terça-feira, 20 de junho de 2017

Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros: 4 anos

Uma prova de que ando desanimada com o blog e com os desafios literários é que esqueci completamente do tradicional post de balanço de leitura do desafio Volta ao Mundo. Não só esqueci, como só fui lembrar dele dois meses depois! Mas tudo bem, antes tarde do que nunca, não é?

Não tenho lido obras de países muito diferentes recentemente, mas continuo em um ritmo estável em comparação com o ano passado. Os países novos que li desde o balanço do ano passado foram: Guatemala, Moçambique, Finlândia, Suíça, Turquia, Itália, Áustria, Equador, Indonésia e Albânia. Foram leituras um pouco mais eurocêntricas do que eu gostaria, no entanto, considerando que não pesquisei muita coisa e me concentrei em livros que tenho ou que já queria ler faz tempo, até que não estou tão mal.

Até o momento, li 53 livros de países diferentes, e o meu mapa está assim:


A lista de leituras está aqui, caso alguém esteja interessado.

Os países com o maior número de livros lidos desde que iniciei o desafio são os seguintes:

1. EUA (120)
2. Inglaterra (53)
3. Brasil (35)
4. Japão (31)
5. França (20)
6. Irlanda (7)
7. Hungria, Alemanha, Índia (5)
8. Portugal, Canadá, Austrália, Rússia (4)
9. País de Gales, Noruega, Israel, Itália, Finlândia, Chile, México, Coreia do Sul (3)
10. Escócia, Dinamarca, Espanha, Argentina, Peru, China, Angola, África do Sul, Nigéria (2)
11. República Tcheca, Holanda, Bélgica, Islândia, Áustria, Suíça, Albânia, Colômbia, Cuba, El Salvador, Honduras, Uruguai, Equador, Guatemala, Irã, Afeganistão, Paquistão, Indonésia, Turquia, Senegal, Marrocos, Zimbábue, Moçambique (1)

Vivo reclamando de como leio muito livro americano e não faço nada para mudar a situação, assim como, sempre que penso no meu desafio, fico com vontade de ler mais autores africanos, mas acabo não lendo. Acho que preciso me dar uma pressionada maior para sair da zona de conforto.

Se alguém tiver alguma recomendação de autores de países que ainda não li, ou mesmo de países que li pouco, eu aceito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário