segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Resenha: Queijo

Título: Queijo
Autor: Willem Elsschot
Editora: José Olympio

Conheci esse livro através de uma resenha do Desafio Literário 2013, mas só decidi correr atrás dele no ano passado, motivada pelo tema "risos" no DL do Tigre 2014. Fiquei com a ideia fixa de ler Fup e Queijo, mas, por mais que revirasse a web, não consegui achar Queijo para baixar e nem nas bibliotecas da cidade. Felizmente, foi fácil encontrá-lo em um sebo, e agora tenho um exemplar pequenino e fofo para chamar de meu. Considerando que comprei o livro em agosto e li em dezembro, até que ele não amargou muito tempo na fila.

O livro conta a história de Frans Laarmans, escriturário em uma companhia de construção de navios. Ao entrar para um círculo social abastado e influente, ele recebe de um amigo a proposta de se tornar representante comercial na Bélgica e em Luxemburgo. Sua tarefa: vender queijo. Apesar de não ter experiência na área e de não gostar muito do alimento, ele é tentado pela perspectiva de ascensão social e aceita o emprego. Claro que vender toneladas de queijo por todo o país (e pelo grão-ducado de Luxemburgo) não é tarefa para principiantes, e Frans logo vai sentir na pele (e no nariz) as dificuldades desse ramo.

Queijo é um livro curtinho e apresenta uma história simples. Ele é escrito de uma maneira bastante divertida, mas, não sei se foi porque me identifiquei bastante com o protagonista perdedor e passivo, que aceita o que os outros lhe propõem por não saber como dizer não, que achei a história um tanto triste. Tive muitos momentos de identificação com o Frans, desde o trecho em que ele ficava devaneando sobre as possibilidades que se abriam diante dele ao iniciar seu novo negócio até a parte em que ele hesita para entrar em uma loja porque não sabe como se portar para vender sua mercadoria. Portanto, li o livro com um sorrisinho de canto de boca, mas com um leve aperto no coração.

Obs: esse livro te deixa com vontade de comer queijo. Fiquei com desejo de um bom gouda holandês :9

Livro válido para o Desafio Volta ao Mundo em 80 Livros, representando a Bélgica.

7 comentários:

  1. Fiquei curiosa para saber se vou me identificar com o protagonista. E duvido que o livro me dê vontade de comer queijo, porque esses queijos chiques são fedorentos. :P

    ResponderExcluir
  2. Marília, não sei se você é tão loser quanto eu :P. E gouda não é muito fedido!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o gouda envelhecido é o melhor queijo do mundo!!! :D
    Nem um pouco fedido e eu não gosto de nenhum queijo mofado.
    Quanto ao livro, acho que esse eu passo, apesar de amar queijos! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ligia,
    Eu me diverti tanto com este livro, ri a valer. Acho que pra você ele foi mais para o lado de romance psicológico, e o meu ficou no empreendedorismo (às avessas) de Frans Laarmans).

    ResponderExcluir
  6. Acho os livros dessa coleção (é uma coleção, não?) tão intrigantes. Preciso ler algum deles para testar. :)

    ResponderExcluir
  7. Samy,
    também não gosto de queijo mofado. Sou meio chata para queijos, mas adoro gouda.

    Marta,
    É, o livro é bem divertido, mas não consegui rir muito do empreendedorismo do protagonista porque eu agiria mais ou menos da mesma forma, haha.

    Michelle,
    Por enquanto a coleção está aprovadíssima :). Ela tem livros de alguns autores mais famosos também, estou curiosa para ler esses.

    ResponderExcluir