quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Desafios literários para 2016 (e minha eterna indecisão)

Fiquei refletindo e protelando por um tempão, mas finalmente decidi (ou não) quais serão os desafios literários dos quais participarei em 2016.

No ano passado eu inventei de criar meu próprio desafio, que não cumpri, e de participar de dois outros. No final, só consegui completar um, o Desafio Literário Skoob. Neste ano eu deveria ser sensata e me dedicar a apenas um desafio, mas aí vejo os que as pessoas criaram, acho alguns temas legais e fico com vontade de participar de tudo. Acabei selecionando três desafios que me agradaram e são mais ou menos compatíveis com os meus tipos de leituras. Depois de anos participando de desafios, vou levar as coisas menos a sério. Não vou sofrer com leituras indesejadas só para completar desafio. Se o tema não me agradar ou se eu ver que não vai rolar, tudo bem.



Vou participar novamente, porque foi uma experiência agradável e já me acostumei com o formato. Vários temas são repetecos de desafios anteriores, então talvez eu leia alguns livros planejados faz tempo que foram preteridos na época.

JANEIRO - Gênero Fantasia
O vitral encantado - Diana Wynne Jones
Os moomins e o chapéu do mago - Tove Jansson

Já tive uma fase muito fã de fantasia, mas hoje não curto tanto. As única opções na minha estante são esses infanto-juvenis gracinha.

FEVEREIRO - Autor(a) Asiático(a)
Irmãos - Yu Hua
Declínio de um homem - Osamu Dazai
O rosto de um outro - Kobo Abe
O último homem na torre - Aravind Adiga
Algo de algum país ainda não lido para o Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros

Gosto muito do pouco que conheço da literatura japonesa e indiana. Gostaria de poder ler todos da lista e ainda explorar autores de países que ainda não li, mas é coisa demais para um mês.

MARÇO - Livro escrito por mulher
To the Lighthouse - Virginia Woolf

Vamos ver se eu finalmente leio esse clássico. 

ABRIL - Livro sobre Holocausto
O pianista - Wladislaw Szpilman
O leitor - Bernhard Schlink

Não gosto do tema, mas os dois livros escolhidos são uns que já pensei em ler em desafio/clube do livro e acabei desistindo.

MAIO - Autor(a) Africano(a)
O fio das missangas - Mia Couto
O mundo se despedaça - Chinua Achebe
Algo de algum país ainda não lido para o Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros

Muitas possiblidades, muito desconhecimento da minha parte.

JUNHO - Livro com 3 palavras no título
Vernon God Little - DBC Pierre

Sempre esqueço que tenho esse livro, coitado. Chegou a hora de ele brilhar!!!

JULHO - Livro com Serial Killer
O silêncio dos inocentes - Thomas Harris

Também não sou fã desse tema, mas quem sabe não é a hora de eu finalmente conhecer o Hannibal?

AGOSTO - Biografia
Só garotos - Patti Smith

Em dúvida se vale como biografia ou se é um livro de memórias. Se não valer, azar, vou ler mesmo assim. u_u

SETEMBRO - Autor(a) Brasileiro(a)
O menino que se trancou na geladeira - Fernando Bonassi

Livro empacado na estante. Minha irmã não gostou muito, então estou com o pé atrás.

OUTUBRO - Thriller Psicológico 
Love - Stephen King

Outro livro empacado na estante. Comprei para ser meu primeiro Stephen King, mas depois dois outros passaram na frente porque livro da biblioteca tem preferência. Uma injustiça será reparada.

NOVEMBRO - Clássicos da Literatura Estrangeira
Hamlet - Shakespeare
Absalão, Absalão - William Faulkner

Apesar de eu até gostar de clássicos, li pouquíssimos nos últimos tempos (e não senti a menor falta, hahaha). Vou aproveitar o tema para tentar ler o Hamlet rejeitado em outras ocasiões da vida. E se não der, vou de Faulkner mesmo. ;)

DEZEMBRO - Nome de Cidade, Região ou País no Título
Budapeste - Chico Buarque
Kyoto - Yasunari Kawabata

Adoro pensar nas possibilidades desse tema e quero muito ler os que eu escolhi.



Acompanho o blog Livrada! faz um bom tempo e adoro suas resenhas bem-humoradas. O Desafio já é uma tradição do blog, mas nunca participei antes. Talvez dessa vez dê certo, talvez não, mas vou tentar, de qualquer jeito. O desafio tem 15 temas (sendo que um dos temas é um livro específico) e pode ser completado em qualquer ordem, o que ajuda bastante na hora de conciliar com outras leituras.

1- Um prêmio Nobel
Hora de voltar aos favoritos? Acho que vou de Faulkner ou Kawabata, já que provavelmente lerei um deles no Desafio Skoob.

2- Um livro russo
Será que termino a Nova antologia do conto russo? Será que encaro o Oblomóv? Talvez o Almas mortas? Irmãos Karamazov? Muitas dúvidas.

3- Um cânone da literatura ocidental
Hamlet ou To the Lighthouse, o que eu ler no Desafio Skoob.

4- Uma novela
A festa de Babette - Karen Blixen

5- Um livro que você não sabe por que tem 
Não sei. Em geral eu compro os livros porque 1) quero ler ou 2) estão muito baratos, então eu sempre sei o porquê. Talvez aqui eu considere um livro que comprei e esqueci da existência ou me arrependi.

6- Um autor do seu estado
Fernando Bonassi

7- Um livro publicado por uma editora independente 
Não sei ainda.

8- Uma ficção histórica 
Não sei.

9- Um livro maluco 
Eeeee Eee Eeee - Tao Lin

10- Um livro que todo mundo já leu menos você
O hype do momento: A amiga genial - Elena Ferrante

11- Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta 
Já vi o Neil Gaiman falando bem da Diana Wynne Jones, então ela será minha escolhida.

12- Um livro bobo
Sendo Nikki - Meg Cabot. É a continuação de Cabeça de vento.

13- Um romance de formação 
Não sei.

14- Um livro esgotado
Não sei. Se valesse releitura eu ia de O tradutor cleptomaníaco.

15- As aventuras do bom soldado Svejk



Esse desafio é baseado no do Conversa Cult de 2014. Desde que iniciei meu projeto de Volta ao Mundo fico muito animada em acompanhar os projetos semelhantes dos outros em busca de sugestões. Esse desafio consiste em ler livros de 12 países, mais 5 países bônus, seguindo uma ordem determinada. Já li a maioria desses países, mas ler mais sempre é bom. :3

Janeiro: Argentina
História do dinheiro - Alan Pauls

Fevereiro: México
Pedro Páramo - Juan Rulfo
Arrecife - Juan Villoro

[Bônus: Colômbia]
Mais Gabo talvez?

Março: Canadá
Too Much Happiness - Alice Munro

[Bônus: Islândia]
A raposa sombria - Sjón

Abril: Irlanda
O que der vontade.

Maio: Finlândia
Não sei, porque é provável que em maio eu já tenha lido o livro dos moomins. Acho que na biblioteca tem uns livros policiais finlandeses.

[Bônus: Alemanha]
Contos do E.T.A. Hoffman, possivelmente.

Junho: França
Zazie no metrô - Raymond Queneau
As coisas - Georges Perec

Julho: Nigéria
Chinua Achebe ou Chimamanda

[Bônus: África do Sul]
Verão - Coetzee

Agosto: Irã
Não sei. Sugestões?

Setembro: Índia
Aravind Adiga, se eu já não tiver lido, ou Narayan.

Outubro: Japão
O que eu não tiver lido ainda dos livros que tenho. Ou Tanizaki. Ou Mishima.

[Bônus: China]
Yu Hua ou Mo Yan.

Novembro: Indonésia
Preciso pesquisar.

Dezembro: Austrália
Algo da Melina Marchetta ou Nick Cave.

É isso. Vi outros desafios que pareceram interessantes, mas não dá para conciliar todos. Já estou duvidando seriamente de que conseguirei participar minimamente desses três, mas tudo bem.

4 comentários:

  1. Eu também não consigo resistir a um desafio...rs
    Mas este ano vou pegar leve. Quero dar andamento principalmente nos meus projetos pessoais de leituras/filmes e vou encaixando livros de desafios conforme for possível. Sem estresse.
    Sempre tento ler títulos de países diferentes, mesmo sem participar efetivamente de um desafio desse tipo.
    Sugestão para o escritor iraniano: Azar Nafisi (Lendo Lolita em Teerã). Não sei se você gosta do estilo, mas é um livro que eu acho que vou gostar e pretendo ler este ano.
    bjo e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem vários projetos legais, tem que priorizar mesmo :)
      Obrigada pela sugestão! Vou atrás do livro.

      Excluir
  2. Esse ano ia entrar em 2, cada um de um livro por mês, mas acabei caindo de para-quedas naquele que são 3 por mês (!!!) e não deixarei de lado o do Skoob pq amei a interação lá. Vamos ver q q rola! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto do desafio Skoob exatamente pela interação, os outros desafios que eu vi acabam sendo mais cada um em seu canto.

      Excluir