quinta-feira, 23 de abril de 2015

O talentoso Ripley

Título: O talentoso Ripley
Autora: Patricia Highsmith
Editora: Companhia de Bolso

Tom Ripley, um talentoso manipulador e imitador, vivia de pequenos golpes em Nova York até que surge diante dele uma oportunidade inesperada. Herbert Greenleaf, pai de Rickie, um amigo não muito próximo seu, pede que Tom vá à Itália para convencer o filho a voltar para os Estados Unidos para assumir a empresa da família. Tom vai, satisfeito com as férias pagas, e se aproxima de Rickie, usando de todo o seu poder persuasivo para conquistar a aprovação do jovem, e desenvolve uma amizade obsessiva e um fascínio pelo estilo de vida de Rickie.

Esse livro ficou um pouco aquém das minhas expectativas. Por ser um livro bem famoso e, no geral, bem avaliado, eu esperava que ele fosse um pouquinho mais interessante. No começo julguei que minha falta de interesse no livro se devia à falta de tempo para sentar e ler o quanto eu quisesse de uma vez, e isso se confirmou quando eu finalmente tive mais tempo para ler e comecei a me envolver com a história, mas quando terminei o livro, fiquei levemente decepcionada. E não sei dizer exatamente por quê. Não é um livro ruim, os personagens principais são bem construídos e a trama tem seus momentos de tensão, mas não me marcou.

Me desculpem pela resenha que não diz nada de importante. Não sei muito o que dizer do livro e escrevi só para cumprir a obrigação no Desafio Skoob mesmo. ._.

6 comentários:

  1. Eu só me lembro do filme, e que gostei da história.
    Também escolhi um livro da Patricia Highsmith para o desafio de abril, mas parece que tive mais sorte que você. Agora só falta escrever...
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não vi o filme, mas pretendo assistir. O livro que você escolheu parece mais interessante que esse.

      Excluir
  2. Realmente, eu esperava uma avaliação mais positiva, apesar de não saber quase nada do livro. Pelo visto não fez jus à fama, pelo menos com vc.
    Eventualmente lerei para saber se minha opinião bate com a sua. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a fama do livro influenciou demais minhas expectativas :/

      Excluir
  3. Oi, Ligia.
    Chato qdo um livro não atende às nossas expectativas... mas acontece...
    Já ouvi falar do filme, mas ainda não assisti...
    Bjos,
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As expectativas é que são as culpadas, eu acho :P
      Também não vi o filme, mas dizem que é bom.

      Excluir