domingo, 10 de janeiro de 2016

Livro: O vitral encantado

Título: O vitral encantado
Título original: Enchanted Glass
Autora: Diana Wynne Jones
Tradutora: Raquel Zampil
Editora: Galera Junior

Com a morte de seu avô, um mago poderoso, Andrew herda uma propriedade e um campo de proteção. Acostumado à sua vida não-mágica de professor universitário, ele não sabe muito bem o que fazer com toda a magia ao seu redor e tudo o que deseja é aproveitar o sossego do local para se dedicar ao seu livro. A chegada de Aidan, um menino órfão perseguido por criaturas misteriosas, põe a tranquilidade em risco e obriga a Andrew a vasculhar suas lembranças da infância ao lado do avô para lidar com as responsabilidades mágicas.

Desde que li a trilogia do Castelo Animado, tenho a Diana Wynne Jones como uma das minhas autoras preferidas. Adoro os personagens carismáticos e as histórias repletas de reviravoltas que ela criou. O vitral encantado, um dos últimos livros escritos pela autora, apresenta uma premissa que me lembra bastante a de A casa dos muitos caminhos, porque os dois livros têm protagonistas não muito ligados à magia tomando conta de uma casa obviamente mágica. Além disso, o livro apresenta diversos personagens divertidos e excêntricos e as reviravoltas típicas da autora.

No entanto, o livro ficou abaixo das expectativas. Ele está longe de ser ruim, mas achei o ritmo irregular e fiquei bastante insatisfeita com o clímax, que me pareceu uma grande bagunça sem sentido. Como a história envolve personagens folclóricos, talvez eu é que não tenha entendido as referências ocultas, porque realmente espero que tenha algo a mais por trás daquele feitiço da árvore. Também não estou muito certa do que pensar sobre a revelação final, que foi uma grande surpresa para mim, mas não de todo agradável.

O que realmente brilha no livro são os personagens, principalmente os habitantes locais e suas vidinhas pacatas, mas cheias de magia, competições esquisitas, ingenuidade e/ou rabugice. São personagens bastante planos, mas tão adoráveis! E nesse livro alguns deles ainda vêm em dobro!

Uma vez, no fórum do Neopets (saudades), uma menina me contou que admirava como a Diana Wynne Jones criava os finais de seus livros, com cenas cheias de personagens e grandes revelações surpreendentes, em que tudo inicialmente parece uma bagunça, mas vai fazendo sentido aos poucos. Era isso que eu esperava do livro e foi nesse aspecto que ele me decepcionou. A maior parte dele é boa, pena que a conclusão não está à altura.

Livro lido para o Desafio Skoob (gênero fantasia) e para o Desafio Livrada! (Um autor elogiado por um escritor de quem você gosta; no caso, a Diana já foi elogiada pelo Neil Gaiman)

2 comentários:

  1. Eu também tenho a Wynne Jones como uma das favoritas absolutas! Morro de vontade ler tudo dela, mas os livros são sempre caros. :-/
    Mesmo esse tendo decepcionado um pouco, quero demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tenho que me aventurar na série Crestomanci, que parece ser muito boa e que felizmente tem na biblioteca que eu frequento.
      Eu comprei "O vitral encantado" por 9,90 na Saraiva (eu acho). Talvez ele entre em promoção de novo, mas mesmo se não entrar, o preço dele não é tão caro.

      Excluir