quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sakura Card Captors: filmes e curtas



Na verdade isso era para ser parte da minha retrospectiva de setembro, mas minha resenha do segundo filme foi ficando cada vez maior, então achei melhor fazer um post próprio.

Para quem não sabe, Sakura Card Captors é um anime de 1998, baseado em um mangá do CLAMP, que passou aqui no Brasil por um bom tempo no Cartoon Network e tornou mágicas as tardes/manhãs de muita gente por aí. É sobre uma menina que acidentalmente liberta umas cartas mágicas e precisa recapturá-las, o que não parece tão atraente assim, mas tudo no anime/mangá é tão fofinho e os personagens são tão adoráveis, divertidos e bem-desenvolvidos que a fórmula aparentemente repetitiva e banal de capturar-uma-carta-por-episódio não cansa nem um pouco, e quando percebemos, nós telespectadores estamos "emotionally invested" e não há mais como voltar atrás.

Sakura foi meu anime preferido quando eu era adolescente. Eu não perdia um episódio e lembro até hoje do baque emocional que senti quando o anime chegou ao fim. O tempo passou, outros animes vieram e talvez Rurouni Kenshin tenha ocupado a posição de "anime preferido emocionalmente" que antes era de Sakura. Apesar disso, ele continua sendo um dos meus queridinhos e sobreviveu com louvor a uma sessão de "vamos rever isso aqui de quando eu era mais nova e ver se continuo gostando ou se acho uma baboseira só". Também reli o mangá recentemente e, meu deus, que coisa linda!

A arte do mangá é muito linda ♥

Apesar de eu amar Sakura, só fui assistir o primeiro filme e os curtas do OVA agora, então não sei se essas seriam minhas opiniões se os visse quando minha sakuramania estava no auge.



Sakura - O filme

Sakura ganha uma viagem para Hong Kong em um sorteio e leva sua turminha para a viagem. Lá encontra uma misteriosa e poderosa feiticeira que guarda ressentimento do mago Clow e quer descontar na card captor.

O filme começa bem legal, com aquela pegada cotidiana e a turminha turistando e curtindo um ambiente diferente, mas assim que a trama começa pra valer o filme fica meio chato. A história não é ruim, mas me pareceu meio lenta e talvez tenha um estilo mais sério que não combina muito com o anime. Talvez o verdadeiro problema seja que ele não foca muito no desenvolvimento dos personagens e para mim essa é que é a graça de Sakura.



Sakura e a carta selada

O segundo filme da card captor funciona como a conclusão do anime, que terminou meio em aberto em relação aos sentimentos de Sakura por Shoran. Eu já tinha visto esse filme faz tempo, na época que vendia o VHS em bancas de jornal, e não gostava muito, talvez por ele se concentrar demais no romance Sakura x Shoran. Hoje, um pouco mais distanciada emocional e temporalmente do anime, acho o filme bem legal. As partes cômicas e cotidianas estão bem de acordo com o resto da série e as partes de aventura e ação são bem melhores que as do primeiro filme. O que me incomodou foi:

1) A cara de sofrimento que a Sakura faz toda vez que vai tentar se declarar para o Shoran. Entendo que ela seja tímida, mas ela já sabe que o menino gosta dela e está certa dos próprios sentimentos, então não deveria ser tão difícil se declarar e não precisa fazer essa cara de choro/dor.

2) O fim. O problema vai aumentando e ameaçando destruir tudo e todos. Como Sakura resolve as coisas? Com uma conversinha de um minuto! Tudo bem, o filme é sobre o amor e o amor resolve tudo, mas me pareceu algo bem "opa, gastamos tempo demais em cenas de ação no parque de diversões e em quase-declarações da Sakura e agora temos que resolver tudo em cinco minutos!".

Apesar das críticas, achei o filme muito agradável de assistir e digno do resto do anime. Em vários momentos fiquei com aquela sensação boa de awnnnn ♥ que só animes como Sakura conseguem provocar.


Leave it to Kero-chan!

Esse é um especial hilário de dez minutos com Kero e Suppy disputando o último takoyaki do prato. Sem querer o takoyaki é arremessado pela janela e os dois mascotes saem em uma perseguição desenfreada pela cidade. O especial conta com a presença do grande Yamazaki para abrilhantar a situação.


Especiais

São três episódios curtinhos de cinco minutos. O primeiro é como um making-of da abertura e tem uma parte hilária com o Kero com voz de Yukito. No segundo Sakura e Tomoyo fazem bolos com a ajuda de Eriol, mas os doces desaparecem misteriosamente. E o último é o melhor e me fez rir muito porque tem o Yamazaki como centro e uma importante questão que não vou contar aqui para não estragar, hihihi.

Um comentário: