sábado, 16 de abril de 2016

Anime: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu


Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Diretor: Shinichi Omata
Estúdio: Deen
Ano: 2016
Nº de episódios: 13

Passando os olhos pelos guias da temporada de inverno de 2016 (ou seja, a que começa em janeiro), o anime que mais me chamou a atenção foi este. Baseado em um mangá josei, demografia meio negligenciada quando se trata de animes, ele retrata uma arte tipicamente japonesa em declínio durante um período histórico de grandes transformações. Só pela sinopse e pelo visual geral da obra, minhas expectativas já estavam altíssimas e, felizmente, não me decepcionei. Ele acabou se revelando um dos melhores animes que vi nos últimos tempos e entrou na minha listinha de favoritos.

O anime se inicia apresentando Yotarou, um jovem recém-libertado da prisão. Inspirado por uma apresentação de rakugo, uma espécie de teatro de uma só pessoa em que o artista conta uma história representando vários papéis, ele vai atrás de Yakumo Yuurakutei, um grande mestre dessa arte, e pede para ser seu aprendiz. Yakumo aceita meio a contragosto e abriga o ex-presidiário. Na casa de Yakumo também vive Konatsu, uma jovem rebelde que treina rakugo às escondidas, pois mulheres não eram aceitas na arte. Filha de Sukeroku, um antigo amigo de Yakumo que também era artista de rakugo, ela não tem um bom relacionamento com seu pai adotivo e o acusa de ter matado o pai biológico. Yakumo, que parece viver assombrado pela figura de Sukeroku, então conta aos dois a história de seu passado, e, assim, mergulhamos em um flashback que será o cerne dessa primeira temporada do anime.

Yakumo se apresentando

Quando comecei a assistir ao anime, achei que ele se concentraria na história de Yakumo, Yotarou e Konatsu, porque era o que as sinopses diziam. Fiquei bastante surpresa ao ver que o que é apresentado no primeiro episódio é apenas a moldura para a história central: a de Yakumo (na época, Kikuhiko) e Sukeroku como aspirantes a artistas de rakugo sob a tutela de um mesmo mestre. Os dois têm personalidades opostas e estilos completamente diferentes no rakugo, mas se tornam grandes amigos, compartilhando a paixão pelo rakugo, tentando encontrar a própria voz e fazendo sua parte pela sobrevivência dessa arte.

É difícil decidir por onde começar a elogiar o anime: os personagens são complexos, humanos, ambíguos e fascinantes; os dubladores fizeram um excelente trabalho, principalmente nas apresentações de rakugo; a ambientação é maravilhosa; a trilha sonora, com jazz e música tradicional japonesa, é ótima (e adoro a abertura). 

Sukeroku e Kikuhiko

Aspectos que não me agradaram tanto no início, como as longas apresentações de rakugo, acabaram me conquistando com o tempo. Mesmo quando eu não achava as histórias em si tão interessantes, elas se revelavam dignas de atenção por se relacionarem ao tema do episódio, expressarem os sentimentos dos personagens ou anteciparem algum acontecimento da história. É difícil não admirar um anime atual que se arrisca a colocar apresentações longas de uma arte não muito popular em seus episódios. Além disso, as apresentações de rakugo foram muito bem feitas, expressando o estilo de cada artista e transmitindo seus sentimentos durante a performance.

Minhas únicas críticas ao anime são puramente pessoais, até porque não vi muita gente comentando sobre isso: 1) gostaria que a Miyokichi tivesse um desenvolvimento maior, mas compreendo que ela não tenha, afinal, a história é contada do ponto de vista do Kikuhiko; 2) a tragédia anunciada desde o início não me tocou tão fortemente quanto eu esperava. Gostei de todo o desenvolvimento que levou ao grande momento dramático, com seu tom de tragédia grega, e sofri muito por antecipação, mas na hora eu meio que não senti nada.

Miyokichi

Mesmo que você ache que o anime não é muito a sua cara e tenha um certo receio de se aventurar nele, vale a pena assistir pelo menos ao primeiro episódio para ver se você gosta. Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu pode ser bem lento às vezes, porque não tem medo de levar o tempo necessário para contar sua história, mas ele consegue fazer o espectador imergir na narrativa e provoca sensações que permanecem com você mesmo depois de o episódio acabar.

Como uma segunda temporada foi anunciada, desta vez focada em Yotarou, Konatsu e Yakumo, parece que em breve veremos a história anunciada na sinopse inicial do anime. Estou bastante ansiosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário