domingo, 22 de janeiro de 2017

Livro: A amiga genial

Título: A amiga genial
Título original: L'amica geniale: infanzia, adolescenza
Autora: Elena Ferrante
Tradutor: Maurício Santana Dias
Editora: Biblioteca Azul

Depois de muito protelar a leitura desse livro por um certo receio de não gostar tanto quanto todos gostaram, finalmente li A amiga genial e me rendi à Elena Ferrante.

Acho que todos já sabem mais ou menos sobre o que é o livro, então vamos nos ater ao básico: A amiga genial é o primeiro romance da série napolitana, sobre duas amigas, Lenu e Lila, que vivem em um bairro pobre de Nápoles. Narrado por Lenu, esse volume conta sobre o início da amizade entre as duas, a fascinação que Lila exerce sobre Lenu devido à sua esperteza, a vida cotidiana violenta da vizinhança, os esforços das duas para conseguir progredir na vida em uma época em que as mulheres não tinham muitas opções.

Em questão de enredo, o livro talvez não ofereça nada de incrivelmente inovador que justifique todo o rebuliço que ele provocou, mas há algo na escrita da autora que é viciante e delicioso e dá vida aos personagens e aos ambientes descritos. Achei o livro maravilhoso e digno dos elogios que recebeu por aí. Gostaria de conseguir explicar melhor por que gostei e tal, mas é tão difícil falar de livros que amei e tão mais fácil falar de livros que odiei... De qualquer forma, estou curiosa para continuar a história com o segundo volume da série!

Livro lido para o Desafio Livrada! (livro que você ganhou de um amigo).

4 comentários:

  1. \o/ Que bom que você gostou!
    Elena Ferrante é exatamente isso: uma história banal contada com extrema habilidade. Nos debates, alguém brincou que era um novelão mexicano que abordava assuntos importantes, e acho que é bem por aí. Prepare-se que ainda tem muita emoção pela frente! :)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li A Amiga Genial, mas espero conseguir ler este ano. Da Ferrante li: Dias de Abandono e A Filha Perdida. Gostei somente do primeiro. O outro achei mediano. Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A amiga genial" é uma leitura que vale a pena! Deve ser interessante ler a série napolitana já tendo lido outros livros da autora para dar uma comparada.

      Excluir