domingo, 3 de abril de 2016

Patinação: destaques do mundial 2016 - 2ª parte

O mundial acabou e agora me sinto triste e vazia... Para mim a competição foi meio morna. Como não tenho muitos favoritos atualmente, perco parte da emoção de torcedora, aquela que te desgasta emocionalmente e te faz querer apagar todo o evento da mente em caso de derrota ou reviver o momento mil vez, em caso de vitória.

Adorei poder assistir à competição quase inteira, mesmo ficando impaciente com o número enorme de competidores, as músicas repetitivas e os voice-over horrendos. Os resultados foram meio previsíveis em algumas categorias, mas sempre teve alguma surpresa aqui e ali para dar uma apimentada.

Programa livre masculino


Essa é a categoria em que eu fico mais nervosa. Tenho vários preferidos e é doloroso ver alguns deles indo mal. Queria ver o Shoma Uno repetindo a apresentação fantástica do Grand Prix Final, mas ele levou um tombo feio e acabou em sétimo. Não é uma posição ruim e não foi uma apresentação ruim, principalmente se considerarmos que esse foi seu primeiro mundial e que ele se recuperou muito bem do tombo, mas a cara tristonha dele no K&C partiu meu coração.

Depois do programa curto fenomenal do Yuzuru e os mais de dez pontos de vantagem sobre o Javier, todos acreditavam que ele conquistaria o ouro. Mas não. Não sou a maior fã do Yuzuru, mas fiquei triste por ele também.

O Patrick Chan foi o Patrick que já vimos em outras competições, muito talento, erros aqui e ali e reclamações sobre as condições do gelo no final. Agora que eu meio que aprendi a gostar um pouco dele e não torço mais contra, foi bem decepcionante assistir à apresentação.

O Javier Fernandez foi sensacional e realmente fez sua melhor apresentação até o momento. Às vezes fico um pouco de saco cheio dele ao ver que quase toda temporada ele vem com um programa no mesmíssimo estilo dos anteriores, mas ele parece ser um cara tão legal que não dá para não gostar um pouco dele, hehehe.

Adorei ver o Adam Rippon e o Mikhail Kolyada (programa com música de O estranho mundo de Jack, como não amar? Fiquei cantando mentalmente enquanto ele patinava).

Pares


Como não costumo acompanhar as competições de pares com frequência e não tenho favoritos, não tenho muito a comentar além de que fiquei muito surpresa com os resultados: nenhum russo no pódio! E Volosozhar/Trankov foram bem mal. :O

Dos programas que me chamaram a atenção só destaco dois: o curto de Sui/Han (adoro!) e o longo de Savchenko/Massot (acho que gosto de músicas e programas estranhos na patinação... E a Aliona é fantástica, fiquei muito feliz por vê-la medalhar (pela milésima vez, hahaha)).

Programa livre feminino


Depois de anos torcendo ardentemente pela Sasha Cohen e sofrendo muito com a inconsistência da mulher, é um alívio assistir à competição feminina sem ter grandes favoritas. Ao mesmo tempo, é meio sem graça, porque eu são poucas atletas que me agradam artisticamente e as escolhas musicais da maioria são batidas e/ou bregas.

Gosto pessoal à parte, essa foi uma das competições mais fortes que eu já vi. Quase todas as patinadoras do último grupo tiveram programas limpos e muito fortes tecnicamente.

Gosto muito do programa da Evgenia Medvedeva (Rússia) e achei a vitória merecidíssima, principalmente depois de uma temporada impecável. Estou curiosa para ver como ela vai se sair na próxima temporada. Achei que as japonesas Mao Asada e Satoko Miyahara receberam PCS baixo demais em comparação às outras patinadoras, mas sei lá, nunca dá para entender essas notas (e eu sou suspeita para falar, porque sou fã dos patinadores japoneses em geral).

---

Agora que o mundial acabou, começa todo o burburinho sobre a próxima temporada e já estou ficando empolgada. Mas aí lembro que a temporada só começa de fato por volta de outubro e fico triste. :( Pelo menos teremos a Team Challenge Cup no final do mês para dar uma alegrada.

2 comentários:

  1. Aff, quer dizer que eu vi o masculino, que as apresentações não foram tão boas, e não vi o feminino que dessa vez foi forte? :( (não importa, continuo preferindo o masculino, hehe, pelo menos tem mais gente que eu conheço)
    Muito difícil ser fã de patinação. Achei o longo de dança bem legal e me deu vontade de acompanhar mais, mas não tenho paciência para ver o curto e cinquenta mil casais dançando o mesmo ritmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro o masculino com milhões de quedas do que o feminino limpo ¯\_(ツ)_/¯ Acho que no feminino a maioria das atletas não dura tanto, aí fica difícil se apegar.
      Pelo menos na temporava que vem (acho) a dança curta promete ser mais divertida com seus blues e hip-hops. :D

      Excluir