segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Retrospectiva 2015

Minha retrospectiva está meio atrasada, mas ninguém liga, né? 2015 foi um ano bem morno para mim em questão de vida pessoal e também seguiu essa tendência no entretenimento, com apenas umas duas obras realmente memoráveis. Apesar de eu não ter me animado muito com as coisas sobre as quais escrevo aqui, fiquei bastante animada em escrever aqui sobre elas (ou pelo menos mais do que o normal). Não sou a blogueira mais exemplar e sei que a qualidade dos meus posts é bem irregular, mas em 2015 eu me diverti bastante escrevendo no blog e acho que é isso o que mais importa. :)

Livros


2015 foi um ano em que li mais do que o normal, o que me deixa feliz, mas que teve poucos favoritos para a vida, o que me deixa triste. Imagino que isso aconteceu devido a uma combinação de fatores: chatice da minha parte, saturação e escolhas não tão boas, mais voltadas aos desafios e projetos do que ao que eu realmente queria ler (que eu não sei o que é). A tendência pessimista é que a situação não mude muito em 2016, mas tudo bem, não quero ficar nessa busca pelo livro que mudará a minha vida, só quero uns livrinhos divertidos para passar o tempo, e isso até que eu tive bastante em 2015.

Números

93 livros lidos
- 3 releituras
- autores de 28 nacionalides diferentes (mas apenas 9 válidos para o meu desafio Volta ao Mundo)
- 42 autoras mulheres e 51 autores homens
- 7 graphic novels
- 7 livros de contos
- 1 de crônicas
- 1 livro teórico

Melhores leituras
(sem ordem específica)

Middlesex - Jeffrey Eugenides
A cabeça do santo - Socorro Acioli
Winnie Puff - A. A. Milne
Suíte em quatro movimentos - Ali Smith

Piores leituras
(idem)

Uma casa na escuridão - José Luís Peixoto
O alquimista - Paulo Coelho
O bom Jesus e o infame Cristo - Philip Pullman
Loving The Band - Emily Baker

Filmes


Passei o ano alternando entre a vibe "adoro filmes, quero ver tudo e virar cinéfila!!!" e a "ai, que preguiça!". Nessas oscilações, vi alguns filmes bem legais, saí um pouco da zona de conforto, conheci mais da obra de diretores que admiro e tive algumas decepções. Foram 40 filmes no total, o que é um número razoável.

Talvez o que mais tenha marcado o ano foi o início do meu projeto de ver todos os filmes do Ghibli, que está caminhando lentamente, mas não parou, e os cinemas especiais aqui de São Paulo, que sempre oferecem uma programação interessante e me animam a sair de casa para ver algo diferente. Comecei 2016 na vibe de querer ver muitos filmes e espero que ela se mantenha por algum tempo.

Filmes preferidos

O conto da princesa Kaguya (Isao Takahata)
Ninguém pode saber (Hirokazu Koreeda)
Thelma e Louise (Ridley Scott)
O lobo atrás da porta (Fernando Coimbra)
$9.99 (Tatia Rosenthal)
Nebraska (Alexander Payne)
Que horas ela volta? (Anna Muylaert)
Digimon Adventure Movie (Mamoru Hosoda) (na verdade esse é um curta, mas vai entrar na lista mesmo assim)

Animes


Mantive um ritmo constante com os animes, equilibrando entre os que estavam faz tempo na minha listinha e as novidades do ano. Finalmente vi séries que eu estava quase certa de que gostaria, mas sempre adiava, como Utena e Kino no Tabi, e elas se revelaram à altura das expectativas.

Animes preferidos

Working!!!

Mangás


Uma das minhas metas de 2015 era ler mais mangás, porque faz alguns anos que voltei a assistir anime, mas eu quase não lia mangá. Como acompanho alguns blogs sobre otakices em geral, acabava tomando conhecimento de títulos interessantes e ficava só na curiosidade.

Minha meta foi cumprida modestamente. Entre mangás em papel e scans no computador e no tablet, li 11 mangás completos, mais uma releitura de metade do Rurouni Kenshin, dois mangás começados e dois one-shots curtinhos. A maioria das obras que escolhi tem poucos volumes, então não é como se eu tivesse lido muita coisa, mas são mangás bastante diversos que expandiram meus horizontes e estão me ajudando a nortear minhas leituras futuras. O bom de começar a explorar uma mídia até então pouco conhecida é que são tantas possibilidades, tantas obras e autores que você nem imagina.

Se reclamei de não ter lido nenhum livro que me impactou profundamente, não posso dizer o mesmo dos mangás. Oyasumi Punpun foi de longe a melhor obra do ano, englobando todas as mídias. O mangá é tristíssimo, a arte é linda e é impossível ficar indiferente diante da história que ele apresenta.

Mangás preferidos

Oyasumi Punpun - Inio Asano
Solanin - Inio Asano

Encerro aqui minha retrospectiva e aproveito para desejar a todos um 2016 cheio de bons livros, filmes e tudo mais!

8 comentários:

  1. Oi querida
    Não, ninguem liga o atraso nao...rs. Tbe tenho varios posts atrasados.
    Tenho aqui e quero ler este ano Middlesex e pretendo ler tbe O Buda no Sotão. Amei Cabeça do Santo.
    Fui muito pouco ao cinema
    Feliz 2016 e que venham otimas leituras :)
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia Middlesex e O Buda no sótão, eles são muito bons mesmo. :)
      Feliz 2016 para você também!

      Excluir
  2. Meu top10 vai sair lá pelo dia 10, então você tá muito bem! hahahahaha
    Hibisco Roxo está aqui esperando chegar fevereiro pra ser lido prum desafio! Tá quase!! Também li bastante quadrinho esse ano (para os meus padrões) e fiquei bem feliz! Acho que 2016 vai ter mais ainda! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pensando bem não estou tão atrasada assim :P
      Eba, estou curiosa para saber o que você vai achar de Hibisco roxo!
      Também pretendo ler mais quadrinhos em 2016 :)

      Excluir
    2. Aliás, eu achei que tinha te falado de um desafio, mas agora tou em dúvida, então vou falar de novo. Se quiser entrar, tem sorteio todo mês, mas são três livros (quando entrei não sabia que eram tantos, isso pq estou ajudando a organizar! hahaha). Se quiser entrar, é aqui:
      https://www.facebook.com/groups/1278888785470343/?fref=ts

      Excluir
    3. Você já falou, sim. Não vai dar para participar porque três livros por mês fica pesado demais para mim.
      Boa sorte para você no desafio!

      Excluir
  3. Identifico-me com a parte de não ter tido tantas leituras favoritas. No entanto, meus melhores do ano foram memoráveis! Lígia, sei que cada um tem seu objetivo com seu espaço, mas acredito que tem que ser divertido para nós em primeiro lugar =D Já estou com Punpun completo e o lerei em breve. Só tenho que me preparar psicologicamente. Acho que vou chorar horrores, já que com Solanin me desidratei.

    Muita coisa boa apareceu no Randomicidades Aleatórias em 2015. Que em 2016 traga mais maravilhas <3

    Beijão, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que mais pro final do ano fui ficando frustrada por ler uma sequência de livros medianos e isso foi prejudicando as outras leituras, mas olhando em retrospectiva até que li muitos livros bons.
      Punpun precisa de preparação psicológica mesmo, haha.
      Beijo ;*

      Excluir