sábado, 28 de março de 2015

Grande irmão

Título: Grande irmão
Autora: Lionel Shriver
Editora: Intrínseca

Pandora é uma mulher realizada profissionalmente com uma vida familiar e amorosa satisfatória. Seu irmão mais velho, Edison, é um pianista de jazz cujos dias de glória ficaram no passado. Sem dinheiro nem para pagar o aluguel, ele se hospeda com a irmã por alguns meses. Para a surpresa de Pandora, Edison, que antes era esbelto e elegante, agora pesa 175 quilos. Preocupada com a saúde do irmão, Pandora oferece ajuda e propõe a ele uma dieta radical, colocando o próprio casamento em risco.

Depois de Precisamos falar sobre o Kevin, que foi uma leitura incrível, saí comprando os livros da Lionel Shriver sempre que os via em promoção. Resultado: tenho quatro livros dela, sendo que só um tinha sido lido. Finalmente tirei um pouco do peso na consciência e li mais um livro da autora.

Grande irmão aborda de forma crítica o problema da obesidade, falando tanto do impacto que ela pode ter sobre a saúde quanto do preconceito com que as pessoas gordas são vistas pelos outros, como se a obesidade fosse uma falha moral ou mera falta de força de vontade. A autora também reflete sobre o papel social da alimentação, o que achei muito interessante, pois nunca tinha pensado muito sobre isso.

Apesar de eu ter gostado bastante da leitura, não me envolvi tanto quanto esperava. Talvez isso se deva em parte a eu ter achado alguns personagens meio caricatos/exagerados, principalmente Edison e Fletcher, o marido de Pandora. Também pode ser porque achei que o livro tem um tom um pouco mais "conscientizador" do que eu imaginava, mas isso é esperado, já que a própria Lionel Shiver teve um irmão que morreu em decorrência da obesidade.

O que me interessou mais no livro foi o lado familiar da coisa: a cumplicidade entre os irmãos que dividem um passado comum e gostam de ficar zombando do pai obcecado pela fama, a fragilidade do casamento entre Pandora e Fletcher, o relacionamento entre Pandora e os enteados e as reflexões sobre até que ponto devemos nos sacrificar pela família.

Não acho que o livro chegue perto da intensidade que é Precisamos falar sobre o Kevin, mas também é um livro que não hesita ao tratar de assuntos difíceis e causar incômodo, e esse é seu grande mérito.

5 comentários:

  1. Gostei da resenha, Ligia. Mas, acho que não compraria o livro, não neste momento, por melhor que fosse a promoção.
    Acho que deve ser aquele medo histórico que tenho de livros/autores no topo das listas,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marta. Não precisa ter medo da Lionel Shriver não, ela não é tão popular assim e tem alguns livros dela que são bem pouco comentados. É uma autora que vale a pena conhecer.

      Excluir
  2. Preciso muito ler alguma coisa da Lionel....
    Precisamos falar sobre Kevin é muito comentado, mas não sei porque esse livro me chama mais a atenção, vamos ver se aproveito alguma promoção.
    Bjus,

    Dani Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, leia! Os livros da Lionel vira e mexe estão com desconto. Comprei O grande irmão por uns seis reais e no momento ele está por 4,90 na livraria Cultura *dica*

      Excluir
    2. Vem você fazendo aumentar nossa pilha de livros... e quem resiste?

      Excluir