segunda-feira, 18 de julho de 2016

Livro: Os crimes ABC

Título: Os crimes ABC
Título original: The ABC Murders
Autora: Agatha Christie
Tradutor: Rocha Filho
Editora: Record

Estava cogitando nem ler nada para o tema do Desafio Skoob de julho, serial killer, porque não me veio nenhuma ideia na cabeça além dos livros sobre o Hannibal Lecter, que infelizmente não estão disponíveis nas bibliotecas daqui e não estou a fim de comprar. Então decidi ler um livro que estava na lista de quero ler faz muito, muito tempo e que não sairia dela tão cedo se não fosse por desafios literários.

Não sou a maior fã da Agatha Christie. Dos quatro livros que li dela em tempos recentes, um foi tão descartável que nem lembro direito do título, um foi ok, mas abaixo das expectativas, um foi legal durante a leitura, mas esquecível, e apenas um foi realmente envolvente e divertido (resenhei aqui). Mesmo assim, continuo decidida a dar mais chances à escritora e, assim, li Os crimes ABC.

No livro, um assassino escolhe suas vítimas de acordo com a ordem alfabética: primeiro ele mata alguém com um nome que começa com A em uma cidade cujo nome também começa com A. Depois é a vez da letra B, depois da C etc. Antes de cometer os crimes, ele manda uma carta a Poirot, avisando o dia e a cidade escolhidos. A polícia e os jornais logo se convencem de que o assassino é um psicopata frio e calculista, mas Poirot suspeita de que há algo estranho por trás de tudo.

O livro segue a fórmula do romance policial típico (crime acontece, Poirot e o amigo Hastings vão ao local investigar e interrogar o pessoal), com algumas diferenças, como os capítulos narrando as ações do Sr. ABC entremeados aos da narrativa de Hastings e a iniciativa de Poirot de juntar um grupo com os familiares da vítima para auxiliar na investigação. Como são vários crimes, em certo ponto os personagens começam a se acumular a as coisas ficaram meio confusas para mim, a mestre em esquecer que personagem é quem, mas ainda assim, achei as reuniões dos familiares as partes mais interessantes do livro.

Como sempre, a resolução do crime me surpreendeu bastante, mas ao mesmo tempo achei meio decepcionante. Ou seja, o livro tem seus diferenciais e é interessante acompanhar a investigação, mas o final não é dos mais empolgantes.

Lido para o Desafio Skoob, tema: livro com serial killer.

2 comentários:

  1. Eu abandonei todos os meus desafios esse ano. :-/
    Com a mudança de profissão, acabei de enrolando toda, não estava conseguindo ler direito, principalmente por "obrigação", então achei melhor largar temporariamente!
    Eu gosto dos livros dela, mas mais por ser uma mulher incrível de conseguir escrever o que escrevia na época em que vivia! Acho isso sensacional!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses casos é melhor largar os desafios mesmo, mas espero que você se anime no futuro para voltar a eles! :)
      Também admiro isso nela! E admiro o tanto de livro que ela conseguiu escrever, hahaha.

      Excluir