quarta-feira, 11 de março de 2015

A esperança

Título: A esperança
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco

Li esse livro sem lembrar direito das coisas. Segundo meu bloquinho de leituras, li Jogos Vorazes no final de 2010 e Em chamas no começo de 2014. Muita coisa se embaralhou na minha mente entre essas leituras e a de A esperança, portanto era de se esperar que eu iniciasse o livro meio perdida, sem lembrar direito em que ponto a história parou e sempre tendo que parar para pensar sobre quem é o fulano ou o beltrano. Mas logo isso não importava mais porque eu fui totalmente absorvida por esse livro.

Gosto bastante dos dois primeiros volumes da trilogia, mas toda a coisa da arena sempre me pareceu meio forçada e, apesar de os livros trazerem reflexões muito interessantes e críticas à sociedade, achava eles mais leves do que deveriam ser. Com A esperança foi diferente. Não sei se é porque finalmente temos uma visão mais ampla da sociedade ou se é porque a Katniss estava perdida e arrasada nesse livro, mas o achei bem mais real do que os anteriores. E mais doloroso.

Algumas coisas continuam me desagradando. As cenas de ação não me parecem muito plausíveis, o ritmo é bem irregular e alguns acontecimentos são questionáveis. Outras coisas melhoraram nesse livro em relação aos anteriores: o triângulo amoroso não me incomodou porque pareceu perder parte do peso e, como a Katniss estava mais vulnerável que o normal, achei muito mais fácil gostar dela. Sei que muitos leitores não gostam da personagem nesse livro, mas eu a achei muito mais humana e não consegui não sentir empatia.

Gostei muito do final, e isso é muito importante, porque finais raramente me agradam. Parece que sempre há alguma solução fácil demais ou todos acabam felizes demais ou o final é agridoce mas ainda assim mais feliz do que eu gostaria. Nesse caso, o final realmente me tocou e me fez pensar.

Não sei se A esperança vai me marcar por muito tempo, não sei nem se é um livro que eu releria, mas enquanto eu estava lendo eu adorei.

Livro lido para o Desafio Literário do Tigre (tema: de distopia) e para o Desafio Literário Skoob (tema: escritoras).

4 comentários:

  1. Nossas opiniões ficaram bem diferentes... Não sei se é porque escrevi a resenha muito tempo depois de ter lido, mas acabei ficando bem mais crítica do que achava que seria, hehe. Sei lá, eu gostei bastante de ter lido a série, mas no final não a vejo com muito carinho, sabe? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é crítica demais, humpf. Também não vejo a série com muuuito carinho, mas considerando tudo o que poderia me desagradar, eu achei que as coisas se desenvolveram bem.

      Excluir
  2. Ligia,
    Eu também gostei bastante do final, achei plausível. Geralmente esses livros tem finais onde miraculosamente fica tudo bem, mas essa coisa meio doce e amarga faz o livro, na minha opinião, ser um YA acima da média.

    ResponderExcluir