terça-feira, 30 de setembro de 2014

#BookadayBrazil - 2ª parte

Metade final dessa tag. (primeira parte aqui)

16. Um livro para transformar alguém em um leitor
Difícil essa... Acho que depende muito da pessoa e da faixa etária.
Para crianças eu recomendaria algo do Roald Dahl. Para adultos, não sei.

17. Um livro que represente o seu país
Macunaíma - Mario de Andrade
Para mim esse livro é meio que uma síntese do Brasil e é por isso que o escolho aqui.

18. Um livro favorito escrito por uma mulher


Harry Potter - J.K. Rowling
Harry Potter de novo porque sim!

19. Um livro premiado favorito


Andar duas luas - Sharon Creech
Ganhou a medalha Newberry, prêmio americano para livros infanto-juvenis que eu tenho em alta consideração. Entre os vencedores há livros dos quais gosto muito, como Ponte para Terabítia, O doador e Buracos. Esse livro é uma coisa fantástica, mas preparem os lencinhos que ele é de fazer chorar.

20. Um livro recomendado pelos seus pais
Os meninos da rua Paulo, Ferenc Molnár.
Meu pai me recomendou e desde então eu li e reli e amei com todas as minhas forças.

21. Um livro que você leu para a escola e amou


Contos da rua Brocá - Pierre Gripari
Nunca fui dessas que odeia as leituras obrigatórias e gosto bastante de vários livros de vestibular, mas os livro para a escola que mais amei foram os de quando eu era mais nova. Contos da rua Brocá foi o mais marcante e estimulava a minha imaginação com suas histórias estranhas e engraçadas, suas casas de cinco francos, as bonecas engolidas por tubarões, as meninas que cuspiam cobras, os sapatos com vida própria... Bruxa vagabunda, cuide bem da sua...!

22. Seu livro de poesias favorito
Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles
Não sou muito de ler poesia e não me lembro de ter lido muitos livros do gênero, mas Ou isto ou aquilo é muito divertido e encantador e tinha um poema que parecia feito especialmente para mim, "Uma palmada bem dada", haha.

23. Um livro que se passa em um país que você gosta ou sonha em visitar


E depois - Natsume Soseki
Gosto bastante do Japão, mas nunca tive muita vontade de viajar para lá, até ver os posts no JustLia sobre a viagem dela e ficar fascinada. Apesar de eu não ter gostado tanto do E depois quanto esperava, ele é especial para mim por se passar em um período histórico que me interessa, o início da era Meiji.

24. Um livro que fez você questionar tudo


O dia do curinga - Jostein Gaarder
No começo pensei em distopias, que sempre me fazem questionar a sociedade em que vivemos, mas depois optei por O dia do curinga, que traz algumas reflexões muito interessantes nas filosofices dos personagens e na própria estrutura narrativa.

25. Seu personagem polêmico preferido
Kevin Katchadorian, de Precisamos falar sobre o Kevin - Lionel Shriver
Foi o único que me veio à cabeça. :P

26. Um livro que combina com dias de sol


As irmãs Penderwick - Jeanne Birdsall
Sou mais de livros com um pé na melancolia, que vão melhor com um dia nublado, quem sabe uma leve garoa, então demorei bastante para achar um que se encaixasse nessa categoria. As irmãs Penderwick é um livro fofo e divertido, desses livros singelos que te faz se sentir bem.

27. Um livro que tenha uma personagem feminina marcante
Garota exemplar - Gillian Flynn
Para o bem ou para o mal, impossível esquecer de Amy.

28. Um livro que você já comprou muitas vezes para dar de presente
Nenhum. Não costumo dar muitos presentes já que não tenho vida social :P

29. Um livro brasileiro que pouca gente leu


Unhas - Paulo Wainberg
Só conheço uma pessoa que leu, em um desafio literário, faz tempo. Depois disso, nunca mais ouvi falar sobre esse livro ou sobre o autor.

30. O melhor livro que você leu em setembro


Luna Clara & Apolo Onze - Adriana Falcão
Fiquei dividida entre esse e Ciranda de Pedra, mas Luna Clara me conquistou de uma maneira que poucos livros conseguem. ♥

3 comentários:

  1. Eu tou impressionada com o tanto de bichinhos de pelúcia que vc tem! Talvez até mais que eu! hahahahahaha
    Adoro!!

    ResponderExcluir
  2. Samy, metade dos bichinhos é da minha irmã. Somando todos tem mais de 30! :)

    ResponderExcluir