sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Mangá: Annarasumanara


Título: Annarasumanara
Autor: Ha Il-Kwon
Ano: 2010
Volumes: 3
Capítulos: 27

O que Yoon Ah-ee mais deseja é crescer logo e se tornar uma adulta normal. Abandonada pela mãe e sem poder contar com o pai, ela divide o seu tempo entre os estudos, sempre se esforçando para ser uma das primeiras alunas da classe e garantir um futuro, e o trabalho, já que precisa sustentar a casa por conta própria. No entanto, seus esforços não são o suficiente para uma vida confortável e ela mal consegue garantir a alimentação dela e de sua irmã mais nova. É então que conhece um misterioso mágico que vive em um parque de diversões abandonado. A princípio, Yoon Ah-ee o despreza, pois, em sua ânsia por se tornar o que a sociedade espera de um adulto, ela o julga infantil e ingênuo, preso a ilusões, mas aos poucos ela vai redescobrindo seus antigos sonhos e passa a ver o mundo de outra forma.

A questão do que é ser adulto é o cerne dessa obra, que também aborda o tema com o personagem Na Il-Deng, colega de Yoon Ah-ee na escola. Rico e muito inteligente, ele estuda com afinco para ter um futuro brilhante, sem parar para se questionar se é isso o que ele realmente quer. Único personagem representado de forma diferente, com a cabeça alongada e desproporcional, ele também passa por uma transformação após se aproximar de Yoon Ah-ee e conhecer o mágico.


A arte desse manhwa (mangá coreano) é bastante diferente dos quadrinhos que eu conheço. O preto e o branco predominam, mas há alguns toques de cor aqui e ali que realçam certos aspectos das cenas. Os quadros são geralmente amplos, muitas vezes ocupando a página inteira, o que torna a leitura bastante rápida. O traço do autor é agradável, apesar de eu ter estranhado um pouco no início, e ele usa uma mistura de técnicas em algumas páginas, com montagens, que geram imagens muito bonitas.

Esse é o primeiro manhwa e primeira webcomic que leio. Apesar de já ter lido resenhas positivas sobre a obra, eu não estava dando muito por ele e fui mais atraída pelo visual do que pela história. Acabei me surpreendendo. Os personagens são cativantes, com um bom desenvolvimento, e gostei das questões levantadas pelo autor. É um manhwa leve e gostoso de ler, mas que também oferece sua dose de reflexão.

2 comentários:

  1. Li esse manhwa em 2013 e lembro que detestei. Achei cansativo e o drama não me convenceu. Também não curti o traço, achei sem expressão. Feliz Natal! Beijos, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acho que você é a primeira pessoa que vejo que não gostou do manhwa, mas entendo seus motivos.

      Beijos :)

      Excluir