segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Randomicidades do mês: agosto/2017

Agosto foi um mês bem movimentado em questão de leituras, filmes e séries, então vou dividir o post em duas partes. Primeiro vamos às leituras.

Livros lidos
 

Miramar - Naguib Mahfouz
Nota: 3


Coisa de louco - John O'Farrell
Alice e David são pais super-zelosos que fazem de tudo pelo bem de seus filhos, chegando ao ponto de fazer uma prova pela filha mais velha para garantir que ela passe no exame de admissão de uma escola de elite. Todas as pessoas com quem convivem fazem parte da mesma bolha rica, competitiva e preocupada em excesso com os filhos. O livro é uma sátira a esse tipo de comportamento e é bastante divertido em seus exageros.
Nota: 3


Vulgo Grace - Margaret Atwood
A partir de um caso real, a autora conta a história de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ajudar a assassinar o patrão e a governanta. Alguns anos após o crime, muitas pessoas acreditam na inocência dela, e um médico tenta investigar e compreender quem realmente é Grace. Achei o livro um pouco cansativo em alguns momentos, mas gostei bastante da construção dos personagens e do estilo da narrativa.
Nota: 3,75


Kenshin Kaden - Nobuhiro Watsuki
Livro com entrevistas, curiosidades, fichas dos personagens etc. sobre o mangá Rurouni Kenshin (meu mangá favorito da vida). Ele tem um material bem interessante, mas preferiria que trouxesse mais coisas novas e não se ocupasse tanto do resumo da história, que ocupa cerca de metade do livro.
Nota: 3


Botchan - Natsume Soseki
Um jovem professor novato chega a uma cidadezinha para lecionar matemática na escola local. Desacostumado com o mundo conservador e sufocante de uma cidade pequena, impulsivo, arrogante e inexperiente, ele tem dificuldade em se adaptar ao local, principalmente ao lidar com os alunos bagunceiros e desrespeitosos e com os colegas manipuladores. É um livro leve e divertido. Não leia esperando uma obra muito profunda.
Nota: 4


Stealing Heaven - Elizabeth Scott
Danielle é uma jovem que foi treinada desde pequena para ser uma ladra. Ela e a mãe se especializaram em roubar prataria de casas de ricos e vivem viajando de um canto para outro à procura da próxima vítima. O problema é que Danielle não gosta disso, mas não tem coragem de contrariar a mãe, que é a única família que ela tem. Ao chegarem a Heaven, uma pequena cidade litorânea, ela sente mais do que nunca que gostaria de ter uma vida normal. Gostei da premissa do livro, dos personagens e do estilo gostoso de ler. O final não me pareceu muito convincente.
Nota: 3


A brincadeira favorita - Leonard Cohen
Romance de formação com toques autobiográficos sobre um jovem judeu de Montreal. Escrito em capítulos curtos que se asemelham a pequenos contos poéticos, o livro narra sua obsessão por mulheres e sexo, o relacionamento com os pais e com o melhor amigo. O protagonista é um personagem um tanto detestável e sua história de vida me parece um pouco genérica, mas isso não me incomodou muito.
Nota: 3,5


Objetos cortantes - Gillian Flynn
Camille é uma repórter de um jornal não muito importante em Chigago. Seu chefe a encarregou de uma tarefa: escrever sobre o desaparecimento de uma menina em sua cidade natal, que pode estar relacionado com o assassinato de outra garota no passado. Camille então volta à cidade e à família da qual queria distância. Escolhi ler esse livro porque estava com vontade de ler um thriller bem envolvente, desses que não dá vontade de largar, e felizmente ele correspondeu às minhas expectativas.
Nota: 4


Hotel Íris - Yoko Ogawa
O livro narra o relacionamento pouco usual entre uma jovem de 17 anos e um tradutor idoso. Mari está sempre trabalhando no hotel da família sob os olhos atentos da mãe e raramente tem tempo para si. Ao conhecer o tradutor, ela fica estranhamente fascinada pelo sujeito misterioso, e os dois mergulham em um relacionamento intenso. O livro é um tanto estranho e o relacionamento entre os protagonistas, um pouco mais perturbador do que eu estava esperando. Apesar disso, foi uma boa leitura.
Nota: 3

Quadrinhos


Fullmetal Alchemist - Hiromu Arakawa
Esse é um dos mangás mais famosos e elogiados por aí, o que pode ter me deixado com expectativas altas demais e feito eu me decepcionar um pouquinho. Ele narra as aventuras de dois irmãos que aprenderam alquimia para trazer a mãe de volta à vida, um grande tabu no mundo deles. A tentativa deles não dá certo: como consequência, um deles perde um braço e uma perna e o outro perde o corpo inteiro, tendo sua alma transplantada para uma enorme armadura. Os irmãos então partem em busca da pedra filosofal, que lhes dará poder para recuperar seus corpos originais, e acabam se envolvendo em mistérios muito maiores. O mangá apresenta personagens carismáticos, uma história interessante e coesa com alguma profundidade, um bom ritmo e um final bem redondinho. Ele é bom, mas não foi tudo o que eu esperava.
Nota: 3,75


A sakabatou de Yahiko - Nobuhiro Watsuki
História curtinha protagonizada pelo Yahiko alguns anos depois do fim da história original do mangá Rurouni Kenshin. Nela, Yahiko vai passar um tempo em um dojo de um conhecido da Kaoru e se envolve em um incidente. Sem Kenshin por perto, cabe a ele salvar o dia. É uma história simpática, boa para a fã nostálgica que eu sou.
Nota: 3,5

Aquisições


Eu estava meio por fora dos lançamentos de mangás, então, quando vi que A cidade da luz já tinha sido lançado, fui logo comprar. Aproveitei para levar também Joe Speedboat, que estava baratinho. A sakabatou de Yahiko é o mangá que faltava na minha coleção de Rurouni Kenshin.


Essas foram as compras da minha irmã. Estou muito curiosa a respeito de A Little Life. Essa capa de The Dispossessed é feia, né?

É isso. Depois eu posto sobre os filmes e cia.

4 comentários:

  1. Oi!
    Não tenho conseguido acompanhar os blogs/vlogs que sigo, mas aqui estou para me atualizar (tentar, pelo menos). Nunca tinha ouvido falar desse 'Miramar', mas fiquei interessada. Terminei 'Vulgo, Grace' esses dias e achei incrível (mas sou tendenciosa quando se trata da Atwood...hehe). 'Objetos Cortantes' é o único livro da Gillian que ainda não li, mas tenho ótimo pressentimento (amei os outros 3). Tentei ler esse 'Hotel Íris' uma vez, mas não estava rolando. Um dia eu tento de novo...
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michelle :)
      Preciso ler outros livros da Atwood. Seus posts sempre me deixam com vontade de conhecer mais da obra dela.
      Para mim, o livro da Gillian que falta ler é "Lugares escuros", e por enquanto o único que não gostei tanto foi "O adulto".
      "Hotel Íris" tem umas cenas meio desagradáveis de ler e um personagem bem chato, então entendo porque a leitura não rolou. :P

      Excluir
  2. Eu amei "Vulgo Grace". Quase não conseguia lagar o livro de tão interessante. Tu já leu outros romances da Margaret Atwood? "Kenshin Kaden" e "A Sakabatou de Yahiko" ♥ Concordo, "Botchan" é leve e divertido. Ainda tenho que comprar o meu exemplar de "A cidade da luz". Lígia, depois me diz se "Joe Speedboat" é bom. Tenho interesse nesse livro, pq pelo que entendi o protagonista gosta do Miyamoto Musashi. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li "O conto da aia" por enquanto (e amei!).
      Nem lembrava disso de "Joe Speedboat" e Musashi, mas acho que li sobre isso em alguma resenha. Agora fiquei mais curiosa para ler o livro. :P

      Excluir