quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tag: Calhamaços



Essa tag foi criada pela Denise Mercedes e fiquei sabendo dela no blog da Michelle. Não sou lá a maior leitora de calhamaços, mas achei a tag bem interessante.

Quando eu era uma leitora mais voraz, não me importava a mínima com o grande número de páginas e talvez até achasse que quanto maior o livro melhor. Hoje admito ter certa preguiça de livros grande. Se tem mais de 500 páginas eu já fico procrastinando com medo de que a leitura não vai fluir e vou ficar empacada com o maldito livro, além de ficar impaciente enquanto leio, por mais que eu esteja gostando.

Achei meio difícil pensar em algumas das categorias da tag porque percebi que, com exceção de Harry Potter, não tem tantos calhamaços que eu amo de paixão. Tem vários que eu quero ler, tem vários de que gosto bastante, mas acho que em geral amo mais os livros de tamanho mediano.

1. Maior livro da sua estante que já leu


Tem que ser da minha estante? Porque o maior livro que já li na vida foi Guerra e Paz, do Tolstói, com mais de mil páginas (não me lembro do número exato), em uma edição velhíssima em dois volumes do meu avô. Lembro que penei um pouco na leitura, apesar de na época eu ler feito um foguete, e que odiei as extensas reflexões sobre a guerra.
Se formos considerar apenas os livros da minha estante, o maior é The History of Tom Jones, a Foundling, do Henry Fielding, edição da Penguin Classics e 975 páginas (cem delas só de notas). Não é um livro tão conhecido/lido aqui no Brasil, mas ele é bem divertido e merece uma chance em suas estantes. ;)

2. Maior livro da sua estante que não leu


Os irmãos Karamázov, do Dostoiévski, na edição da Editora 34 (1010 páginas). Na verdade o livro é do meu pai, mas aqui em casa os livros não têm dono, é tudo compartilhado. O livro está na estante já faz uns três anos, mas ninguém leu, e sei que ele ainda vai amargar mais alguns anos na estante, apesar de eu ter bastante vontade de ler.

3. Calhamaço que tem medo de ler


Ulisses, James Joyce (por volta de 950-1000 páginas). Esse é o exemplo clássico de livro difícil, né? Apesar de eu ter curiosidade para saber se conseguiria ler, tenho medo de não entender nada ou encontrar um texto incrivelmente maçante.

4. Calhamaço que tem fissura para ler


Middlesex, Jeffrey Eugenides (576 páginas). Já li os outros dois do autor e gostei muito, então estou ansiosa para esse, que todos estão elogiando.

5. Livro grande, capa linda



Oblómov, Ivan Gontchárov (736 páginas). É da Cosac Naify e tem estampa paisley na capa, adoro.

6. Livro grande, capa feia


Felizmente não tenho muitos calhamaços feiosos na minha estante. Vasculhando meu Skoob, a única que achei realmente feia é a de Drácula, Bram Stoker (464 páginas).

7. Calhamaço que tem vergonha por estar abandonado na estante


A maioria dos meus livros grandes não é tão antiga nem tão "OMG, quero muito ler!!!", então o único que me faz ficar meio entristecida pelo chá de cadeira é Os irmãos Karamázov mesmo.

8. Calhamaço que leu e não lembra quase nada / quer reler


Jonathan Strange & Mr. Norrell, Susanna Clarke (824 páginas). Li esse livro há anos, na época em que comprava tudo quanto é livro de fantasia. Gostei muito dele, mas não lembro de quase nada. Recentemente o livro foi adaptado em uma série da BBC e tenho alguma vontade de assistir.

9. Último calhamaço que leu


Os pequeninos Borrowers, Mary Norton (809 páginas), que só é grande porque reúne todos os volumes da série. Os volumes em si são, na maioria, bem curtinhos. Resenhei aqui.

10. Último calhamaço que abandonou


The life and opinions of Tristram Shandy, gentleman, Laurence Sterne (686 páginas). Não costumo abandonar leituras, mas tive que deixar de lado esse livro porque o inglês era difícil demais para mim. Depois li em português, então não foi um abandono total, mas me sinto meio mal por não ter lido a minha edição, que tem todo um trabalho gráfico legal.

11. Livro grande que leu muito rápido


Harry Potter e o Cálice de Fogo, J.K. Rowling, 584 páginas. Os livros da série são uma delícia de ler e nunca duraram mais que uns poucos dias de leitura. Em uma das minhas releituras, cheguei a ler esse volume em apenas um dia (mas não consegui repetir a experiência com os volumes seguintes, que era a minha meta inicial).

12. Livro grande que leu devagar


The Amber Spyglass, Philip Pullman (544 páginas). Foi um dos meus primeiros livros em inglês e, por ser menos empolgante e mais complexo que os volumes anteriores da trilogia, demorei bastante tempo para ler (e não entendi muita coisa, hahaha).

13. Calhamaço que deixou uma saudade imensa


Harry Potter e as Relíquias da Morte, J.K. Rowling (590 páginas). O último da série que acompanhei por tanto tempo. :(

14. Calhamaço que te fez chorar


Gostaria de fugir um pouco do Harry Potter, mas não tenho opção: Harry Potter e o enigma do príncipe, J.K. Rowling (510 páginas). Aquele final ;-;

15. Próximos calhamaços (a lista de futuras leituras)




Atualmente estou relendo Crime e castigo, do Dostoiévski (561 páginas), e depois quero dar um tempo nos livros longos. Tem dois na minha lista de leituras que pretendo ler ainda neste ano, mas não sei se vai rolar: As irmãs Makioka, Jun'ichiro Tanizaki (744 páginas) e Irmãos, Yu Hua (632 páginas).

12 comentários:

  1. Fora os Harry Potters, eu não li nenhum desses livros, hehe. Mas até que estou com vontade de ler um livro comprido recentemente. Eu gosto de criar uma rotina de leitura com o livro, e mesmo que ele tenha algumas partes chatas, fico com saudades dele no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico com saudades no final, mas não sei se isso compensa a impaciência que costumo sentir com a leitura n_n

      Excluir
  2. Eu adoro Calhamaços, mas não sou muito de ler clássicos. Os últimos que eu li foram os da Série Game of Thrones, tive até tendinite de carregar eles pra todo lado. Acho que é por isso que leio poucos livros por ano, minhas leituras tendem a ser gigantescas e demoradas.

    Beijinhos

    http://chatadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler os livros da série Games of Thrones, mas o tamanho deles me dá uma baita preguiça.

      Excluir
  3. Adoro essa tag! Também tenho muita vontade de ler Ulisses, de James Joyce, mas bate um receio, sabe? Um dia eu tomo coragem! E estou com Middlesex, de Jeffrey Eugenides, que chegou a minha casa essa semana, na minha lista dos próximos livros a serem lidos.

    Beijos!

    http://the-dearest-room.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ulisses é um desses livros que dão medo em quase todos, mas fico imaginando se é assim tão difícil.
      Preciso ler logo o Middlesex, mas sei que vou acabar deixando para o futuro distante. :/

      Excluir
  4. Curti a tag! Vou anotar aqui na lista!
    Tenho alguns calhamaços aqui também! hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Ai, também tenho alguns calhamaços do Dostoiévski pegando pó na estante...rs
    E essas capas da Cosac são de matar de tanta beleza.
    Tenho curiosidade para ler "As Irmãs Makioka" :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero tanto ler "As irmãs Makioka", mas sei que vou acabar lendo outro livro do autor primeiro só porque é mais fino :P

      Excluir
  6. Olá, entendo o que você disse sobre ficar com medo de um livro grande acabar sendo um pouco entediante. São poucos os autores que conseguem preencher mais de 500 páginas e manter a estória interessante, eu vou em frente mais tem alguns que simplesmente não dá.
    Sou apaixonada por Harry Potter desde que tomei vergonha e li toda a série no ano passado. A JK é uma das que conseguem prender nossa atenção na primeira a ultima palavra.
    Beijos,
    Gabi - Hopeless

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Rowling tem essa habilidade de nos fazer ler centenas de páginas sem nem perceber :)

      Excluir