segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Volta ao mundo em 80 livros: Como ficar podre de rico na Ásia emergente

Título: Como ficar podre de rico na Ásia emergente
Título original: How to get filthy rich in rising Asia
Autor: Mohsin Hamid
Tradutora: Sonia Moreira
Editora: Companhia das Letras

O protagonista desse livro nasceu em uma cidadezinha pobre de um país pobre, em uma família pobre, mas, por sorte, conseguiu subir na vida aos poucos. Inicialmente ele trabalha vendendo comida com a data de validade adulterada, para em seguida iniciar seu próprio negócio, comercializando água engarrafada, sempre com alguma ilegalidade aqui e ali, porque é assim que as coisas funcionam na Ásia emergente.

Seguindo uma estrutura de livro de autoajuda, cada capítulo apresenta um conselho diferente, como "não se apaixone", "esteja preparado para fazer uso da violência" e "faça amizade com um burocrata". A partir desses conselhos, o autor narra com bom-humor e ironia as fases da vida do protagonista, da infância à velhice. O foco narrativo é na segunda pessoa, o que sempre me causa estranheza, mas que nesse caso faz sentido, afinal, você, leitor, é que é o protagonista dessa história.

Apesar da estrutura criativa e do foco narrativo pouco usual, a história em si é bastante convencional. Isso não a torna menos cativante, mas eu imaginava que o livro seria mais sátira de manual de autoajuda e menos romance.  

Como já comentei em alguma resenha aqui no blog, sempre que leio livros que se passam em países em desenvolvimento lembro do Brasil. Nesse livro não foi diferente. A vida sofrida dos personagens, a falta de perspectivas, a luta pela ascensão social, a corrupção, tudo supostamente se passa no Paquistão (o país não é nomeado), mas se encaixa perfeitamente no contexto do nosso país.

2 comentários:

  1. Oi Ligia
    Fiquei curiosa com este livro.
    Tenho um projeto parecido com este Volta ao Mundo e quero viajar bastante ano que vem :)
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia!
      O livro é muito bacana :)
      Adoro esse projetos para ler livros de diferentes países, vou dar uma fuçada nos que você leu.

      Excluir