terça-feira, 5 de maio de 2015

Randomicidades do mês - abril

Em abril fui tomada por uma onda de nostalgia de jogos de computador e passei horas matando  as saudades de The Sims e Rollercoaster Tycoon. Achei que tinha perdido muito tempo com os jogos, mas mesmo assim li/assisti um monte de coisa, o que prova que abril foi um mês ocioso mesmo. n__n

Livros lidos


O silêncio - Shusaku Endo
Na faculdade, fiz um semestre do curso de cultura japonesa e aprendi sobre a perseguição aos cristãos no século XVI. Na época eu estava assistindo o anime Samurai Champloo, que aborda esse tema, e foi mágico como o anime complementou as aulas e vice-versa. Por isso, quando fiquei sabendo desse livro fiquei com muita vontade de ler, mesmo sabendo que seria uma leitura chata.

O livro conta sobre um pequeno grupo de jesuítas portugueses que vai para o Japão em busca de um padre que eles admiravam muito e que acabou sucumbindo à pressão dos japoneses e apostatando. No Japão, esses jesuítas são bem recebidos pelos grupos de cristãos japoneses que encontram, mas precisam se manter escondidos das autoridades, que usam métodos de tortura cruéis para fazer os cristão desistirem de sua fé. O livro provavelmente vai ressoar melhor em quem é cristão ou minimamente religioso, pois, além de falar sobre algumas passagens da vida de Jesus, uma das grandes questões dele é a dúvida interior do protagonista em relação à sua fé. Para quem tem religiosidade zero como eu, isso tudo não faz muito sentido e eu acabei me interessando mais pelas partes que descreviam o modo de vida dos japoneses no período e etc, apesar de ter achado algumas reflexões interessantes.

Nota: 3


Para quando formos melhores - Celeste Antunes
Livro curtinho que minha irmã pegou na biblioteca. É sobre um grupo de amigos adolescentes e as dúvidas e dilemas típicos da idade. Gostosinho de ler, fácil de se identificar se você vem de um meio semelhante ao dos personagens.

Nota: 3,25


Quem é você, Alasca? - John Green
Finalmente li algo do John Green! O livro é delicioso de ler, mas não gostei muito do protagonista e da Alasca, que me parece meio fake. Entendo a intenção do autor ao criá-la, mas sei lá, achei ela bem chatinha... Apesar de não ter achado o livro tudo isso o que as pessoas dizem, ainda quero ler a maioria dos outros livros do John Green. :P

Nota: 3,5


Contos de lugares distantes - Shaun Tan
Livro com contos curtinhos e ilustrações bonitas. No começo estava achando os contos meio fracos (ou eu que não entendi), mas depois vieram uns muito bons.

Nota: 3,75

O talentoso Ripley - Patricia Highsmith
Nota: 3

A Breath of Lucifer - R. K. Narayan
Resenha em breve.
Nota: 3,5


Nu, de botas - Antonio Prata
O livro reúne histórias sobre a infância no estilo divertido e delicioso de sempre do Antonio Prata.

Nota: 4


O chamado do cuco - Robert Galbraith
Livro policial da J.K. Rowling. Gostei, mas a leitura demorou para engatar. Os personagens são mais interessantes que o enredo em si.

Nota: 3,5

Mangás


Li Aventuras de menino, do Mitsuru Adachi, que reúne sete histórias curtas ligadas à infância ou à adolescência. Muitas delas têm algum elemento fantástico/sobrenatural, mas mantêm um tom bem pé no chão que me agradou bastante. Recomendo!

Também li os mangás de Rurouni Kenshin que comprei em março. Deve ser no mínimo a quarta vez que eu leio e não me canso nem um pouco dele. Sempre encontro alguma coisa nova a cada leitura (e me divirto de montão). :3

Animes

Turminha de Denki-gai...

Comecei a assistir Digimon Adventure 02, que no início estava bem chato, mas agora está melhorando. Também comecei a segunda temporada de Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken, anime curtinho que já resenhei aqui.

Continuo assistindo aos curtas do Nihon Animator Mihonichi e finalmente vi um que fez a experiência valer a pena, sobre uma garota que de repente diminui de tamanho e vive uma experiência meio kafkaesca (se quiserem ver, dá para assistir aqui).

E comecei e terminei Denki-gai no Honya-san, anime sobre um grupo de personagens que trabalha em uma loja de mangás. Espere piadinhas e referências otakus, personagens excêntricos e algumas risadas. Acabei gostando mais do que esperava. Acho que gosto de animes bobos mesmo. ._.

Série


Comecei a ver Mozart in the Jungle graças à dica da Michelle. Ainda estou na metade e gostando por enquanto, mas sou meio lerda para assistir séries, não consigo me motivar tanto quanto para os animes.

Filmes

$9.99

Iniciei meu projeto Ghibli e já vi dois filmes, Horus: o príncipe do sol e As aventuras de Panda e seus amigos (resenha em breve). Os dois não são o melhor exemplo da excelência que o Miyazaki e o Takahata atingiram mais tarde, mas são bons para quem é fã do estúdio e gosta de animações antigas (e a do panda é fofíssima).

Finalmente assisti Ela e gostei, mas ao mesmo tempo achei tão esquecível. 

Assisti a animação australiana em stop-motion $9.99. O filme mostra diferentes personagens vivendo vidas comuns e tentando encontrar um sentido nelas: há o jovem de bom coração que não consegue um emprego por ser bonzinho demais e compra um livro para descobrir o sentido da vida, um velhinho viúvo que começa a conviver com um homem com asas, um menino que, para comprar um brinquedo, começa a juntar dinheiro em um cofrinho de porquinho e acaba se apegando a ele, um casal em crise porque o homem age como se ainda estivesse na adolescência. O estilo dos bonecos é bem feioso, mas a história é ótima, com aquele tipo de humor melancólico que eu gosto.

Aproveitei uma mostra no CineSESC e revi O menino e o mundo. Adoro demais esse filme!

Compras

Não teve muita coisa. Em abril e no final de março, eu e minha irmã tivemos um momentos de sorte e ganhamos alguns sorteios, mas dois livros ainda não chegaram. :(


Mentirosos e 1 página de cada vez vieram do Desafio Literário 21: Lendo mais mulheres. Fiquei em terceiro com minha resenha de Os pequeninos Borrowers e ganhei os dois livros mais uma sacola do selo Paralela. Infelizmente já tinha lido Mentirosos antes, mas pretendo reler um dia, porque saber o final deve mudar bastante sua perspectiva ao ler. O Coração de mãe foi minha irmã que ganhou num sorteio.

Eu queria faz tempo O cão que guarda as estrelas e até tentei comprar uma vez, mas estava esgotado. Acabei encontrando o mangá por acaso ao dar uma passada na livraria Sol na Liberdade. :) Parece ser muito fofo e pretendo ler em breve.

10 comentários:

  1. Nossa, abril rendeu mesmo hein??
    Curiosa sobre o que vc vai achar de Mentirosos! hehehehe
    John Green realmente não é pra mim. Eu li Cidades de Papel e Teorema Katherine, mas achei os personagens quase todos chatos.
    Ainda tenho curiosidade em ler Alaska, mas não cairei na besteira de comprar.
    Quero a resenha do Panda! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nada com ter pouco trabalho para fazer, hahaha.
      Já ouvi gente falando meio mal de Teorema Katherine, então eu excluí esse da minha lista, mas quero ler Cidades de Papel e A culpa é das estrelas.
      A resenha do Panda já está pronta, devo postar logo :)

      Excluir
    2. Ligia,
      Eu gostei de Teorema Katherine, mas acho que é preciso sei lá achar um pouco de graça na matemática já que o livro chega a esse nível de nerdice de fazer piada com a matemática...rsrs....

      Dani Moraes

      Excluir
    3. Hum, não sou tão fã de matemática assim, hehe, mas talvez dê uma chance ao livro se minhas outras experiências com o autor forem boas.

      Excluir
  2. Ah... agora sou a única pessoa no planeta que nunca leu nada do John Green?!?
    Tenho curiosidade para ler esse do Antonio Prata e Aventuras de Menino.
    Eeeeee! Você está assistindo 'Mozart...'. <3
    Esse 9,99 é bem bacana! E 'Ela' virou favorito. Preciso comprar o DVD...
    'Mentirosos' estava na minha lista de leitura de abril, mas não rolou. Pretendo ler mais para a frente.
    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se você iria gostar dos livros do John Green, não :P
      Se você gosta das crônicas usuais do Antonio Prata, vai adorar o Nu, de Botas :)
      Estou curiosa para saber o que você vai achar de Mentirosos, se vai ser das que se surpreendem ou não.

      Excluir
  3. Ligia,
    Você achou o Cão que guarda as estrelas... quero muito esse mangá, mas não consigo encontrar....

    Dani Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um saco como mangás costumam esgotar rápido, né? Acho que se você procurar em lojas especializadas em quadrinhos/livros japoneses é mais fácil de achar.

      Excluir
  4. Li “O silêncio” na adolescência (minha edição é do Círculo do Livro) e achei a narrativa muito curiosa. Eu também tenho religiosidade zero, mas gostei desse romance pelo seu conjunto. Tenho vontade de reler nessa edição da editora Planeta. Me presentei no Natal de 2013 com “Contos de lugares distantes” e até agora nem li o bichinho U_U Estou tomando coragem para ler “O cão que guarda as estrelas”, pois narrativa triste com cachorro eu sempre choro ao ponto de soluçar. Beijão, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Contos de lugares distantes" é muito fofo, não deixe ele de lado não!
      Estou guardando "O cão que guarda as estrelas" para um dia em que eu esteja sozinha e possa chorar à vontade, haha.

      Excluir