Animes / séries
Mozart in the Jungle - 3ª temporada
Essa série sobre o mundo da música clássica é tão delicinha de se assistir, terminei a temporada em pouquíssimo tempo. A temporada se inicia com os personagens em Veneza, onde o protagonista vai reger uma famosa e temperamental cantora de ópera. Embora eu tenha gostado da mudança de ares, fiquei feliz em ver todos os personagens voltando para Nova York para resolver os problemas da greve dos músicos da orquestra. Eu não estava super animada em assistir a temporada quando ela foi lançada, mas foi só começar o primeiro episódio que lembrei o quanto gosto da série.
Nota: 3,75
Paradise Kiss
Anime sobre uma estudante do ensino médio focada nos estudos que tem sua vida transformada ao conhecer um grupo de estudantes de moda que a convidam para ser a modelo deles. O encontro a faz reavaliar suas escolhas e a pensar mais no que quer do futuro, afinal, ela sempre fez tudo o que os pais esperavam dela. Gostei bastante do anime, que apresenta personagens e situações realistas, um visual interessante e música de encerramento do Franz Ferdinand!
Nota: 4
Yami Shibai
Anime curtinho de terror com histórias baseadas em lendas urbanas. Com poucos minutos por episódio, a série faz um bom trabalho ao criar uma atmosfera de terror. O estilo simples da animação, inspirado no kamishibai (teatro de papel, uma forma de contar histórias com rolos com imagens), apesar de simples, colabora para o clima misterioso. Como qualquer série episódica, alguns episódios são meio fracos, mas no geral gostei bastante.
Nota: 4
Gangsta.
Na cidade de Ergastulum, controlada por diferentes facções, Worick e Nicholas são mercenários que aceitam trabalhos variados, de fazer entregas a se livrar de pessoas indesejáveis. Ao eliminar um cafetão, eles tomam Alex, uma prostituta nova na cidade, sob sua proteção, e ela passa a ajudá-los no trabalho. O anime começa bastante promissor, juntando personagens interessantes e um belo visual, mas começa a desandar logo. O ritmo fica um tanto apressado, a qualidade da animação dá uma caída lá pela metade final e o anime termina sem concluir nada da história, na expectativa de uma segunda temporada que dificilmente virá.
Nota: 3,25
Comecei a ver: Tsurezure Children, WWW.Working!!, Sengoku Choujuu Giga: Kou
Filmes
The Silenced (Lee Hye-yeong, Hae-Yeong Lee)
Assisti a esse filme sem saber nada sobre ele, só porque a imagem e a sinopse na Netflix me chamaram a atenção. É interessante ver um filme sem saber o que esperar, sem nem mesmo saber o gênero direito. No final, ele foi uma surpresa positiva. Ambientado na Coreia dos anos 30, o filme é sobre uma menina enviada a um internato/sanatório. Frágil e pouco assertiva, ela não é muito bem recebida pelas colegas, com uma exceção. Porém, esse é o menor dos seus problemas, pois coisas estranhas começam a acontecer. Gostei de como o clime de suspense é construído, das protagonistas e das atuações. O final, meio corrido e exagerado, decepciona um pouco.
Nota: 3,5
Kiss & Cry (Sean Cisterna)
Como sou fã de patinação no gelo, não pude deixar de assistir a esse filme que 1) cita Yuzuru Hanyu! 2) tem cenas gravadas no Cricket Club, local onde alguns patinadores famosos treinam; 3) o técnico da protagonista supostamente é o Shin Amano, juiz conhecido por sua rigidez. Apesar de ser um filme sobre uma patinadora, ele é, antes de tudo, um filme de doença. Mesmo sabendo disso, eu esperava que ele mostrasse um pouquinho mais de patinação, mas não, o filme prefere mostrar como a protagonista é inspiradora ao lutar contra o câncer, o que poderia render um filme minimamente decente se ela não fosse uma pessoa tão chata. Me sinto um pouco mal por achá-la tão irritante, porque o filme é baseado em uma história real e a atriz que interpreta a protagonista era amiga dela, mas... ela é chata. E o filme é fraco.
Nota: 2,5
A garota húngara (Attila Szász)
Outro filme que vi sem saber nada sobre e que acabou se revelando melhor do que eu esperava. Na década de 1910, uma jovem começa a trabalhar como criada na casa de uma prostituta abastada. Ela logo cai nas graças da patroa, que passa a mimá-la, provocando a inveja da governanta, que no passado foi muito próxima da patroa. Gostei de como os relacionamentos entre as três personagens são construídos.
Nota: 3,5
Curtas
Crac! (Frederic Back)
O curta de animação acompanha a trajetória de uma cadeira de balanço desde sua criação, mostrando as mudanças ao seu redor durante os anos. O filme é uma graça, com traço simples e cores suaves que lembram ilustrações de livros infantis.
Nota: 3,5
Inaka Isha (Koji Yamamura)
Adaptação do conto "Um médico rural" de Franz Kafka. No meio de uma noite gelada, um médico é chamado para cuidar de um doente, mas ele não tem um cavalo para transportá-lo. Um homem misterioso surge de um chiqueiro e oferece dois belos cavalos, que o médico aceita, partindo rumo a uma viagem cheia de acontecimentos estranhos. Nunca li o conto do Kafka e não sei o quanto a leitura me ajudaria a compreender a história, que é um tanto confusa e surrealista. A arte é incrível e combina perfeitamente com o clima de estranhamento do filme.
Nota: 3,75
Adoro suas dicas de curtas! Quero ver esses aí. E esse anime de terror (é fácil achar isso?). Nos últimos dias, tenho feito uma limpa na minha pasta de filmes sul-coreanos e assistido muita coisa boa. Quando fui marcar os filmes que vi no Filmow, descobri esse The Silenced e me interessei. Foi bom ver a indicação dele aqui :)
ResponderExcluirDá para assistir o anime no Crunchyroll: http://www.crunchyroll.com/yamishibai-japanese-ghost-stories
ExcluirTem cinco temporadas por enquanto, mas só vi a primeira. Dizem que algumas temporadas não são tão boas. :/
O cinema coreano tem muito filme interessante, né? The Silenced foi uma boa surpresa.
Valeu!
ExcluirPela sinopse, esse The Silenced me fez lembrar do livro 'A febre'. Não li ainda, mas parece seguir a mesma linha.