segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Randomicidades do mês: dezembro/2016

Últimas randomicidades de 2016!

Livros lidos


Os Moomins e o dilúvio - Tove Jansson
O primeiro livro da série, narra as aventuras de Moomin Mãe e Moomintrol à procura de Moomin Pai. É um livro fofo, mas senti falta dos outros personagens (Muskarato, cadê você?) e não me envolvi muito com a jornada dos protagonistas.
Nota: 3

 

Beauty Is a Wound - Eka Kurniawan
Nota: 4


Budapeste - Chico Buarque
Nota: 4


A Wrinkle In Time - Madeleine L'Engle
Ouvi falar muito desse livro, que nos EUA é um desses clássicos infantis que todos leem e que muitos adoram. Infelizmente, acho que ele não envelheceu bem. Os personagens são irritantes, os conflitos são resolvidos com muita facilidade e o livro pouco explora os diversos cenários que apresenta, mas, como ele é o primeiro de uma série, talvez essas coisas sejam resolvidas nos livros seguintes. Eu não tenho como saber, porque não pretendo ler o resto.
Nota: 2,75


O beijo e outras histórias - Anton Tchekhov
Adoro os contos do Tchekhov, mas os desse livro não me agradaram tanto quanto eu esperava. Essa edição reúne alguns contos mais compridos e novelas, e talvez o meu problema seja que eu prefira os contos mais curtinhos do autor. De qualquer maneira, foi bom me reencontrar com o Tchekhov, que eu não lia faz tempo.
Nota: 3,5


Inferno no colégio interno & O elevador Ersatz - Lemony Snicket
Continuando com as desventuras dos Baudelaire, cheguei no ponto em que os grandes mistérios começam a aparecer e as coisas ficam mais empolgantes. Ri muito de algumas coisas sem noção do "Inferno...", principalmente da Sunny. "O elevador..." era o meu livro preferido da série. Na releitura já não tenho tanta certeza. Acho que ele deixou de ser tão in.
Nota: 4 para os dois livros


O museu do silêncio - Yoko Ogawa
Ótimo livro sobre um museólogo que aceita criar um estranho museu que, em vez de obras de arte ou relíquias históricas, reúne objetos dos habitantes locais que morreram. Gostei bastante do clima meio misterioso e de todos os detalhes sobre os objetos e a criação do museu. Quero mais Yoko Ogawa na minha vida!
Nota: 4,25

Quadrinhos


Gen, pés descalços - vols. 9 e 10 - Keiji Nakazawa
Terminei essa série de mangá sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra. Durante os dez volumes, acompanhamos Gen, sua família e amigos, vivendo em meio ao caos provocado pela bomba. O primeiro volume do mangá é excelente, mas senti que a história foi decaindo com o tempo, para retomar um pouco do fôlego no final. Chega um ponto em que as tragédias se tornam repetitivas, o discurso pacifista fica um pouco cansativo e as trapalhadas de Gen e cia. ficam exageradas, mas ainda assim, essa é uma boa série e uma leitura muito importante.
Nota: 4 para os dois volumes

Comecei a ler: Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen (CLAMP revivendo uma de suas séries mais queridas e eu revivendo a nostalgia).

Animes


Yuri!!! on ICE
Nota: 4


Tonari no Seki-kun
Anime curtinho sobre um menino que inventa as atividades mais mirabolantes durante a aula e sua colega de classe que tenta manter o foco no professor, mas quando percebe, acaba entretida pelas invenções de Seki-kun. É divertido ver qual é a brincadeira da vez, de shogi a uma família de robozinhos, passando por dominó e a criação de um breve filminho animado.
Nota: 3,75


Those Who Hunt Elves
Anime que eu assisti na época da Locomotion (saudades!) e decidi rever pela nostalgia. Ele é sobre um trio que foi parar em outro mundo devido a um feitiço mal feito e precisa recuperar os fragmentos do feitiço que se espalharam por aí e se fixaram na pele de elfas. Para isso, claro, eles precisam procurar as elfas e tirar a roupa delas. Premissa besta, mas o anime até que é divertidinho. Os personagens são legais, alguns episódios são hilários e, para um anime com essa sinopse, até que ele não é tão apelativo, muitas vezes nem mostram as elfas nuas, só as roupas voando. Ainda assim, só recomendo se você gosta de animes meio nonsense e despretensiosos.
Nota: 3

Comecei a assistir: Kuuchu Buranko, Gakuen Handsome

Filmes


Nekojiro-sou
Esse é um filme curto, de cerca de meia hora, sobre um gato que parte em uma jornada em busca da alma de sua irmã. É psicodélico, estranho e bem bonito.
Nota: 3,75


Chuumon no Ooi Ryouriten
Curta baseado em um conto do Kenji Miyazawa sobre dois caçadores que se perdem no meio da mata e vão parar em um estranho restaurante. O estilo meio rabiscado que parece feito a lápis e pastel e as cores escuras me agradaram muito. A história poderia ser mais assustadora. Há pelo menos mais duas animações baseadas nesse conto, essa que eu vi é a de 1991.


O rapaz e o monstro
Filme mais recente do Mamoru Hosoda (A menina que conquistou o tempo, Summer Wars, Crianças lobo). O filme começa promissor, mostrando um monstro que adota um garoto humano como discípulo. Irrascível e nada disciplinado, o monstro começa a melhorar seu comportamento com a convivência com o menino e ganha o respeito da comunidade. Porém, o que me desagradou no filme foi a parte final, com um conflito surgido do nada, que fez o filme parecer meio desconjuntado.
Nota: 3,5

Aquisições


Os dois de cima foram as minhas compras na Black Friday. Eu queria faz tempo "A vegetariana", que foi bastante comentado na blogosfera gringa, e aproveitei e levei esse livro do Herman Koch que estava baratinho. Os outros dois foram presente de Natal que eu e minha irmã ganhamos da minha tia. 

Foi isso! Em breve escreverei os post de retrospectiva do ano e meus planos para 2017. ;)

2 comentários:

  1. Lígia, teremos mais Yoko Ogawa em 2017. Se não me engano a Estação Liberdade vai publicar “A fórmula preferida do professor”.
    Tá gostando de “Cardcaptor Sakura: Clear Card-hen”?
    O curta de “Chuumon no Ooi Ryouriten (1991)” tem uma atmosfera interessante. Para mim ele passou mais uma sensação de desconforto pelo estilo da animação.
    Tinha me esquecido de assistir ao ultimo filme do Mamoru Hosoda. Lígia, sua nota baixou minhas expectativas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay! Mais Yoko Ogawa é sempre bom :3
      Por enquanto só li dois capítulos de Sakura, então é cedo demais para julgar. Só posso dizer que estou amando ver os personagens de volta e a arte fofinha do CLAMP, haha.
      Também estava quase esquecendo do filme do Hosoda, eu procrastinei muito tempo até assistir. :P Talvez seja bom ir de expectativas baixas mesmo, quem sabe ele te surpreende.

      Excluir