sexta-feira, 13 de março de 2015

Morte no Nilo

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: Record

Sempre torci um pouco o nariz para a Agatha Christie porque nenhum livro dela tinha me agradado muito (não que eu tivesse lido muitos). Aí eu me bandeei para o team Conan Doyle, até reler/ler uns livros dele e descobrir que não curti tanto assim. Aí concluí que não gosto muito de romances policias dos mais tradicionais, o que é uma conclusão equivocada, porque gostei bastante de A vingança da Cagliostro do Maurice LeBlanc. Aí li Morte no Nilo e simplesmente não consegui largar até terminar de ler. E aí, finalmente, concluí que, ok, a Agatha é legal, sim.

O que mais me interessou no livro foram os personagens. Como o crime só acontece lá pela página cem, temos bastante interação informal entre os personagens enquanto eles estão lépidos e faceiros em sua viagem ao Egito. Temos a mocinha humilde e bondosa viajando com a prima rica esnobe, a escritora excêntrica decadente e sua filha mal humorada, a mãe e o filho inseparáveis, o jovem comunista (que eu achei muito engraçado) e, claro, o casal de recém casados sendo perseguidos por uma mulher ciumenta. A maioria deles é um tanto exagerada e peculiar, mas isso funcionou bem na história.

O final me surpreendeu, porque eu nunca consigo descobrir quem é o culpado. Tento ler com atenção e voltar atrás para reler trechos, mas nunca chego nem perto de descobrir o criminoso. Isso às vezes é um pouco frustrante, mas também é bom porque eu sempre fico com aquela sensação de "nossa, escritor, como você foi engenhoso!!!".

Morte no Nilo foi uma leitura deliciosa e me redespertou a vontade de ler romances policiais. Se você nunca leu Agatha Christie ou, como eu, não gostou muito do que leu dela até aqui, talvez esse seja o livro certo! ;)

Livro lido para o Desafio Literário Skoob, tema: escritoras.

8 comentários:

  1. Oi, Lígia! Bom, ler esse tipo de comentário sobre a escritora. Ganhei, recentemente, uma edição bonitinha de a "Morte no Nilo", e por isso, este livro está na minha lista de leitura. Beijos!

    http://www.the-dearest-room.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições novas da Agatha Christie são tão lindas, pena que a que eu li é da biblioteca e é feiosa. :(

      Excluir
  2. Adoro Agatha Christie, mas ainda sou team Sherlock! hahahaha
    Já leu O Caso dos 10 Negrinhos? Parece que ele mudou de nome e não sei o nome novo, mas é sensacional!! O melhor dela que li e realmente me fez pensar: "nossa, escritor, como você foi engenhoso!!!" hehehehe
    Esse aí não li ainda, mas assim que eu tiver dinheiro vou comprar alguns daquela edição nova maravilhosa e talvez esse aí venha no bolo! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda preciso ler mais livros dos dois autores para me decidir por um time. Ainda não li O caso dos 10 negrinhos (acho que o nome novo é algo como "E não sobrou nenhum"), mas é um dos que mais quero ler.

      Excluir
  3. Vergonhosamente nunca li nada da Agatha.
    Daniela Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo fala tanto dela que é difícil não ficar com vontade de ler, né?

      Excluir
  4. Os personagens "lépidos e faceiros" na viagem, só reparei que você escreveu isso agora, hahaha (note que nem em blogs que eu gosto eu leio as sinopses direito)
    (comentário muito relevante)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não lê direito as minhas incríveis resenhas??? ;-;

      Excluir