domingo, 8 de março de 2015

Mangá: Suiiki


Título: Suiiki
Autora: Yuki Urushibara
Volumes: 2
Capítulos: 12
Ano: 2009-2010
Revista: Afternoon

Em um verão atípico, com um calor abrasador e falta de chuva, Chinami, uma jovem estudante, começa a sofrer com desmaios inesperados. Esses desmaios a transportam para um pequeno vilarejo à beira de um rio cristalino, onde ela conhece um menino e seu pai. Fascinada pelo rio, pelas chuvas e pelo ambiente refrescante, tranquilo e misterioso, Chinami se sente estranhamente atraída pelo local, que parece parado no tempo e guarda muitas lembranças do passado.

Suiiki é uma mangá curtinho da autora Yuki Urushibara, que também criou Mushishi. Infelizmente ainda não li Mushishi, mas já assisti ao anime, que é uma obra-prima que acho que todo mundo deveria assistir, e isso basta para me deixar com vontade de ler todos os mangás que essa mulher escreveu (que são poucos, apenas três). 

Assim como em Mushishi, o forte do mangá é criar uma atmosfera tranquila e agradável que realmente faz o leitor imergir na história. Não é uma mangá cheio de acontecimentos que te faz virar as páginas freneticamente; está mais para uma leitura sossegada em um dia de chuva (ou em um dia de calor insuportável, quem sabe), sem nenhuma preocupação na mente. 

Outra semelhança com Mushishi é a presença de elementos sobrenaturais que realçam aspectos dos relacionamentos humanos. Em Mushishi, o foco não são os mushis em si e sim como eles interferem na vida das pessoas. Aqui, a viagem no tempo/espaço e a lenda sobre o vilarejo servem para desenterrar memórias e reforçar os laços entre a família de Chinami.

A arte do mangá é muito bonita. Os personagens seguem um estilo bem simples, mais realista que a média, que pode desagradar alguns pela semelhança que apresentam entre si, mas que eu particularmente gosto. Os cenários são o ponto forte da obra, sempre desenhados com capricho e bastante realismo. Também gostei bastante do enquadramento usado em algumas cenas, principalmente nas transições entre mundos quando Chinami desmaia ou acorda. Fiquei fascinada pelas cenas em que o mundo "real" se mistura ao mundo aquático, como nas imagens que escolhi para o post.

Suiiki talvez não seja um mangá que eu recomendaria para qualquer um, por seu desenvolvimento mais lento, mas acho que ele merece uma chance. Infelizmente ele não é muito popular e as chances de ser lançado no Brasil são quase nulas, então a única opção é recorrer aos scans na internet.

2 comentários:

  1. Que imagens bonitas! Não parece ter o estilo de mangá mais tradicional, fiquei com vontade de ler. :3

    ResponderExcluir