quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Randomicidades do mês: dezembro

Últimas randomicidades do ano! Em dezembro, devido a uma viagem e ao clima de preguiça do fim de ano, acabei não fazendo muita coisa. As leituras foram numerosas, até porque alguns dos livros escolhidos foram curtinhos, mas os filmes e quadrinhos ficaram meio estagnados. Em compensação, as compras foram muitas, culpa da feira do livro da USP, evento que sempre espero com ansiedade e em que acabei comprando mais do que o esperado, e a uma compra da Black Friday que demorou, mas chegou.

Livros lidos


O louco de palestra e outras crônicas urbanas - Vanessa Barbara
Adoro as crônicas da Vanessa Barbara, mas, como já a acompanhava nas revistas e jornais, a maioria dos textos do livro não foi novidade para mim, e achei que eles não sobreviveram tão bem a uma releitura ou se tornaram meio repetitivos quando se lê tudo em sequência. Ainda assim, as crônicas são muito engraçadas e adoro quando a autora fala sobre o incrível universo dos ônibus de São Paulo e de outras peculiaridades da cidade.
Nota: 3,5


O Buda no sótão - Julie Otsuka
Nota: 4,25


Duelo - David Grossman
Livro infantojuvenil sobre um garoto que é amigo de um idoso que se envolve em uma confusão relativa ao roubo de um quadro e um amor do passado. Foi uma leitura ok. Esperava um pouco mais.
Nota: 3


Bartleby, o escrivão - uma história de Wall Street - Herman Melville
Uma das minhas raras releituras do ano. Li pela primeira vez para a faculdade há uns três anos e adorei. Na releitura, a obra perdeu um pouco do impacto, mas a novela continua excelente. De vez em quando dá uma vontade de dar uma de Bartleby...
Nota: 4


A estrela mais brilhante do céu - Marian Keyes
Chick-lit que minha tia me emprestou há séculos e fui deixando de lado porque é comprido. A história é interessante e apresenta vários personagens, todos moradores do mesmo prédio, do ponto de vista de um narrador pouco usual. Como em qualquer livro que alterna entre diferentes personagens, algumas partes são mais interessantes e outras você tem vontade de pular, mas no geral o livro é gostoso de ler e tem conflitos que captaram minha atenção.
Nota: 3,5


Funny Girl - Nick Hornby
O Nick Hornby é um dos meus autores preferidos. Na minha opinião, esse não é um dos melhores livros dele, mas também não é dos piores. Achei que ele foge um pouco do estilo padrão do Hornby. O livro se passa nos anos 60 e apresenta a história de uma bela jovem que deseja ser comediante, acompanhando seus passos até o estrelato e as pessoas que passam a fazer parte do programa que ela estrela.
Nota: 3,75


A história secreta - Donna Tartt
Muitas pessoas que eu conheço amaram esse livro, então tentei manter as expectativas sob controle. É desses romances com personagens moralmente questionáveis envoltos em mistério. É bem escrito, muito envolvente, com personagens bem construídos, mas acho que desandou mais para o final e me pareceu meio prolixo. Talvez eu não tenha conseguido manter as expectativas sob controle e tenha esperado demais?
Nota: 4


Sayonara, gangsters - Genichiro Takahashi
Romance pós-moderno estranho que envolve nomes, morte, escola de poesia, um gato que gosta que leiam para ele e gangsters. Comecei gostando bastante, mas depois foi ficando meio maçante. Não sei muito bem o que achar. Leiam se gostam de coisas viajadas.
Nota: 3,25

Quadrinhos


De quadrinhos só li o volume 3 de Gen - Pés descalços. Esse volume mostra as dificuldades de Gen e de sua mãe de arranjarem emprego e moradia. Através de um personagem pintor que, após a bomba, passou a ser rejeitado pela própria família, o autor mostra como os que sofriam com os efeitos da bomba foram discriminados. Gostei bastante desse volume, mas estou me cansando de tantos personagens completamente mesquinhos e outros tão bonzinhos, gostaria de ver um meio termo de vez em quando.

Animes

Meu OTP

Mais uma temporada de animes terminou e alguns especiais de séries que eu acompanhava foram lançados. Working!!! finalmente chegou ao fim com o especial Working!!! Lord of the Takanashi, que pelo título e preview parecia ser uma coisa meio medieval/RPG, mas acabou se revelando um episódio normal da série, concluindo o que faltou ser concluído de maneira eficiente. Eu preferia que eles tivessem terminado o anime sem esse intervalo entre um lançamento e outro, porque cortou o clima, mas fazer o que, né? Não foi o melhor especial ever, mas foi uma boa conclusão e vou sentir falta dessa turminha do barulho.


Também vi o especial de Hibike! Euphonium, Kakedasu Monaka, que acompanha o Team Monaka, formado pelos membros da banda rejeitados na audição, em sua missão de ajudar a banda principal na competição. É fofo, bem feitinho e dá espaço para os personagens brilharem (adorei a Natsuki nesse especial!). Que venha a segunda temporada!


E, finalmente, vi Subete ga F ni Naru: The Perfect Insider, anime super hypado no início, mas que foi decepção para muita gente, pelo menos entre os blogueiros brasileiros. Foi bom eu ter assistido já sabendo que muita gente odiou, porque minhas expectativas estavam lá embaixo e pude me divertir razoavelmente com o anime. É uma série de mistério meio pretensiosa com um bom potencial que não se cumpre. O mistério tem vários furos, os personagens poderiam ser mais bem aproveitados, o desenvolvimento é meio lento e repetitivo e há algumas filosofices rasas apresentadas como se fossem geniais. Mas ele tem bons momentos de direção, algumas ideias são interessantes e o mistério conseguiu me manter entretida e curiosa, então o saldo é positivo.

Filmes


Só vi dois. Ainda na mostra de Realismo Fantasmagórico no Cinusp, vi Shara, da Naomi Kawase, sobre uma família que vive à sombra do desaparecimento do filho. Não é muito o meu tipo de filme, achei contemplativo demais para o meu gosto, mas algumas das cenas e a atmosfera geral dele me marcaram bastante. Foi desses filmes que não gostei muito quando estava assistindo, mas me lembro com carinho/admiração.


Também assisti ao filme coreano A visitante francesa, que conta três histórias diferentes sobre uma turista francesa em uma cidadezinha litorânea na Coreia. Eu esperava mais, mas ainda assim gostei.

Livros comprados


Sou louca para ler algo dos Moomins desde que, numa das minhas fuçadas pela Livraria Cultura, encontrei uma edição fofucha em inglês, mas não comprei. Desde então me deparei com os bichinhos brancos aqui e ali (eles tem até anime!), mas foi só com o lançamento dos livros no Brasil pela Gutenberg que decidi finalmente conhecê-los. Também da Gutenberg, comprei os dois volumes que me faltavam da trilogia Anômalos.

Os outros três livros foram as compras da minha irmã na feira da USP. Ela foi bem mais controlada do que eu, como podem ver. Estamos querendo ler Passarinha há séculos, mas nunca estava num preço bom o bastante. O do Aravind Adiga eu nem esperava encontrar na feira, porque a Nova Fronteira nunca levava os livros do autor, mas que bom que ela levou. Estou louca para ler! E quanto a Alma?, vi resenhas positivas por aí, parece bom.


Esse A raposa sombria foi pura compra de impulso. Fui fuçar o site da Hedra antes de ir para a feira da USP e a essa capa me chamou a atenção. Parece ser um livro estranho, mas sei lá, fiquei fascinada e tive que comprar. O autor já escreveu músicas com a Björk e é um livro islandês, então conta para o desafio Volta ao Mundo, yay!

Depois de gostar de O Buda no sótão, tive que comprar mais um da autora. O do Ondjaki eu queria faz tempo, não tem nas bibliotecas que eu frequento e estava esgotado na feira do ano passado, então estou feliz por ter conseguido comprar dessa vez. Neuromancer eu comprei só porque essa edição é linda de morrer! Nem sei direito sobre o que é o livro, sorry. E, claro, não pode ter feira do livro sem uma passada na Estação Liberdade e mais um Soseki para a coleção.


Essas foram minhas compras da Black Friday. Comprei dois quadrinhos da Nemo que parecem muito interessantes. O Fortunately, the Milk é um presente para a minha irmã, que queria ler faz tempo. Também aproveitei para comprar uns livros da Cosac Naify (RIP). O do Kobo Abe parece ser meio bizarro e kafkaesco, o do Faulkner eu queria comprar desde que lançou, porque amo esse autor, e o Filomena Firmeza é uma fofurinha ilustrada pelo Sempé, amor do meu coração.


Os mangás do mês. Estou assinando Orange, mas ainda não comecei a ler, acho que vou esperar mais um volume chegar. Acho as capas muito lindas! E os dois Gen também fazem parte do saldo da feira da USP.

Em breve devo postar sobre os melhores de 2015. Queria escrever o post antes, mas vai que eu leio algo maravilhoso nesse último dia, né? (Duvido)

7 comentários:

  1. Tbe fiz um strike na Feira da Usp..por falr nisso, se vc é aqui de SP atpe dia 10 a Martins Fontes esta com um saldão de até 70%. Vale a pena!
    Passarinha é muito lindo! Acabei de ler e adorei Pilulas Azuis.
    Boas leituras!
    Bjks mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Feira da USP sempre acaba com meu dinheiro :P.
      Obrigada pela dica!

      Excluir
  2. Oi, Lígia!

    Cá eu sou muito fã do Hong Sang Soo! Para mim ele é algo similar ao Ozu: ambos se limitam de propósito, mas é se focando em um microcosmo que eles acham algo interessante para dizer. Ele é provavelmente a pessoa que melhor descreve a dinâmica de amigos conversando em um bar e ficando emotivos, o que é algo que eu me identifico - em linguagem nerd, o alcool diminui o campo AT, hahaha.

    Adoro a sensação de aleatoriedade em seus filmes, os pequenos comentários sobre relacionamentos, etc... Pois é, muito fã. ^_^ Mas não vi A visitante francesa! Vi um trailer, achei a atuação esquisita e acabei passando. Mas bobo isso; talvez por ser diferente do usual que seja interessante.

    Tenho vontade de ver Shara! Tomara que algum dia passe por aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o seu comentário (e "em linguagem nerd, o alcool diminui o campo AT" me fez rir). Vou tentar assistir outros filmes dele. Quais você recomenda?

      Acho que a atuação no "A visitante francesa" parece esquisita porque os personagens conversam em um inglês não tão fluente assim, o que faz com que a comunicação entre eles pareça meio forçada. Acho que você devia dar uma chance ao filme! :)

      Excluir
    2. Lígia, eu recomendo A Mulher na Praia e Turning Gate, nesta ordem! Turning Gate é provavelmente a obra-prima do Hong Sang Soo, mas acho A Mulher na Praia um pouco mais acessível. É meu predileto, também.

      Se algum dia assistir e quiser conversar, estamos aí! :)

      Excluir
  3. Viajei quando li “Sayonara, gangsters”. Achei curioso mesmo não entendendo bulhufas, hahahaha. Essa edição de “Neuromancer” é linda! Soseki <3 Gen <3 Kobo Abe está na minha lista de leituras deste ano =D *ansiosa* Só digo uma coisa: “Orange” é maravilhoso! Estou esperando o ultimo volume ser publicado na França, mas tenho de esperar até março + o tempo de envio (Ç_Ç) Beijão, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Sayonara, gangsters" é estranho demais, mas é bom ler algo esquisito assim de vez em quando.
      Comecei a ler "Orange" nessa semana e ainda não aconteceu muita coisa, mas estou gostando. :)

      Excluir