quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Livro: História do dinheiro

Título: História do dinheiro
Título original: Historia del dinero
Autor: Alan Pauls
Tradutora: Josely Vianna Baptista
Editora: Cosac Naify

Inicialmente, eu queria comprar o livro História do cabelo, parte da trilogia do argentino Alan Pauls que também inclui esse História do dinheiro, além da História do pranto. Eu não sabia muito bem sobre o que era o tal livro, mas já tinha lido uma resenha e, bem, cabelo é algo interessante, não é? Aí, no bota-fora da Cosac Naify, incluí o dito cujo na minha listinha de "se não tiver os livros que eu quero eu compro esses". Claro que chegando lá acabei comprando os livros que mais queria e os que eu não queria tanto, além de uns aleatórios, porque só custavam dez reais, como resistir? Mas não tinha história do cabelo, nem do pranto, só do dinheiro. Eu até tomei coragem, perguntei para a atendente, fiquei esperando eles buscarem no estoque, mas nada. Então comprei o do dinheiro mesmo.

Toda essa história é só para justificar essa leitura como válida para o Desafio Livrada! na categoria "livro que você não sabe por que tem". Eu sei por que tenho esse livro, mas também sei que foi uma compra meio sem motivo. E meio que me arrependi de ter comprado.

O romance se passa na Argentina entre os anos 1960 e 2000, revelando o cenário econômico instável da época e como ele afeta a vida dos personagens. O livro acompanha o protagonista desde a infância em suas lembranças sempre permeadas pela presença do dinheiro. Do fascínio que ele tinha pelo primeiro morto que viu, um amigo da família que morreu em um acidente de helicóptero, desaparecendo com uma enorme quantia de dinheiro, até às dificuldades da mãe em gerenciar o próprio dinheiro no fim de sua vida, passando pelo vício do pai no jogo e o poder que o dinheiro herdado exercia sobre toda a família.

Meu problema com o livro é que o autor escreve frases incrívelmente longas e confusas, em paragráfos compridos e cansativos, e eu simplesmente não estava a fim. Não é nem questão de estar no momento certo, acho que eu nunca estarei no momento certo para esse tipo de livro se ele não tiver um enredo muito forte ou personagens mais interessantes, porque durante a leitura meu interesse ficava oscilando feito doido. O livro tem alguns momentos marcantes, mas a maneira errática de narrar me cansou e me deixou impaciente para terminar logo a leitura.

Acho a ideia da trilogia do Alan Pauls fantástica e imagino que ler a série completa seja uma experiência interessante, para ter uma visão mais completa do mesmo protagonista a partir de diferentes enfoques, mas acho que não vou me arriscar nos outros, não é para mim.

2 comentários:

  1. Ah, que pena que sua experiência com esse livro foi ruim! Tenho muita curiosidade para ler essa trilogia, mas ainda não comecei. Tomara que eu goste!
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar, sim. Eu é que sou uma leitora muito impaciente e não estou me dando muito bem com esse tipo de livro que exige mais concentração. :P

      Excluir