sábado, 16 de agosto de 2014

As irmãs Penderwick

Título: As irmãs Penderwick: uma aventura de verão com quatro meninas, dois coelhos e um garoto muito interessante
Autora: Jeanne Birdsall
Editora: Pavio (selo da Rocco)

Eu raramente escrevo resenhas quando não sou forçada a isso (ou seja, em desafios literários), mas de vez em quando encontro algum livro que me encanta e que merece um pouco de carinho na forma de uma resenha.

As irmãs Penderwick é um livro infanto-juvenil sobre as férias de quatro irmãs em uma casa de campo, Arundel. Rosalind, a mais velha, é a sensata e responsável da turma, Skye gosta de matemática, Jane gosta de escrever histórias cheias de aventuras, e Batty, de apenas quatro anos, usa asas de fada nas costas e vive grudada no cachorro da família. Em Arundel, as quatro se divertem para valer e conhecem novos amigos, mas criam uma rixa com a proprietária, a senhora Tifton, que não gosta que invadam seu jardim e interfiram na maneira como ela faz as coisas.

O livro é adorável e divertido e, apesar de publicado pela primeira vez em 2005 e se passar nos tempos atuais, tem um tom nostálgico e retrô que me lembrou levemente O jardim secreto, talvez pelo ambiente e por alguns personagens. Foi uma leitura muito agradável, com personagens carismáticos e uma dinâmica familiar bem desenvolvida.

Não sei se estou viajando, mas no começo do livro imaginei as cenas como se fossem um filme do Studio Ghibli, e acho que o livro daria uma boa animação nesse estilo, meio slice of life bem focada nos detalhes cotidianos.

3 comentários:

  1. Não consigo não associar esse livro a Mulherzinhas por ser uma história de irmãs, preciso lê-lo para tirar essa comparação da minha cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro infanto-juvenis e sua resenha chamou minha atenção pra esse! Foi procurar pra comprar! ;)

    Samara - www.infinitoslivros.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e, só de ler sua resenha e ver a capa, senti uma certa nostalgia. Vou anotar a dica ;)

    ResponderExcluir