quarta-feira, 20 de julho de 2016

Anime: Mahou Shoujo Madoka★Magica


Título original: Mahou Shoujo Madoka★Magica
Título alternativo: Puella Magi Madoka Magica
Estúdio: Shaft
Diretor: Akiyuki Shinbou 
Ano: 2011
Nº de episódios: 12

Depois de muito ler comentários e resenhas sobre esse anime, adorado por muitos e odiado por outros tantos, finalmente decidi assistir. Considerado por alguns uma desconstrução do gênero mahou shoujo (garotas mágicas), o anime é sobre Madoka Kaname, uma menina normal, meio tímida, que não se destaca muito. A história começa de forma tradicional: há um sonho estranho, uma nova aluna misteriosa e o encontro com uma pequena criatura mágica. Essa criatura, Kyuubey, propõe a Madoka que ela se transforme em uma garota mágica para lutar contra bruxas. Em troca, ele concederia a ela um desejo. Sem saber o que pedir, Madoka e sua amiga Sayaka hesitam em tomar a decisão e passam a acompanhar o trabalho de Mami, uma garota mágica, descobrindo todo um novo mundo repleto de mistérios e perigos.

À primeira vista, o anime parece fofo e alegre, com menininhas cabeçudas de traços arredondados e cores delicadas, mas logo o lado sombrio de ser uma garota mágica vai se revelando. Apesar de eu já saber vários spoilers da história, acabei me surpreendendo em alguns momentos e ficando incrivelmente angustiada com os rumos do enredo. Sabe quando você termina um episódio com o coração apertado e certo vazio existencial? Me senti assim em alguns momentos enquanto assistia ao anime. Por mais que algumas cenas estejam ali só para provocar choque nos espectadores, eu me deixei chocar. E foi bom.

A história é bastante envolvente e me deixou colada na tela, ansiosíssima para descobrir o que vinha a seguir, tanto que acabei assistindo metade do anime em um dia, o que é muito para os meu padrões. Porém, como quase sempre acontece em obras desse tipo, a maioria das revelações me decepcionou um pouco, e quando paro para pensar melhor, acho as coisas meio forçadas.

Também considero as personagens um dos pontos fracos do anime. Elas não são muito bem desenvolvidas, pois, apesar de passarem por mudanças durante a série, essas mudanças são bruscas demais e não dá muito tempo para se apegar, afinal, o anime tem apenas 12 episódios. No entanto, não se apegar não é um problema. O impacto emocional ainda foi imenso, gostando ou não das personagens.

A parte visual do anime é muito interessante, com prédios modernosos de vidro muito estranhos nas cenas cotidianas e paisagens surreais e assustadoras muito interessantes quando as bruxas entram em ação. A trilha sonora é bastante eficiente, com músicas que conseguem transmitir uma sensação de encantamento, tristeza e estranhamento ao mesmo tempo. A abertura pop e o encerramento meio gothic metal(?) definitivamente não são o tipo de música que eu ouviria normalmente, mas funcionam tão bem na série que acabei gostando.

Apesar dos defeitos que apontei, gostei muito de Madoka. Agora só falta assistir aos três filmes e sofrer um pouquinho mais. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário