terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Crime e Castigo

Título: Crime a Castigo
Autor: Fiódor Dostoiévki
Editora: 34

Li Crime e Castigo pela primeira vez faz alguns anos e já não lembrava muito bem da história. Lembro que a leitura fluiu melhor do que eu esperava e que gostei bastante. Também lembro vagamente de algumas cenas, mas, se me pedissem para falar mais detalhadamente do livro, eu não conseguiria falar nada. Eis que surgiu a oportunidade de reler o romance, graças ao clube do livro do qual participo, e admito que não fiquei muito animada devido à minha enorme preguiça de ler livros razoavelmente compridos, mas li tudo e resolvi resenhar para o Desafio Literário do Tigre, no tema de clássicos.

A história todos já conhecem: Raskólnikov, um jovem estudante, mata uma velha usurária. Ele crê em sua teoria de que há grandes homens, como Napoleão e outras figuras históricas, que podem cometer crimes e ser absolvidos. Acreditando ser também um grande homem, ele comete o assassinato, mas, movido por um delírio, comete erros banais, mata a irmã da velha também, falha em roubar e usar o dinheiro e descobre não ser capaz de continuar sua vida normal após o crime.

Minhas impressões (sem muita elaboração) sobre o livro após a releitura: Crime e Castigo merece toda a fama que tem, mas não gostei tanto do livro quanto da primeira vez que li. Apesar de em alguns momentos achar a leitura empolgante e instigante, em outros a achei apenas aborrecida. Me perdi e confundi alguns nomes de personagens (muita gente com o patronímico igual/semelhante). Achei os devaneios do Raskólnikov cansativos e enfadonhos e não me identifiquei com eles como da primeira vez que li. Gostei bastante de alguns personagens, principalmente das mulheres (Sônia ♥). Não gostei do final, que na minha opinião apresenta uma redenção meio abrupta que poderia ter sido mais gradual ou não existir.

Se o livro fosse mais curto, eu teria gostado mais. Ou talvez eu simplesmente esteja preguiçosa demais atualmente.

8 comentários:

  1. Minha opinião é parecida com a sua. Achei o livro muito bom, mas os devaneios do protagonista me cansaram um pouco. E esses nomes confusos acabam comigo...hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral não me confundo tanto com os nomes, mas dessa vez foi uma bagunça, haha. Eu devia ter organizado uma listinha com os nomes.

      Excluir
  2. Oi, não li muitos clássicos e esse é apenas um dos muitos em minha lista. Não fiquei muito animada com o que você falou, mas toda a temática me parece bem interessante. Vou dar uma olhada.
    Beijos
    Gabi - Hopeless

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro merece uma chance. Eu não gostei tanto da leitura, mas isso tem muito a ver com minhas expectativas.

      Excluir
  3. Gente, nunca li esse livro e agora nem quero mais! Oo hahhaha!
    To numa filosofia de "terminar menos livros". A vida é mt curta pra ler livros chatos (y) hahah!
    Mas é muito bom ler uma resenha tão honesta quanto a sua!

    beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ter esse desapego com as leituras. Tenho muita dificuldade em abandonar livros, acho que me sinto culpada, haha.
      E apesar de eu ter focado no que me desagradou no livro, na verdade eu o considero um livro bom :P (é que acho mais fácil falar das coisas que não gosto do que das coisas que gosto)

      Excluir
  4. Vixi! Meu pai tem esse livro e sempre ensaiei ler. Um dia ia pegar e meu pai me deu uma super desanimada falando super mal! hahahaha
    Acabei não pegando e deixei pra depois. Sua resenha não ajudou em nada também! hahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu não queria desestimular todo mundo, haha. O livro é bom, sim, mas exige paciência. E eu não tenho muita paciência ;)

      Excluir