sábado, 2 de julho de 2016

Randomicidades do mês: junho/2016

Livros


Musashi: O vento, O céu (vol. 2) - Eiji Yoshikawa
Não gostei tanto desse volume. Pode ser porque eu estava viajando quando comecei a ler e nunca consigo me concentrar tão bem na leitura quando não estou em casa, mas também pode ser porque esse volume foca mais no Musashi em seu caminho como guerreiro e deixa as tramas paralelas meio de lado. Senti falta da Otsu e do Joutaro.
Nota: 3


Extraordinário - R.J. Palacio
Esse livro é fofo, mas, por mais que eu entenda a intenção de narrar a partir de diferentes pontos de vista, preferia que ele fosse narrado só pelo Auggie mesmo, porque alguns narradores me pareceram dispensáveis. Gostei do livro, embora às vezes o ache gentil demais para o meu gosto.
Nota: 3,5


Vernon God Little - D.B.C. Pierre
Nota: 3,75


As coisas - Georges Perec
Nota: 3,5


The Witch of Blackbird Pond - Elizabeth George Speare
Vou resenhar em breve.
Nota: 3,5


Musashi: As duas forças, A harmonia final (vol. 3) - Eiji Yoshikawa
Volume final da série. Gostei bastante dos livros, mas o que me cativou neles não foi a parte da ação e do aprimoramento de Musashi como guerreiro, que é o principal, mas sim as narrativas paralelas dos personagens coadjuvantes. Me diverti bastante com as várias reviravoltas da história, todos os encontros e desencontros (o livro faz parecer que o Japão é minúsculo, pois os personagens vivem se encontrando inesperadamente). Achei o Musashi um personagem bem sem sal. O livro também mostra um pouco da história da época, com a presença de personagens históricos e referências a acontecimentos reais, mas esse não é meu período histórico preferido, então nem prestei muita atenção nessas partes.
Nota:

Quadrinhos


O outro cão que guarda as estrelas - Takashi Murakami
Não pretendia ler esse volume, porque o primeiro é uma história bem fechadinha e eu achava que uma continuação era desnecessária (além disso, um dos cachorros protagonistas é um pug, e eu sou racista quando se trata de cachorro e acho pugs feios). Mas aí li umas resenhas elogiosas, vi o mangá com um desconto razoável e acabei comprando. Não me arrependi. Esse mangá é tão bom quanto o seu predecessor e, ao mesmo tempo que apresenta histórias novas, faz referências às histórias anteriores, fechando tudo de maneira muito bonita.
Nota: 4


Pílulas azuis - Frederik Peeters
Vou resenhar em breve.
Nota: 3,75


Gen (volumes 4 e 5) - Keiji Nakazawa
Eu achava que, passados os primeiros efeitos da bomba, a história de Gen começaria a se arrastar e a se tornar repetitiva e monótona, mas parece que me enganei, pois esses dois volumes conseguem criar novos conflitos, mostrar as consequências secundárias da bomba, com todas as mudanças históricas, e mostrar como os personagens tentam voltar a uma vida normal, sempre mantendo sua mistura entre momentos de partir o coração com momentos mais leves, descontraídos e esperançosos.
Nota: 4,25 para o volume 4 e 3,75 para o volume 5


Hourou Musuko - Takako Shimura
Finalmente acabei! É complicado ler mangás relativamente longos no computador, o ritmo de leitura sempre acaba sendo irregular. Como já resenhei o anime aqui, não vou me prolongar apresentando o mangá, que é basicamente um coming of age que aborda transexualidade, identidade de gênero e sexualidade, entre outros temas. O anime se inicia in media res e tem um final mais ou menos aberto, já o mangá é bem mais longo, acompanhando os personagens da pré-adolescência até o final do ensino médio, explorando mais profundamente as questões que propõe. O que mais gostei no mangá é que ele apresenta um grupo bastante variado de personagens no quesito sexualidade/identidade de gênero e não julga nenhum deles. Spoiler: Antes de terminar o mangá, após ler alguns comentários, eu fiquei com a impressão de que no final aconteceria aquilo de "foi só uma fase" e os personagens não seriam realmente transgêneros, o que me deixaria um pouco frustrada. Felizmente eu me enganei, pois a protagonista realmente é trans e uma amiga dela aparentemente também é, mas uma outra amiga, que desde o começo parecia se sentir desconfortável em ser menina e gostava de se vestir de maneira mais masculina, passou a se sentir à vontade com seu corpo e se aceitou como mulher. O mangá trata a decisão dela e das outras com naturalidade, sem apontar dedos ou levantar bandeiras. Fim do spoiler. Assim como o anime, o mangá é super gostosinho de acompanhar, e a arte é simples e fofa. Minha crítica é que às vezes a história se arrasta demais e mais tarde, quando se aproxima do fim, ela avança rápido demais, pulando longos períodos de tempo. Acho que o final perde um pouco da força por causa disso.
Nota: 4

Animes e séries


Poyopoyo Nikki Kansatsu
Na verdade terminei esse anime em maio, mas esqueci de comentar sobre ele nas randomicidades passadas. Desculpa, Poyo! Bem, esse é um anime curtinho, com episódios de cerca de três minutos, sobre um gato redondo gorducho e sua família. As histórias são simples e divertidas e transmitem uma sensação de bem-estar. O Poyo é imensamente fofo e dá uma vontade de apertar! Para quem gosta de assistir alguma coisa curta para passar o tempo, recomendo!
Nota: 3,75


Michiko to Hatchin
Nota: 3,5


Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows
Mais um anime sobre gato. Esse aqui é uma recriação de um curta do Makoto Shinkai e conta sobre a vida de um gato e sua dona. Com quatro episódios de sete minutos cada, o anime é narrado pelo gato, que nos apresenta a sua dona, uma jovem lidando com os problemas do início da vida adulta. É um anime bonito e poético.
Nota: 3,75


Master of None
Série da Netflix que comecei a ver porque minha irmã começou a ver. Achei legal, mas nada muito espetacular. Ela aborda uns assuntos bem atuais (alguns interessantes, outros nem tanto). É boa para passar o tempo.
Nota: 3,5


Six Feet Under
Depois de alguns meses, finalmente terminei de assistir! Essa é uma série da HBO transmitida entre 2001 e 2005. Ela é protagonizada pela família Fisher, proprietária de uma funerária. Após a morte do patriarca, Nate, o primogênito, volta à cidade natal e assume sua parte no negócio familiar. Cada episódio da série se inicia com a morte de uma pessoa, que se tornará cliente da funerária. Em geral essas mortes se relacionam com o tema geral do episódio, embora eu sinta que os mortos eram mais influentes nas duas primeiras temporadas e foram perdendo peso à medida que os personagens mergulham cada vez mais nos próprios dramas. Uma pena, eu gostava muito dos diálogos entre os personagens e os mortos. Em geral, as duas primeiras temporadas são as mais bem avaliadas, e eu entendo o porquê, mas achei as temporadas finais mais maratonáveis, talvez porque tenham alguns dramas mais novelescos, hahaha. A série tem ótimos personagens (às vezes você os ama, às vezes os odeia), diálogos excelentes e algumas cenas lindas demais.
Nota: 4,5

Comecei a assistir: Chef's Table, Aggressive Retsuko

Filmes


Rashomon
Visto (atrasado) para o clube do filme. Do Kurosawa eu só tinha visto Os sete samurais, que adorei e que me deixou com muita vontade de ver outros filmes do diretor. Acho que eu já li os contos que inspiraram o filme, mas não me lembro de nada, então a história do filme foi razoavelmente nova para mim. Gostei do filme, mas esperava um pouco mais. Achei meio arrastado.
Nota: 3,5


Os excêntricos Tenenbaums
Gosto bastante dos filmes do Wes Anderson, mesmo tendo visto apenas dois (acho). Adoro filmes sobre famílias peculiares, e achei esse bastante divertido.
Nota: 4


Kes
Quando eu era mais nova, vi esse filme na locadora e fiquei com vontade de ver só porque tinha um falcão na capa, e eu adorava filmes de animais. Demorei apenas mais de uma década para finalmente assistir (motivada talvez pelo fato de um dos personagens de Os excêntricos Tenenbaums ter um falcão). O filme é sobre um menino que começa a treinar um falcão. Em meio à sua vida sem perspectivas, sendo maltratado em casa e na escola, a ave é a única coisa que traz felicidade a ele. É um bom filme. Adorei a cena do futebol.
Nota: 3,5

Jogos

Momento para fazer propaganda dos joguinhos que eu criei no Sporcle: o Sporcle é um site de jogos variados, de testes como "Que países fazem fronteira com o Brasil?" a "Liste todos os pokémons da primeira geração". Recentemente comecei a criar meus próprios testes e claro que comecei pelos meus preferidos: adivinhe a música!

Meu primeiro teste criado foi de trilha sonora de animação. É bem curtinho. Para jogar, basta clicar em "Play", botar a música para tocar e digitar a resposta na caixa de texto (o título pode ser em inglês ou na língua original do filme). Por enquanto, ninguém que fez o teste conseguiu resultados muito bons, acho que escolhi filmes um pouco difíceis... mas joguem, por favor! E me digam se acharam difícil ou não.

O segundo teste não vai interessar ninguém, provavelmente, porque foi de músicas do Andrew Bird. E o terceiro é de músicas de anime.

Aquisições

Comprei um monte de coisas em junho. Vou tentar me controlar nos próximos meses (ou não).


Completei a coleção de Gen! Vi os mangás com 50% de desconto e não resisti.


Comprei o primeiro volume de Os mundos de Crestomanci porque novamente vi o livro disponível em uma máquina no metrô, yay! O Canadá e o Just Kids foram comprados em um sebo aqui perto de casa que só descobri agora. Li algumas resenhas muito elogiosas de ambos, então estou animada para ler. Half of a yellow sun foi compra da minha irmã.

É isso, o post ficou comprido demais, desculpa.

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Extraordinário está aqui na pilha tem bastante tempo. Estava esperando baixar a poeira para reduzir a expectativa. ;
    Não tem resenha para ele, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o filme chegando, a poeira só vai subir :P.
      Não vai ter resenha (não estou muito animada para escrever).

      Excluir
    2. Eu entendo isto, porque nunca estou animada para escrever. (rs)

      Excluir
  3. Olha, layout novo! Gostei!
    Para mim, a narrativa com vários pontos de vista de Extraordinário funcionou. Quero muito ver o filme!
    Como assim? Pugs são tão feios, mas tão feios que são lindos! <3
    Ainda não tomei coragem para ler esses mangás desidratantes.
    E acho Rashomon (o filme) incrível. Minha ideia é ler o livro (um dia...) e rever o filme.
    Ah... os Tenenbaums é bacana. Não lembro de muita coisa, pois vi na época do lançamento, mas gosto do estilo do diretor. Moonrise Kingdom é um dos meus preferidos. Se ainda não viu esse, recomendo :)
    Vou fazer esse teste das trilhas sonoras de animação e depois volto para contar o que achei!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz tempo que eu queria mudar o visual do blog. Só não sei se vou deixar esse por muito tempo ou não.
      Eu estava gostando da mudança de narradores no começo, mas achei alguns deles desnecessários (tipo o namorado da irmã).
      Eu até entendo o apelo dos pugs, mas prefiro cachorros grandes e mais lupinos.
      Em geral não acho os mangás desidratantes tão tristes assim. Talvez eu esteja me tornando insensível, sei lá.
      Preciso reler os contos que inspiraram Rashomon agora que vi o filme, fiquei curiosa para ver como os dois contos foram integrados.
      Gosto muito do estilo do Wes Anderson, mas nem sempre as histórias me conquistam. Já vi Moonrise Kingdom, é fofo. :)
      Ok, espero que você se divirta com o teste!

      Excluir
    2. Acabei não voltando para falar sobre o teste. Não consegui jogar. Eu digitava as respostas e elas não ficavam registradas e o site não informava se estava certo ou errado, se era para ir para a próxima... enfim, não entendi como o site funciona. Em todo caso, ouvi todos os trechos de música que você selecionou e não consegui identificar. Fui um fiasco total... hahaha

      Excluir
    3. Estranho. Quando a resposta está certa, ela é automaticamente registrada e passa para a próxima. Se estiver errada, não acontece nada.
      Acho que escolhi músicas e filmes difíceis mesmo. :P

      Excluir
  4. Musashi é, definitivamente, um dos meus livros da vida! Amo demais!! E adoro o Musashi. A parte que você não gostou, do aprimoramento dele como guerreiro, é uma das partes que acho mais incríveis! Não pretendo ser uma lutadora de kung fu sensacional, mas acho inspirador pensar nele quando fico com preguiça de ir treinar. Hahahaha
    E eu amei Extraordinário! Hehehehe Gostei da narração intercalada. Acho que esse artifício sempre enriquece a leitura, para mim!
    Ah, curti o novo layout!! Ficou bem fofo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto muito dessa coisa de bushido e tal, então eu já esperava não gostar muito dessas partes. Felizmente, o livro foca bastante em outros personagens, então deu para eu me divertir. :)
      Em geral também gosto de narração intercalada, mas em Extraordinário me apeguei mais à narrativa do Auggie mesmo.
      Obrigada!

      Excluir