quinta-feira, 19 de março de 2015

Culpados


Título: Culpados
Autora: Kate Chopin
Editora: Horizonte

Em uma das minhas primeiras aulas de literatura na faculdade, lemos um conto da Kate Chopin. Não lembro do que se tratava o conto, mas lembro que gostei bastante e fiquei com vontade de ler outras obras da autora, o que só fiz agora, cerca de cinco anos depois.

Escolhi ler Culpados agora em março, no mês das escritoras do Desafio Literário Skoob, porque é um livro que trata da situação feminina no final do século XIX. A protagonista, Thérèse, é uma mulher que decide administrar sozinha a fazenda do marido na Louisiana após a morte dele. A instalação de uma serraria em sua propriedade traz mudanças para a região e também traz David Hosmer, o administrador, que se apaixona por Thérèse, mas é recusado por ela por ser divorciado.

O livro trata de assuntos pouco abordados na época, como o divórcio e a independência feminina, além de retratar a sociedade crioula da Louisiana, que eu particularmente acho fascinate, com sua mistura de raças e culturas.

Por mais que eu tenha gostado de boa parte do livro, algumas coisas me desagradaram. Não consegui gostar do romance entre Thérèse e Hosmer e da imposição que Thérèse fez a ele em relação ao divórcio. Sei que divórcio era um tabu na época, mas a atitude deles não trouxe felicidade para ninguém e só fez a Fanny sofrer. Algo no estilo da escrita me desagradou; não sei explicar direito o que é, mas ele às vezes parecia meio truncado e não fluia. Talvez seja um problema da tradução ou talvez seja um problema meu, que li muitos livros de leitura rápida em seguida e fiquei mal acostumada.

O livro foi publicado pela Editora Horizonte, que tem essa coleção Mulheres e Letras com uma proposta interessante de publicar apenas escritoras, mas pisou na bola na revisão. Encontrei muitos errinhos, principalmente de vírgulas em lugares indevidos. Em geral não gosto de criticar essas coisas porque eu também trabalho nessa área e sei que todos erram, mas nesse caso eu realmente me incomodei.

A Kate Chopin não é tão conhecida aqui no Brasil, o que é uma pena. Pelo pouco que li, ela foi uma autora a frente de seu tempo e, apesar de eu não ter gostado tanto de Culpados, sua obra posterior , composta principalmente de contos, parece ser fascinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário