quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Anime: Nihon Animator Mihonichi


Nihon Animator Mihonichi, também conhecido como Japan Animator Expo, é um projeto dos estúdios Khara e Dwango que reúne 35 curtas de diretores e de gêneros variados, criado para expôr o trabalho de novos animadores. O projeto, feito para exibição na internet, foi bastante comentado por contar com Hideaki Anno (diretor de Neon Genesis Evangelion) como produtor e, posteriormente, pela popularidade de um de seus curtas, ME!ME!ME!.

Os curtas são bastante diferentes entre si. Há bastante ficção científica, ação e vídeos musicais, mas também há coisas bastante inesperadas em um projeto do tipo (japonês e razoavelmente comercial), como uma animação baseada em um romance do escritor tcheco Karel Čapek. Parte da graça de assistir ao anime é ir às cegas e ter a surpresa de encontrar algo novo, não apenas na história mas também no estilo, a cada episódio.

O meu problema com a série é que a maioria dos curtas não faz o meu tipo. Há um excesso de robôs gigantes, ritmo frenético, spin-offs e referências a séries/franquias que eu não conheço (exceto Evangelion, que é sempre bem-vindo) e falta vidinha cotidiana, ritmo tranquilão e ousadia visual. Além disso, achei que muitos curtas apresentaram premissas ótimas, mas não souberam desenvolvê-las nos sete minutos, parecendo mais um trailer do que uma narrativa com início, meio e fim.

Claro que em 35 curtas alguns se destacaram, então vou comentar um pouquinho sobre eles:


Ep. 6 - 20min Walk From Nishi-Ogikubo Station, 2 Bedrooms, Living Room, Dining Room, Kitchen, 2mos Deposit, No Pets Allowed.(Nishi-Ogikubo-eki Toho 20-bu, 2 LDK, Shikirei 2 Kagetsu, Petto-fuka) 

Esse foi o meu curta favorito! Eu estava meio decepcionada com o projeto até então, mas ao assisti-lo fiquei motivada para ver o resto, na esperança de que encontraria algo tão bom quanto ele (o que infelizmente não aconteceu). A história mostra uma moça que acorda de sonhos intranquilos e se vê minúscula no meio de seu apartamento. Nós a vemos como uma pessoa pequenininha, mas o namorado dela a vê como uma barata e tenta a todo custo esmagá-la. O arte do curta, com traços rascunhados e cores suaves, é muito bonito.


Ep. 18 - The Diary of Ochibi (Ochibi-san)

Animação em stop-motion sempre conquista o meu coração, e essa é especialmente fofinha, representando as quatro estações e fazendo uso de bento, leques e canecas como fundo para a animação.


Ep. 27 - Bubu & Bubulina

A história não é das mais fascinantes, mas o visual é lindo demais, colorido e exuberante do jeito que eu gosto. ;)


Ep. 28 - ENDLESS NIGHT

É sobre patinação no gelo!!!! E a coreografia é do Kenji Miyamoto, famoso coreógrafo japonês que já trabalhou com muitos patinadores que eu adoro! Não sou a maior fã da música, mas o curta é agradável.

Concluindo, o projeto é interessante. Por mais que o resultado seja irregular e não apresente tanta variação temática quanto eu gostaria (por que tantos robôs?), vale a pena dar uma olhada em alguns dos curtas. 

4 comentários:

  1. Eu não dava a mínima para esse anime, mas agora vi essas imagens e fiquei curiosa :(. Quem sabe aos poucos, quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja pelo menos o primeiro que eu recomendei, é muito bom!

      Excluir
  2. Como encontro para assistir, mesmo que em inglês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, fiz uma busca rapidinha e não encontrei nenhum site confiável com o anime. Eu assisti faz muito tempo, na época eles disponibilizavam os vídeos legalmente, mas agora acho que não tem mais.

      Excluir