelo Hayao Miyazaki. Você pode ver a lista dos filmes aqui, mas não pretendo segui-la à risca, pois o Ghibli também tem alguns curtas, que pretendo assistir se encontrar.

Artista: Little Miss Paintbrush
Quais desses filmes você já viu?

Para dar o pontapé inicial no projeto, começamos com Horus: o príncipe do sol, filme do qual eu nunca tinha ouvido falar dirigido pelo Takahata!


Horus: o príncipe do sol
Título original: Taiyou no Ouji: Horus no Daibouken
Ano: 1968

Este foi o primeiro filme dirigido pelo Isao Takahata e também contava com o Hayao Miyazaki na equipe de animação, marcando o início dessa parceria duradoura e bem-sucedida. O filme foi importante para a animação japonesa por ser um dos primeiros a começar a se distanciar da fórmula ocidental disneyficada em voga na época e a buscar seu próprio estilo, com temas mais maduros. Mesmo assim, se você estiver acostumado ao estilo atual dos animes, não vai ver muita diferença entre esse filme e os desenhos antigos da Disney. As paisagens, a trilha sonora, os companheiros animais e até alguns números musicais me fizeram lembrar bastante da Disney mais sombria, como na fase "dark age", e dos filmes do Don Bluth.

Horus

O enredo é bem clichê para os dias de hoje: o jovem Horus encontra uma espada mágica e, seguindo o pedido do pai à beira da morte, inicia uma jornada até o vilarejo onde se originou sua família. Grunwald, um demônio que quer acabar com a humanidade, destruiu esse vilarejo no passado e agora o pai quer que Horus se vingue. O garoto é acolhido em um vilarejo próximo, e Grunwald logo o localiza, usando então todos os estratagemas possíveis para acabar com ele e com os habitantes do local.

Hilda e seus companheiros animais
Apesar de ter um enredo simples, o filme consegue desenvolver alguns temas complexos. O protagonista e o vilão são completamente unidimensionais (o vilão na verdade é meio patético e nem aparece tanto), mas a personagem Hilda, irmã do demônio, é enigmática e apresenta bastante complexidade. Achei que ela foi bem desenhada/animada e suas expressões faciais conseguiram transmitir o conflito dentro dela.

O filme tem algumas músicas muito bonitas, principalmente as cantadas por Hilda. A arte infelizmente não envelheceu tão bem e, apesar de os cenários serem bonitos, o desenhos dos personagens é bem datado.

Com exceção dos momentos de conflito de Hilda e de algumas cenas de convivência com os aldeões, o filme não me empolgou muito. A batalha contra o vilão se resolve muito facilmente e alguns temas foram abordados com superficialidade. Eu esperava mais da parte em que Horus cai na floresta e achei que o que viria pela frente seria uma viagem visual e assustadora, mas ele consegue sair de lá com uma solução repentina e sem graça. Também achei o filme meio arrastado, me pareceu ter bem mais que 1:20 de duração.

Concluindo: não é o melhor filme do mundo, mas também não é ruim. Vale para quem gosta de animações antigas ou para quem, como eu, quer conhecer os trabalhos mais antigos do Takahata.

2 comentários:

  1. Adorei seu projeto!! Com certeza vou me aproveitar da situação e assistir aos filmes depois que você postar sua opinião aqui! :P
    Esse não empolgou muito não, mas vou tentar achar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! É, Horus não foi dos filmes mais empolgantes, mas logo chego nos filmes mais interessantes do estúdio.

      Excluir