quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

DL do Tigre: Garoto zigue-zague

Título: Garoto zigue-zague
Autor: David Grossman
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 417
Tema do DL do Tigre: com mais de 300 páginas

Nono está prestes a fazer seu bar mitzvah e é enviado pelo pai e por Gabi, a namorada do pai, em uma viagem de trem até Haifa para passar um tempo com o tio, um professor rigoroso e incrivelmente chato. Além de ter que encarar o tio, Nono teme que a viagem tenha sido planejada para que Gabi finalmente tome coragem para abandoná-los de vez. O que Nono não esperava é que o que parecia uma simples viagem tediosa se transformasse em uma aventura que o levará a descobertas sobre sua família e, principalmente, sobre si mesmo.

Esse é o primeiro livro do David Grossman que leio e, pela sinopse, não sabia muito bem o que esperar. Me surpreendi positivamente com a qualidade do livro. Além de ser cheio de aventuras, mistérios e histórias mirabolantes, é um romance sensível e imaginativo sobre a passagem da infância para a vida adulta.

O livro apresenta personagens fascinantes, como o enigmático Felix Glick e a atriz Lola Ciperola, mas minha preferida é Gabi, que apesar de não aparecer tanto diretamente, marca o livro por sua esperteza e sensibilidade.

Garoto zigue-zague é um livro que pode agradar tanto leitores mais jovens quanto adultos, com diversas camadas de interpretação. Vale a leitura!


Fiquei em dúvida em qual tema encaixá-lo para o Desafio Literário do Tigre, porque acabei de descobrir que ele também virou filme, Nono, o menino zigue-zague, do diretor Vincent Bal, mas  vou deixá-lo no tema que planejei, mais de 300 páginas.

Essa leitura também vale para o meu projeto Volta ao mundo em 80 livros, representando Israel.

2 comentários:

  1. Que legal! Não conhecia esse autor, mas muito me interessou esse livro. Vou procurar! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha visto essa capa, mas não tinha me animado a ler a sinopse. Tudo o que eu sabia é que o autor é bem cotado. Sendo uma história sobre crescimento, me interessou. Vou anotar aqui. Tks pela dica! :)

    ResponderExcluir