segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Tag: compra de livros

Essa tag foi criada pela Megan Olivier e traduzida (para o português de Portugal) pela Catarina do Páginas Encadernadas. Ela consiste em treze perguntas sobre seus hábitos de compras e achei interessante responder porque ando meio consumista atualmente.

1- Onde compras os teus livros?
Antes eu só comprava em livrarias físicas, mas agora praticamente só compro em lojas online (Submarino, Americanas etc.) devido às promoções. Também compro bastante em sebos e gosto de feiras de livros (principalmente a da USP).

2- Fazes pré-ordem de livros? Se sim, fazes em lojas ou online?
Não, acho que nunca fiz. Tirando no caso de Harry Potter, não sou das mais ansiosas com lançamentos e em geral levo meses para resolver ler meus livros recém-comprados.

3-Em média, quantos livros compras por mês?
É difícil dizer, porque minhas compras são bem irregulares, dependem das oportunidades que surgem. Nos últimos dois meses comprei mais de dez livros, mas antes disso fiquei um tempo sem comprar nada.
Segundo a contagem da minha irmã, neste ano já adquirimos (o que inclui alguns poucos presentes) uns 25 livros, o que dá uma média de um pouco mais de três livros por mês.

4- Usas a tua biblioteca local?
Sim! Adoro bibliotecas e tenho sorte de viver em São Paulo, que tem algumas bibliotecas muito boas. ♥

5- Se sim, quantos livros podes trazer/requisitar de cada vez?
No regulamento geral, posso pegar quatro livros, mas algumas bibliotecas têm mais restrições (na Mário de Andrade são só dois, na do CCSP, são quatro no máximo, mas só dois de cada seção).

6-Qual a tua opinião acerca dos livros das bibliotecas?
Muito bons, sempre que vou encontro uma boa variedade. Só que é difícil pegar os livros YA da moda, que são sempre muito disputados. E tinha uma época em que eu estava com muito azar e os livros que eu queria, apesar de não populares, sempre estavam pegos. E tem o caso irritante de livros que foram pegos e nunca devolvidos. :(

7-Como te sentes em relação a lojas de caridade/livros em segunda mão?
Nunca fui a uma loja de caridade e acho que isso não é muito comum aqui no Brasil. Quanto aos sebos, gosto muito, mas só dos que são bem baratinhos.

8-Manténs os teus livros lidos e por ler juntos/na mesma estante?
Sim, mas os mais recentes não cabem na estante e vão para o armário.

9-Planejas ler todos os livros que tens?
Sim.

10-O que fazes com livros que sentes que nunca irás ler/sentes que não irás gostar?
Vou adiando a leitura até que um desafio ou uma súbita resolução me force a ler.

11-Alguma vez doaste livros?
Só meus livros infantis/escolares, mas foi minha mãe quem cuidou de tudo, então não sei para quem foram.

12-Alguma vez estiveste num período de abstenção de compra de livros?
Não, até agora não achei isso necessário.

13-Achas que compras demasiados livros?
Considerando que a maioria dos livros que leio é de bibliotecas, sim, compro mais do que meu ritmo de leitura permite ler e a pilha de livros não lidos só aumenta.
Se eu só lesse os livros comprados, aí a história seria outra e eu provavelmente teria que comprar um pouco mais ou reler meus livros com mais frequência (sdds releituras).

2 comentários:

  1. Bacana essa tag! Vou salvar aqui pra fazer algum dia! Coincidentemente me acabei no submarino e amazon hj, comprando alguns (vários) livros a menos de 10 reais.

    ResponderExcluir
  2. Samy, eba, espero que faça a tag! Essas promoções são um perigo, antes de eu começar a comprar online eu era bem mais comedida ;(

    ResponderExcluir