quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Desafio literário Skoob - Naufrágios

Título: Naufrágios
Autor: Akira Yoshimura
Editora: Best Seller

Isaku vive em uma pequena aldeia litorânea no Japão medieval. Por falta de outros recursos naturais, os aldeões dependem do mar para tirar seu sustento, mas, mesmo quando a pesca é farta, a situação geral é de pobreza. A escassez é tanta que algumas pessoas se vendem como escravas por um período determinado nas vilas vizinhas para garantir o sustento da família. Todo inverno, a aldeia deposita suas esperanças no processo de destilação de sal que realizam à noite com grandes fogueiras, mas por trás dessa atividade há um objetivo oculto: o O-fune-sama, navios atraídos pelas fogueiras que se chocam com os recifes e naufragam. A tripulação então é morta pelos aldeões e o navio é saqueado, fornecendo provisões para meses. No entanto, a chegada de um pequeno barco à deriva muda tudo. Em vez de mantimentos, ele traz uma carga misteriosa e mortífera.

O livro acompanha o cotidiano de Isaku por alguns anos, desde que seu pai se vendeu como escravo, quando ele tinha nove anos. Durante esse tempo vemos o crescimento dele, que toma o lugar do pai como chefe da família e assume as responsabilidades de um adulto. Ele aprende a cuidar das fogueiras do sal durante a noite e a pescar saury e precisa deixar a preguiça de lado para sustentar a mãe e os irmãos. É um cotidiano árduo, no qual uma temporada ruim de sardinhas ou lula pode levar a meses de fome, e o romance descreve em detalhes, quase de maneira antropológica, mas sem chegar a ficar maçante, a vida dessa comunidade, com o passar das estações e os diferentes ciclos de pesca/trabalho.

O desenrolar da história é lento e repetitivo, e às vezes me vi impaciente durante a leitura porque estava curiosa para saber o que aconteceria quando O-fune-sama chegasse, mas a escrita do autor é bem contida e sem firulas e me agradou bastante. Você lê páginas de descrições de um cotidiano que deveria ser sem graça, mas ele parece fascinante.

Comprei o livro achando que ele focaria mais nos navios naufragados e que teria um tom mais misterioso e macabro, mas o que encontrei foi uma história muito mais realista e dolorosa, um romance de formação sobre um garoto crescendo em situações adversas e um relato sobre a luta pela sobrevivência de um vilarejo perdido no mundo.


Esse livro foi lido para o Desafio Literário Skoob, tema "novinho em folha", e também para o Desafio Literário do Tigre, tema "de autor estrangeiro".

3 comentários:

  1. Nossa. Adorei!
    Recentemente selecionei uns romances japoneses aqui para comprar, vou colocar esse no meio. Só não sei quando vou poder fazer essa compra. hehehehe

    ResponderExcluir
  2. A sinopse é meio... funesta, não?
    Eu já estava curiosa sobre esse livro, agora fiquei ainda mais interessada. Vou tentar encaixar em algum desafio...rs

    ResponderExcluir
  3. Samy, romances japoneses são amor, estou com vários na minha lista de quero ler :)

    Michelle, sim, a sinopse faz parecer que é um livro quase de terror!

    ResponderExcluir