terça-feira, 9 de setembro de 2014

Top 10: música clássica

Depois de ler As variações de Lucy e ver o que a personagem comentava sobre suas músicas preferidas, resolvi fazer uma listinha com as minhas músicas clássicas preferidas.

Minha relação com a música clássica é um pouco diferente da que tenho com a música "popular". Em geral para uma peça me conquistar eu preciso ouvi-la várias vezes ou ela precisa fazer parte de um ~momento especial~. Consequentemente, a maioria das músicas que gosto faz parte de algum filme/anime ou é de flauta doce.

Obs: como algumas das músicas preferidas da Lucy eram super clichê, me senti no direito de ter uma seleção clichê também.

Sinfonia nº 6 (Pastoral) - Beethoven


Conheci essa sinfonia pelo filme Fantasia, como boa parte das pessoas. Toda aquela folia na Grécia antiga, com pégasos, centauros, cupidos e cia, sempre me cativou, e são essas as imagens que me veem a mente quando ouço a música. Por ser uma peça que conheço tão bem, ela deve ser a única sinfonia que eu acho fantástica de cabo a rabo, sem nenhuma parte mais chatinha ou enfadonha.
É uma música alegre e vivaz, com lindos momentos de delicadeza. Gosto particularmente quando os instrumentos de sopro estão em destaque.

Concertos de Brandenburgo nº 4 - J. S. Bach


Conheci esses concertos quando estava procurando peças para flauta doce no YouTube. Descobri recentemente que gosto muito de música barroca, e essa série de concertos do Bach é fenomenal. O quarto concerto é meu preferido por causa das flautas doces, e eu amo esse primeiro movimento (principalmente na parte por volta dos 2:30).

Fantasias para flauta solo - nº 3 - Telemann


Acho que já é a terceira vez que posto esse vídeo do Brüggen aqui no blog. Não sou muito fã de solos em geral, mas esse é fantástico e muito bem executado. O começo dessa música sempre faz minha alma se arrepiar um pouquinho.

Concerto para oboé e orquestra em dó menor (1º movimento) - Mozart


Conheci esse concerto assistindo o anime Nodame Cantabile e para mim ele foi o melhor momento musical da série. O primeiro movimento foi tocado na íntegra, o solista era um dos meus personagens preferidos e foi tudo mágico. Foi com essa música que passei a gostar de oboé, porque antes acho que eu nem sequer sabia direito qual era o som do instrumento. :X

Grande missa em dó menor (Kyrie) - Mozart


Se você já assistiu Bicicletas de Belleville, talvez se lembre da travessia do oceano Atlântico de Madame Souza no pedalinho. Há uma tempestade e essa música do Mozart toca, acrescentando dramaticidade à cena. Acho essa uma cena muito impressionante e essa música mais ainda. Em geral não gosto tanto de música com coral, prefiro que os instrumentos sejam o foco, mas essa é a exceção.

Quatro estações (Verão) - Vivaldi


Música super batida, mas eu amo. Adoro as músicas mais vibrantes do Vivaldi, com os momentos rápidos e exuberantes. Gosto bastante do Inverno também, mas no caso do Verão gosto dos três movimentos, enquanto no Inverno é mais do primeiro mesmo.

A morte e a donzela - Schubert


De vez em quando vou aos concertos do Centro Cultural São Paulo e gosto bastante, é de graça, tranquilo, sem pompa e quase sempre vazio. A vez que não estava vazio foi quando fui ver o Quarteto de Leipzig. Acho que foi a única vez que a sala lotou. E lotou com motivo, porque o quarteto é excelente e foi o melhor concerto em que já fui. Das músicas que eles tocaram, a que me marcou foi essa do Schubert, o segundo movimento em especial. Meus momentos preferidos: a partir dos 13:40, com as cordas dedilhadas e o violino, e por volta dos 20 minutos, quando fica dramático e o violoncelo aparece bem forte; lembro que quando ouvi essa parte no concerto achei o máximo. :3

Concerto para flauta doce em dó menor - Vivaldi

(começa só por volta de 2:20)

Para quem gosta de flauta doce Vivaldi é um compositor muito especial, porque ele tem vários concertos para flauta que são uma delícia de ouvir. Esse é um dos mais conhecidos e tem umas partes rápidas que devem ser dificílimas de tocar. Uma coisa que gosto nas músicas do Vivaldi é que, em concertos, elas quase sempre animam o público e fazem as pessoas balançarem a cabeça e baterem o pé. :P

Assobio a jato (1º movimento) - Heitor Villa-Lobos


Essa peça é a exceção do meu top 10. Não vi ao vivo, não é de flauta doce, não faz parte de nenhum filme/etc que eu tenha visto. Conheci ao baixar uma porção de músicas do Villa-Lobos porque eu estava atrás de uma que tinha ouvido em aula. A da aula foi encontrada e mais tarde deletada, mas essa aqui ficou. Gosto da combinação da flauta com o violoncelo.

O quebra-nozes - Tchaikovsky


Essa também conheci vendo Fantasia e reouvi inúmeras vezes no meu CD com os balés mais famosos do Tchaikovsky e mais inúmeras vezes assistindo patinação no gelo (das minhas escolhas deste top 10, essa é a única música constantemente usada por patinadores). Minha parte preferida provavelmente é a Valsa das Flores.


Bom, esse é o meu top 10, faça o seu você também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário